Guia de viagem para a Escócia

Nome oficial:

Escócia

Capital:

Edimburgo

Língua oficial:

Inglês

Diferença horária:

Diferença horária para Portugal – igual

Corrente elétrica:tomadas-g-d-m

240 V  –  Tomadas: modelo G D M
Convém levar um adaptador de tomadas múltiplas

Moeda local / Sistema bancário:

A unidade monetária é a libra esterlina.
A rede ATM está amplamente difundida. O Pagamento com cartão de crédito é possível em todo o país. O viajante encontrará facilmente casas de câmbio.

Regime de entrada e permanência:

A partir de 1 de outubro de 2021, os cidadãos portugueses não residentes (sem settled/pre-settled status) necessitarão de Passaporte para entrar no Reino Unido.

Dependendo das circunstâncias, poderá ser também necessário requerer um visto para assegurar a entrada no país. Saiba mais em:  New immigration system: what you need to know – GOV.UK (www.gov.uk)

Os cidadãos titulares de estatuto de residente permanente (settled status), ou provisório (pre-settled status), ao abrigo do EUSS (EU Settlement Scheme), poderão continuar a usar o Cartão de Cidadão para entrar no Reino Unido até, pelo menos, 31 de dezembro de 2025.

Para informações detalhadas sobre este assunto, por favor consulte a página https://www.gov.uk/guidance/visiting-the-uk-as-an-eu-eea-or-swiss-citizen

Condições de segurança:

Recomenda-se muita atenção em áreas congestionadas como nas portarias de hotéis, restaurantes, estações de comboio, aeroportos, museus e outras zonas turísticas, devido aos carteiristas.
Aconselhamos a que guardem os passaportes e outros documentos num cofre e que andem com uma fotocópia. Se optarem pelo contrário redobrem a vigilância. Fazer um seguro de viagem é sempre aconselhável.

Cuidados de saúde:

A rede sanitária é boa. Deve ser obtido, antes de sair de Portugal, o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), que pode ser pedido junto do seu Centro Distrital de Segurança Social.

O CESD continua a ser válido no Reino Unido. No entanto, a página oficial do Serviço Nacional de Saúde britânico (National Health Service – NHS) alerta para que o sistema de saúde possa ser diferente do país de origem do visitante, pelo que pode não cobrir a despesa na íntegra.

Recomenda-se a aquisição de um seguro de viagem.

Condições de segurança:

Recomenda-se muita atenção em áreas congestionadas como nas portarias de hotéis, restaurantes, estações de comboio, aeroportos, museus e outras zonas turísticas, devido aos carteiristas.
Aconselhamos a que guardem os passaportes e outros documentos num cofre e que andem com uma fotocópia. Se optarem pelo contrário redobrem a vigilância.
Fazer um seguro de viagem é sempre aconselhável.

Cuidados de saúde:

A rede sanitária é boa. São aplicadas as regras comunitárias. Deve ser obtido, antes de sair de Portugal, o Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), que pode ser pedido junto do seu Centro Distrital de Segurança Social.

Contactos úteis:

Consulado Honorário em Edimburgo (dependente do Consulado Geral em Manchester)
Quartermile Two, 2 Lister Square,
Edinburgh, EH3 9GL
Tel. +(44) (0)131 247 10 00

Embaixada de Portugal no Reino Unido
3, Portland Place
London W1B 1HR
Tel. +(44) (0) 207 291 37 70

Em caso de emergência ligue 112

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s