Lisboa é uma cidade cheia de atributos onde se incluem espaços verdes que podem proporcionar alguns momentos agradáveis em família. Hoje sugerimos uma deslocação ao Jardim Botânico da Ajuda, o primeiro do género construído em


Após o Terramoto de 1755, o Rei D. José I transferiu a sua corte para esta zona alta da cidade que não tinha sido abalada pela tragédia. Querendo proporcionar áreas de lazer para a família, o rei manda construir o Real Jardim Botânico.


Para isso mandou chamar Domingos Vandelli, famoso naturalista italiano, que se fez acompanhar por Júlio Mattiazi, conceituado jardineiro de Pádua. A obra ficou concluída em 1768 e no final do século XVIII já contava com mais de 5 000 espécies de plantas de todo o mundo.


O jardim foi considerado uma das mais importantes instituições científicas da Europa, tendo sido organizadas expedições vindas de todo o mundo destinadas a promover o estudo dos exemplares aqui existentes.


Desde 1910 o Jardim Botânico da Ajuda é propriedade da Universidade de Lisboa e uma unidade de apoio tecnológico do Instituto Superior de Agronomia, tendo um grande papel na área do ensino e da investigação.



No jardim há lugar para festas temáticas, palestras, visitas de estudo e eventos, aos quais o restaurante “Estufa Real” dá apoio.


Este espaço verdejante que foi projectado com tendências renascentistas e influências barrocas, tem dois níveis diferentes. No nível inferior estão as fontes e canteiros de formas geométricas rigorosas onde se desenvolvem flores de várias proveniências. Ao fundo situam-se os viveiros e junto à entrada da Calçada da Ajuda está o cantinho das plantas aromáticas e medicinais.



No piso superior estão exemplares de árvores de grande porte e plantas de todo o mundo, separadas por continentes. Também neste nível se encontra a estufa das orquídeas e avencas e a colecção de plantas de interior na estufa D. Luís.



Uma mostra de plantas aquáticas pode ser apreciada no lago central do nível superior e na Fonte das 40 Bicas, que marca o centro do jardim.





O Jardim Botânico da Ajuda está aberto todo o ano com o seguinte horário: no Inverno entre as 10h e as 17h. No Verão entre as 10h e as 18h e aos fins de semana e feriados entre as 9h e as 20h. A estufa das orquídeas só abre entre as 14h e as 16h. A entrada é gratuita até aos 6 anos, adultos/2€ e estudantes e séniores/1€.


A poucos metros de distância pode ainda visitar o Palácio da Ajuda, onde a família real se instalou, ficando com a certeza de desfrutar de algumas horas agradáveis palmilhando os caminhos que a monarquia portuguesa outrora percorreu.


♥ Boa viagem ♥