Adoramos passear à beira-mar e desta vez, o sol e as praias levaram-nos até Espinho. Encontrámos uma cidade muito acolhedora e organizada, onde há actividades para todos os gostos e todas as bolsas.

Localizada no norte de Portugal, à beira do Oceano Atlântico e a 300 Km de Lisboa, a cidade de Espinho é muito conhecida pelo seu Casino que, desde 1974, é um espaço de grande prestígio e diversão, contendo também uma das maiores salas de espectáculos da área metropolitana do Porto e norte do país.


O Centro Multimeios de Espinho, recentemente inaugurado, dispõe de várias salas de cinema, espaços para exposições de arte e eventos, e integra o mais avançado Planetário do país. Os preços de entrada variam consoante o tipo de exibição que decorre na altura da visita. A cidade tem também, ruas pedonais com comércio, bares e restaurantes com animação nocturna.

A igreja Matriz impõe-se na paisagem, através da sua torre. A sua construção data do início do século XX. Em Espinho realiza-se anualmente o encontro europeu de Homens-Estátua que é motivo de grande curiosidade. É segunda-feira? Gosta de mercados? Então tem que ir à Feira de Espinho. É vista como a maior feira da Península Ibérica e tem lugar na Rua 24.


Claro que, estando à beira do mar, é impossível não deparar com uma vista deslumbrante da costa litoral. É também aqui que se realiza uma das etapas do Circuito Mundial de Surf que leva até Espinho milhares de adeptos desta modalidade desportiva.

Na Marginal de Espinho, entrámos para almoçar no Restaurante Baía Sol e recomendamos. Funcionários muito simpáticos e prestáveis serviram-nos uma deliciosa refeição de peixe fresco. Das sobremesas nem falo… eram de comer e chorar por mais!

Existe um passadiço com 15 Km de extensão, que se estende ao longo das praias entre Espinho e Vila Nova de Gaia.

Além de ser muito relaxante fazer esse passeio, ou uma parte dele, ainda se podem contemplar algumas casas que começaram por ser habitações dos pescadores que ali se instalaram a partir do século XVIII, e que mais tarde foram adquiridas por famílias ricas que, depois de as transformarem, deram origem à Colónia Balnear de Espinho.

Ficámos alojadas no Hotel Solverde Spa & Wellness Center. É uma unidade hoteleira muito bem localizada, em frente ao Oceano Atlântico e com ligação directa do interior para a praia.


O quarto era muito bom, o serviço excelente, assim como o pequeno-almoço, com muita variedade e de qualidade elevada. A zona de piscina é muito agradável, assim como a piscina interior inserida na área de spa, totalmente remodelada e com excelente serviço.


É muito gratificante estar sentada na varanda a ver a noite cair sobre a cidade e o mar, ouvindo o suave som do bater das ondas.

♥ Boa viagem ♥
One thought on “Espinho – descansar a ouvir o mar”