Respire fundo, ouça as ondas do mar a bater nas rochas e o som das aves que, felizes, acompanham a chegada dos pescadores com os seus barcos carregados de peixe. Sinta o sol e a maresia que acarinham o corpo e fazem tão bem à alma! É sempre muito agradável percorrer o passadiço da “Linha Azul” que vai de Espinho a Gaia e apreciar as paisagens que o Oceano Atlântico e as suas belas praias nos proporcionam ao longo destes 15 Km de extensão.



Já por aqui caminhámos várias vezes, mas neste artigo vimos falar-lhes do “encontro inesperado” que, quem não sabe, tem a meio do caminho! Referimo-nos àquele ponto branco que se começa a revelar lá ao fundo do areal…. Oh! É a Capela do Sr. da Pedra!

Esta peculiar construção foi erguida em 1686 no cimo de um rochedo na praia de Miramar, classificada no ranking do “European Best Destination” como uma das mais bonitas praias da Europa.

Este que começou por ser um local de cultos pagãos, foi posteriormente convertido ao cristianismo, embora práticas ligadas ao ocultismo continuem a acontecer por aqui.

Diz a lenda que uma imagem de Cristo vinda do mar, terá pousado naquela pedra e que, depois disso, todas as noites ali incidia uma luz. Terá sido por esta razão que foi aqui construída a capela que, segundo diz o povo, não pertence nem ao mar nem à terra numa alusão às marés. Quando há maré-cheia, a capela parece estar assente nas águas e quando a maré está baixa ela pertence à praia.

A única igreja virada de costas para o mar, tem uma forma hexagonal, um altar-mor e dois retábulos laterais em talha dourada de estilo barroco. A entrada da capela está ladeada por dois painéis de azulejos e no exterior tem um bonito miradouro para o oceano e para a linha de costa.


A Capela do Sr. da Pedra, vista do mar, serve de referência aos pescadores que todos os anos lhe dedicam uma romaria. Esta festa, uma tradição muito antiga, acontece no Domingo da Santíssima Trindade (50 dias após o Domingo de Páscoa) e prolonga-se até à Terça-feira seguinte.


No período da maré-cheia não é possível aceder à Capela do Sr. da Pedra e durante a hora do almoço costuma estar encerrada.


Sendo crente ou não, este é um local de visita obrigatória na Área Metropolitana do Porto. Este passadiço permite caminhar sobre as dunas e apreciar o seu ecossistema. Ao longo deste passeio encontrará bares, restaurantes e serviços de apoio que o ajudarão a tirar um bom partido de mais uma prazerosa caminhada por este belo pedacinho de Portugal…




♥ Boa viagem ♥