O Museu da Cortiça de Santa Maria de Lamas

Já conhecem o Museu da Cortiça de Santa Maria de Lamas? Pois é, nós também nunca tínhamos ouvido falar dele, mas um acaso levou-nos até lá e foi tão interessante visitá-lo que é com muito gosto que vamos

divulgá-lo neste artigo. Para nos localizarmos, Santa Maria de Lamas é uma pequena Freguesia do Concelho de Santa Maria da Feira no distrito de Aveiro.

Entrada do Museu de Lamas
Os painéis de azulejos do exterior do edifício são muito bonitos e datam do século XIX
Cristo-Rei no Parque de Santa Maria de Lamas
No exterior do museu estão alguns modelos/esboços/estudos de gesso (Henrique Amorim comprava de tudo)

Foi nesta zona do país que o industrial corticeiro Henrique Amorim instalou e viu crescer a sua empresa, que começou por se dedicar ao fabrico de rolhas de cortiça para o Vinho do Porto e acabou por ser considerada a maior empresa de produtos de cortiça do mundo!

Estátua do Comendador Henrique Amorim, aqui colocada por ocasião da passagem do seu septuagésimo aniversário
No exterior do edifício, Henrique Amorim mandou construir um conjunto escultórico em gesso alusivo às “Aparições de Fátima”

Estávamos na primeira metade do século XX e, ao mesmo tempo que a sua empresa crescia, o industrial tornou-se também um colecionador compulsivo de todo o tipo de objetos de arte, das mais variadas proveniências. Em 1953 recebe o título de Comendador como forma de agradecimento por tanto se dedicar ao desenvolvimento de Santa Maria de Lamas.

Igreja de Santa Maria de Lamas, construída no século XIX
Interior da igreja

É por essa altura que o Comendador Henrique Amorim tem a ideia de mandar construir de raiz um edifício onde pudesse reunir todo o seu vasto conjunto de aquisições para que pudessem ser admiradas por toda a comunidade. Em Março de 1959 e numa demonstração de grande altruísmo, o Comendador assina a escritura de doação do edifício e do seu espólio à Casa do Povo de Santa Maria de Lamas para que todos possam ter acesso ao museu e à arte que se produzia em Portugal.

Mobiliário do escritório do Comendador onde foi assinada a doação
Na Sala do Comendador há várias pinturas que retratam o Benemérito Henrique Alves Amorim, cada uma delas assinalando o momento do financiamento e ordem de construção de várias infraestruturas para a Freguesia
Sala do Comendador

O Museu da Cortiça ou Museu de Lamas como é carinhosamente chamado, teve origem no colecionismo privado e não obedece, por isso, a um critério rigoroso de catalogação já que, numa mesma sala, podem ser encontradas peças de várias épocas diferentes e manifestações artísticas diversas.

No hall de entrada do museu está uma réplica do castelo de Santa Maria da Feira, feita em cortiça
Estolas em seda bordadas com fios de seda e ouro
Sala dos Evangelistas

Ao longo das suas 16 salas, podemos apreciar várias expressões culturais, artísticas, religiosas, sociais, políticas e económicas… um espaço que nos transporta ao longo da História da Arte e das Civilizações entre os séculos XV e XX.

Sala da Capela
Os azulejos em volta da Sala da Capela evocam as obras que o Benemérito mandou fazer em prol da Freguesia
No Gabinete das Ciências Naturais está patente uma vasta colecção de minerais que nos ajudam a compreender melhor a vida terrestre e marítima
Sala dos Retábulos. A restauração e conservação das obras expostas, é um trabalho diário
Na Sala da Etnografia expõem-se objectos alusivos às principais actividades laborais na primeira metade do século XX

Durante a incursão pelas diferentes salas, não se esqueça de olhar para os tetos cujas pinturas são deslumbrantes. É no teto da Sala de Arte Sacra que está exposta a coleção de tapeçarias do Comendador que lhe confere um impacto visual extraordinário (Henrique Amorim era um homem com ideias muito à frente do seu tempo)!

Colecção de tapetes no tecto de uma das salas de Arte Sacra
Tecto do hall de entrada do museu

Recuperado e reorganizado em 2004, o Museu de Lamas privilegia um contacto muito próximo com as escolas mantendo um programa educativo permanente e proporcionando várias atividades temáticas ao longo do ano.

As várias esculturas que vamos encontrando ao longo da visita, também elas são impressionantes. Em primeiro plano, o esboço/estudo em gesso bronzeado da figura de Gonçalo Vaz Botelho, homem de confiança do Infante D. Henrique que ajudou a povoar o Grupo Oriental do arquipélago dos Açores. A estátua original, modelada em bronze, está junto à entrada da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo na ilha de S. Miguel
Bustos de Goethe e Shakespeare do século XIX

Na história da museografia portuguesa, o Museu da Cortiça de Santa Maria de Lamas é visto como um caso particular onde é dada especial atenção à indústria corticeira, sua matéria-prima e maquinaria usada.

Aspecto da Sala da Cortiça com a Torre de Belém em primeiro plano
O Padrão dos Descobrimentos, os bustos de Gago Coutinho e Sacadura Cabral e o hidroavião onde fizeram a primeira travessia aérea do Oceano Atlântico
Caravela portuguesa, mais um belo trabalho em cortiça

O museu, que fica apenas a 26km do Porto e a escassos 10km de Espinho, está aberto todos os dias das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30. Nos meses de Inverno encerra às 17h. A entrada é gratuita até aos 5 anos, adultos/3€ e estudantes e séniores/2€.

Réplica do interior de uma fábrica de transformação de cortiça e alguns instrumentos de trabalho
A cortiça no seu estado puro
Espaço onde se realizam vários eventos e workshops ao longo do ano
Capela de Delães
Talha dourada…uma indescritível riqueza de detalhes!!!

“Nunca julguem um livro pela capa” como é tradição dizer-se. Quem olha para este edifício, está longe de imaginar a riqueza que está lá dentro. Este é um espaço muito relevante no panorama cultural português que merece ser divulgado.

Instrumentos musicais
Em tempo de pandemia e cumprindo todas as regras de saúde pública, foi possível continuar a descobrir os tesouros do nosso país

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s