Todos os pais, mais tarde ou mais cedo, dão por si a fazer a pergunta: onde vamos levar as crianças este fim-de-semana? Pois bem, deixamos neste artigo uma sugestão que seguramente vai agradar a todos. É no centro de Portugal, mais precisamente na cidade de Coimbra, que se localiza o “Portugal dos Pequenitos” inaugurado em Junho de 1940 com o objectivo de mostrar e explicar, ao nível do olhar e do entendimento das crianças, Portugal e a presença portuguesa no mundo.
O Infante D. Henrique “O Navegador” e o mapa dos descobrimentos portugueses têm lugar de destaque no centro do parque
“O melhor do mundo são as crianças” já dizia Fernando Pessoa e Bissaya Barreto partilhava dessa opinião. Conceituado médico, político e professor, foi ele quem idealizou a obra, uma das muitas que impulsionou principalmente no campo da medicina e da protecção social. Todas as construções à escala reduzida foram projectadas por Cassiano Branco, um dos mais importantes arquitectos portugueses do século XX.
A estátua de Bissaya Barreto eleva-se no centro do Largo Rossio de Santa Clara onde está a actual entrada de acesso ao parque e bilheteiraUma panorâmica do parqueMonumento a D. Afonso Henriques “O Conquistador, que foi o primeiro Rei de Portugal. Estão aqui inscritas as suas batalhas e também uma frase de Bissaya Barreto: “Fixem as crianças este nome, esta figura e esta ideia”. Em frente podem ver-se uma casa de Évora e um solar de Lisboa.
O parque tem áreas temáticas distintas. No “Portugal Monumental” mostram-se os principais monumentos do país, sendo o centro desta área marcado pelos monumentos de Lisboa.
Área representativa de Lisboa com o Arco da Rua Augusta em destaqueA calçada portuguesa não foi esquecidaSintra e as inconfundíveis chaminés do seu palácioO Castelo de Guimarães e os Paços do Conselho de Viana do Castelo representando o MinhoA artística janela do Convento de Cristo em Tomar na região do Ribatejo
Neste espaço encontra-se o Museu do Traje inaugurado em 1997 e que mostra uma exposição com cerca de 300 peças feitas à mão, representando a evolução do traje ao longo dos tempos desde o século XVI até aos nossos dias.
A área do Porto destaca-se pela torre da Igreja dos Clérigos e dá acesso ao Museu do TrajeAspecto da incrível exposição de miniaturas do Museu do Traje
No “Portugal Insular” dá-se destaque aos principais monumentos das regiões autónomas dos Açores e da Madeira, rodeados por lagos a fazer lembrar a localização das ilhas no Oceano Atlântico.
Vamos lá dar um saltinho aos Açores…Na área dedicada à Madeira não podiam faltar as estrelíciasExposição com miniaturas que mostram o modo de vida dos madeirenses
Não foram esquecidos os “Países de Expressão Portuguesa” e nesta área foram erguidas construções que vão desde o Brasil a Macau, passando pela Índia, Timor e países africanos, todas envolvidas em vegetação própria destas regiões do mundo português.
Pavilhão de S. Tomé e PríncipeExposição no interior do pavilhão da GuinéRepresentação da Guiné e a Capela das Missões ao fundoO Brasil, descoberto pelos portugueses em 1500Exposição no interior do pavilhão de MoçambiqueCabo VerdeEspaço dedicado à ÍndiaPavilhão de TimorUm belo Pagode no espaço dedicado a MacauA exposição de miniaturas que mostram as tradições macaenses, é linda e imperdível
No espaço dedicado às “Casas Regionais” assiste-se à representação fiel das casas tradicionais e modo de vida das várias províncias de Norte a Sul de Portugal. Este é o local favorito das crianças e é uma delícia vê-las tão divertidas a entrar e a sair das casinhas e espreitando pelas janelinhas como se lhes dessem a oportunidade de, por alguns momentos, viverem dentro dos livros de histórias que tão bem conhecem!
Este portão foi a primeira entrada do Portugal dos Pequenitos e dá acesso à área das “Casas Regionais”, a primeira a ser construídaFarol e salinas de AveiroAs casas dos animaisAs casinhas são amorosas e encantam crianças e adultosAzenha ou moinho de águaCasa de xistoA casa do fornoA actividade mineira também está aqui representada
Como não podia deixar de ser, o núcleo da cidade de Coimbra tem no parque um lugar de destaque com a exibição dos seus principais monumentos, entre os quais a sua famosa Universidade.
A Universidade de CoimbraPanorâmica da área dedicada a CoimbraPlacas informativas no parque
Áreas de restauração, WC e parque infantil estão à disposição dos visitantes assim como o “Expresso dos Pequenitos” onde é possível dar umas voltas pelo recinto de uma forma divertida.
É na zona dedicada a Trás-os-Montes que se encontra a entrada da loja de souvenirsParque infantil e, ao fundo, o infantário Casa da Criança Rainha Santa Isabel, a primeira (1939) e uma das 25 escolas que Bissaya Barreto mandou construir por todo o país, caracterizadas por serem alegres e coloridas, com linhas redondas e com muitos mosaicos e espaços verdesOs azulejos na entrada do infantário, um dos sete que ainda se mantêm em actividade e que proporcionam consultas médicas e serviços básicos gratuitos. Estas casas foram criadas com base no lema: “Façamos felizes as crianças das nossas terras”.No roseiral fronteiriço à escola, está a estátua da Rainha Santa Isabel. Neste jardim há também estátuas que homenageiam Luís de Camões e Inês de Castro e ainda um Padrão dos DescobrimentosO “Expresso dos Pequenitos”
Horário do parque: 1 de Junho a 15 de Setembro das 9h às 20h/ 16 de Setembro a 15 de Outubro das 10h às 19h/ 16 de Outubro a 28 de Fevereiro das 10h às 17h. O preço da entrada é o seguinte: grátis até aos 2 anos, 6,50€/até aos 13 anos e séniores, 10,50€/adultos. São praticados preços especiais para famílias. Pessoas com mobilidade reduzida, desde que se desloquem em cadeira de rodas, têm redução de 50% no preço do bilhete.
Na zona dedicada ao Alentejo está a entrada da exposição de brinquedos de construçãoAspecto da exposição de brinquedos em madeira e plásticoNeste espaço as crianças podem dar asas à sua criatividade…Sábias palavras…“Casa de Chá” obra em ferro forjado da autoria de Joana Vasconcelos com base de plantas de jasmim, criada em 2015 por altura das comemorações do 75º aniversário do parque
“Tudo é minúsculo para nós, mas grande para as crianças – e tudo é verdadeiro”, uma afirmação muito pertinente de Bissaya Barreto.
One thought on “Portugal dos Pequenitos – um parque lúdico e pedagógico”