Portugal dos Pequenitos – um parque lúdico e pedagógico

Todos os pais, mais tarde ou mais cedo, dão por si a fazer a pergunta: onde vamos levar as crianças este fim-de-semana? Pois bem, deixamos neste artigo uma sugestão que seguramente vai agradar a todos. É no centro de Portugal, mais precisamente na cidade de Coimbra, que se localiza o “Portugal dos Pequenitos” inaugurado em Junho de 1940 com o objectivo de mostrar e explicar, ao nível do olhar e do entendimento das crianças, Portugal e a presença portuguesa no mundo.

INFANTE
O Infante D. Henrique “O Navegador” e o mapa dos descobrimentos portugueses têm lugar de destaque no centro do parque

“O melhor do mundo são as crianças” já dizia Fernando Pessoa e Bissaya Barreto partilhava dessa opinião. Conceituado médico, político e professor, foi ele quem idealizou a obra, uma das muitas que impulsionou principalmente no campo da medicina e da protecção social. Todas as construções à escala reduzida foram projectadas por Cassiano Branco, um dos mais importantes arquitectos portugueses do século XX.

BISSAYA
A estátua de Bissaya Barreto eleva-se no centro do Largo Rossio de Santa Clara onde está a actual entrada de acesso ao parque e bilheteira
20190806110001
Uma panorâmica do parque
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Monumento a D. Afonso Henriques “O Conquistador, que foi o primeiro Rei de Portugal. Estão aqui inscritas as suas batalhas e também uma frase de Bissaya Barreto: “Fixem as crianças este nome, esta figura e esta ideia”. Em frente podem ver-se uma casa de Évora e um solar de Lisboa.

O parque tem áreas temáticas distintas. No “Portugal Monumental” mostram-se os principais monumentos do país, sendo o centro desta área marcado pelos monumentos de Lisboa.

LISBOA
Área representativa de Lisboa com o Arco da Rua Augusta em destaque
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A calçada portuguesa não foi esquecida
SINTRA
Sintra e as inconfundíveis chaminés do seu palácio
20190806105931
O Castelo de Guimarães e os Paços do Conselho de Viana do Castelo representando o Minho
JANELA
A artística janela do Convento de Cristo em Tomar na região do Ribatejo

Neste espaço encontra-se o Museu do Traje inaugurado em 1997 e que mostra uma exposição com cerca de 300 peças feitas à mão, representando a evolução do traje ao longo dos tempos desde o século XVI até aos nossos dias.

PORTO
A área do Porto destaca-se pela torre da Igreja dos Clérigos e dá acesso ao Museu do Traje
20190806_104059
Aspecto da incrível exposição de miniaturas do Museu do Traje

No “Portugal Insular” dá-se destaque aos principais monumentos das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, rodeados por lagos a fazer lembrar a localização das ilhas no Oceano Atlântico.

AÇORES
Vamos lá dar um saltinho aos Açores…
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Na área dedicada à Madeira não podiam faltar as estrelícias
MADEIRA
Exposição com miniaturas que mostram o modo de vida dos madeirenses

Não foram esquecidos os “Países de Expressão Portuguesa” e nesta área foram erguidas construções que vão desde o Brasil a Macau, passando pela Índia, Timor e países africanos, todas envolvidas em vegetação própria destas regiões do mundo português.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Pavilhão de S. Tomé e Príncipe
STOME
Exposição no interior do pavilhão da Guiné
20190806102753
Representação da Guiné e a Capela das Missões ao fundo
BRASIL
O Brasil, descoberto pelos portugueses em 1500
MOCAM
Exposição no interior do pavilhão de Moçambique
CABO
Cabo Verde
INDIA
Espaço dedicado à Índia
TIMOR
Pavilhão de Timor
MACAU
Um belo Pagode no espaço dedicado a Macau
MAC
A exposição de miniaturas que mostram as tradições macaenses, é linda e imperdível

No espaço dedicado às “Casas Regionais” assiste-se à representação fiel das casas tradicionais e modo de vida das várias províncias de Norte a Sul de Portugal. Este é o local favorito das crianças e é uma delícia vê-las tão divertidas a entrar e a sair das casinhas e espreitando pelas janelinhas como se lhes dessem a oportunidade de, por alguns momentos, viverem dentro dos livros de histórias que tão bem conhecem!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Este portão foi a primeira entrada do Portugal dos Pequenitos e dá acesso à área das “Casas Regionais”, a primeira a ser construída
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Farol e salinas de Aveiro
ANIMAIS
As casas dos animais
CASINHAS
As casinhas são amorosas e encantam crianças e adultos
AZENHA
Azenha ou moinho de água
XISTO
Casa de xisto
FORNO
A casa do forno
MINAS
A actividade mineira também está aqui representada

Como não podia deixar de ser, o núcleo da cidade de Coimbra tem no parque um lugar de destaque com a exibição dos seus principais monumentos, entre os quais a sua famosa Universidade.

20190806113940
A Universidade de Coimbra
20190806114351
Panorâmica da área dedicada a Coimbra
PAINEIS
Placas informativas no parque

Áreas de restauração, WC e parque infantil estão à disposição dos visitantes assim como o “Expresso dos Pequenitos” onde é possível dar umas voltas pelo recinto de uma forma divertida.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
É na zona dedicada a Trás-os-Montes que se encontra a entrada da loja de souvenirs
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Parque infantil e, ao fundo, o infantário Casa da Criança Rainha Santa Isabel, a primeira (1939) e uma das 25 escolas que Bissaya Barreto mandou construir por todo o país, caracterizadas por serem alegres e coloridas, com linhas redondas e com muitos mosaicos e espaços verdes
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Os azulejos na entrada do infantário, um dos sete que ainda se mantêm em actividade e que proporcionam consultas médicas e serviços básicos gratuitos. Estas casas foram criadas com base no lema: “Façamos felizes as crianças das nossas terras”.
RAINHA
No roseiral fronteiriço à escola, está a estátua da Rainha Santa Isabel. Neste jardim há também estátuas que homenageiam Luís de Camões e Inês de Castro e ainda um Padrão dos Descobrimentos
20190806102524
O “Expresso dos Pequenitos”

Horário do parque: 1 de Junho a 15 de Setembro das 9h às 20h/ 16 de Setembro a 15 de Outubro das 10h às 19h/ 16 de Outubro a 28 de Fevereiro das 10h às 17h. O preço da entrada é o seguinte: grátis até aos 2 anos, 6,50€/até aos 13 anos e séniores, 10,50€/adultos. São praticados preços especiais para famílias. Pessoas com mobilidade reduzida, desde que se desloquem em cadeira de rodas, têm redução de 50% no preço do bilhete.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Na zona dedicada ao Alentejo está a entrada da exposição de brinquedos de construção
BRINQ
Aspecto da exposição de brinquedos em madeira e plástico
LEGO
Neste espaço as crianças podem dar asas à sua criatividade…
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Sábias palavras…
CHÁ
“Casa de Chá” obra em ferro forjado da autoria de Joana Vasconcelos com base de plantas de jasmim, criada em 2015 por altura das comemorações do 75º aniversário do parque

“Tudo é minúsculo para nós, mas grande para as crianças – e tudo é verdadeiro”, uma afirmação muito pertinente de Bissaya Barreto.

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s