Quinta da Regaleira – uma preciosidade

Portugal é um país rico em tesouros culturais, arquitectónicos, naturais, gastronómicos e por aí fora. Fomos visitar a majestosa Quinta da Regaleira, situada a 25 Km de Lisboa, na bela Vila de Sintra cujo Centro Histórico é Património Mundial da UNESCO desde 1995. Esta quinta tem como edifício principal, o Palácio da Regaleira, rodeado por magníficos jardins, lagos, grutas e algumas construções enigmáticas ligadas à Maçonaria e aos Templários.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Do lado de dentro do portão de entrada

Os seus luxuriantes jardins constituídos por uma enorme diversidade de espécies arbóreas, são resultado do microclima da Serra de Sintra e dos nevoeiros constantes que lhe conferem uma aura de mistério. Estes jardins são ainda suportados por um complexo sistema de rega que inclui 10 minas, 1 aqueduto e 12 depósitos de água.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Jardins de perder de vista

A documentação histórica relativa aos primórdios da Quinta da Regaleira é muito escassa. Sabe-se que esta já existia em 1697, mas não com este nome. O actual nome da quinta foi-lhe atribuído em 1830 por Manuel Bernardo, o proprietário na altura.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A água sempre presente

Em 1892 a propriedade foi adquirida por António Augusto de Carvalho Monteiro, herdeiro de uma grande fortuna familiar. A partir daí e até 1910 leva a cabo a maior parte das construções existentes na quinta, juntamente com o arquitecto Luigi Manini que já tinha no seu currículo as obras do Teatro alla Scala de Milão, o Real Teatro de S. Carlos ou o Hotel do Buçaco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O palácio visto do bosque

Carvalho Monteiro quis ali imortalizar o passado glorioso de Portugal recriando construções em estilo manuelino e gótico e também com símbolos de temas esotéricos aos quais estava muito ligado.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A entrada vista do palácio

A mata que ocupa grande parte dos 4 hectares da quinta, não está disposta ao acaso. A parte de baixo é mais ordenada e cuidada e à medida que vamos subindo, ela vai-se tornando mais densa e selvagem.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Entrada da Quinta da Regaleira

Logo depois da entrada encontra-se o Patamar dos Deuses que é a Alameda que começa na Loggia de Pisões e por onde se perfilam 9 estátuas dos Deuses Greco-Romanos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Loggia de Pisões
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Interior da Loggia de Pisões
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O Patamar dos Deuses

O Poço Iniciático é uma galeria subterrânea com uma escadaria em espiral constituída por nove patamares sustentados por colunas esculpidas. Este nome foi atribuído ao poço porque se julga ter sido usado em rituais de iniciação à Maçonaria. Este local simboliza ainda o útero materno de onde vem a vida e a sepultura para onde voltará.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O Poço Iniciático
Regaleira_01_05_2015 320
Descendo o poço

Há ainda o Poço Imperfeito, formado por pedras toscas intercaladas e cujo significado é o da inatingível perfeição. O fundo do poço dá acesso ao labirinto de túneis.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O Poço Imperfeito

A Gruta do Labirinto e o Lago dos Cisnes têm um grande peso simbólico. A água que aparece por todo o lado é vista como um elemento purificador.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O Lago dos Cisnes

As grutas são artificiais, envolvendo aqui três elementos essenciais da Mitologia e do Esoterismo: a Terra por onde as grutas nos levam, a Água porque encontramos lagos interiores e exteriores às grutas e o Ar porque há múltiplas aberturas por onde podemos sentir a brisa ao passar.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
As grutas vistas do lago
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
No interior das grutas

O quarto elemento, o Fogo, aparece subtilmente representado por luzes, porque antigamente só se percorriam os túneis mais escuros com velas ou tochas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A luz que simboliza o Fogo

A Capela da Santíssima Trindade é lindíssima. No altar-mor está uma linda obra representando Jesus, depois de ressuscitar, a coroar Maria. Os seus admiráveis vitrais também contam passagens da Bíblia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Capela da Santíssima Trindade
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Interior da Capela

O Portal dos Guardiães foi criado com a finalidade de incluir um teatro na propriedade. Aqui existe um amplo espaço que era destinado à plateia. Também aqui se encontra outra entrada para o Poço Iniciático.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Portal dos Guardiães

O Terraço dos Mundos Celestes contrapõe o paraíso e o mundo subterrâneo, criando assim uma propagação pelo infinito.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O Terraço dos Mundos Celestes

A Gruta da Leda é um recanto onde, a figura de uma mulher com uma pomba na mão e ao lado de um cisne, significa a paz e o caminho de acesso à sabedoria e imortalidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A Gruta da Leda

A paixão de Carvalho Monteiro pela Botânica está bem patente na Estufa da Regaleira dedicada à Deusa Flora. O edifício com fachada de pedra, tem um painel de azulejo representando um ritual de fertilidade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A Estufa da Regaleira
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O edifício da estufa

A Fonte da Abundância seria um local de encontro “sagrado”, onde todas as pessoas tinham a mesma importância.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A Fonte da Abundância

A elegante Torre da Regaleira foi construída para dar, a quem sobe, a sensação de circular no eixo do mundo. A vista lá de cima é deslumbrante.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A Torre da Regaleira
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O Castelo dos Mouros visto da Regaleira

No Terraço das Quimeras encontra-se a Fonte da Quimera e bancos de jardim com alusões à Divina Comédia de Dante.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A Fonte da Quimera
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Banco de jardim cheio de significado
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Outro banco com histórias para contar

O Palácio da Regaleira, marcado pela sua torre octogonal, foi da autoria do escultor José da Fonseca, recriando o estilo Manuelino.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O Palácio da Regaleira
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Detalhes da torre octogonal
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Varanda do palácio

Na Sala dos Reis estão algumas imagens dos governantes favoritos de Carvalho Monteiro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A Sala dos Reis

O seu gosto por caçadas levou-o a criar a Sala da Caça onde se ergue uma exuberante lareira.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Lareira na Sala da Caça
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Pormenor na Sala da Caça

Em todo o palácio aparecem invocações à arte e cultura assim como ao oculto e enigmático e a biblioteca está repleta de obras sobre estes temas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A biblioteca

A música também tem aqui lugar com aposentos criados expressamente para o efeito. Por todo o edifício aparecem detalhes alusivos aos descobrimentos portugueses.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Sala da Música

A Quinta da Regaleira encontra-se aberta todo o ano, das 9.30h às 20h durante o Verão e das 9.30h às 18h na estação do Inverno. O ingresso tem o preço de 6€ para adultos e 4€ para crianças. Pessoas com deficiência devem, obrigatoriamente, ser acompanhadas por um adulto, sendo o ingresso gratuito para ambos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Vamos voltar, não vamos?

Esta é uma visita fascinante, que apela à nossa imaginação e sensibilidade, com cenários que nos transportam para outra dimensão…

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Enigmático mas fascinante…

♥ Boa viagem ♥

3 thoughts on “Quinta da Regaleira – uma preciosidade

    1. Olá Ana,
      Tudo depende da mobilidade das pessoas em causa. Nós fizemos o percurso de carro mas penso que não vão ter problema com a viagem de comboio. Da Estação Ferroviária de Sintra à Quinta da Regaleira ainda é um bocado a andar. Ao pé da Estação, podem apanhar o autocarro 435 da Scotturb que faz o percurso “Villa Express 4 Palácios” ida e volta e saem no Palácio da Regaleira. Não há muitos a circular por isso deixo aqui o link para poderem ver os horários. http://www.scotturb.com/carreiras/horarios/inverno. Bom passeio, não se vão arrepender.

      Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s