Este é daqueles locais que eu nem sabia que existiam no mapa! Aquando da nossa visita à República Checa e integradas num circuito organizado, lá fomos nós. Karlovy Vary é uma pequena cidade com 80.000 habitantes e fica a 120 Km de distância de Praga. E que surpresa que tivemos quando chegamos!!! Que deslumbramento, que local lindo, fresco, iluminado, sei lá o que dizer!…


Atravessada pelo Rio Teplá e rodeada por densa vegetação, esta cidade, visitada anualmente por dezenas de milhares de turistas, é a segunda mais procurada deste país (como é que eu não sabia isto?).

Karlovy Vary tornou-se famosa pelas suas nascentes termais. O seu nome, que significa “Banhos de Carlos”, surgiu em homenagem ao rei da Boémia Carlos IV que fundou a cidade em 1370. Conta-se que o Rei descobriu as propriedades do local quando, durante uma caçada, o seu cão caiu numa nascente quente.

Em 1522 o Dr. Payer de Loket definiu as propriedades da água num documento médico e a fama instalou-se. Desde aí, mais de 200 edifícios destinados a spa e tratamentos médicos foram construídos.

A partir do século XVIII, a cidade e as suas termas começaram a ser frequentadas por ricos e famosos, atraídos pelo clima e a luxuosa forma de vida. Alguns exemplos foram o Czar Pedro, o Grande, Beethoven, Tolstoy e outros que começaram a dinamizar e divulgar as propriedades curativas daquelas águas.

A cidade também é mundialmente famosa pelos cristais decorativos da Boémia. Aqui se encontra instalada a fábrica Moser com 150 anos de actividade, que engloba o Museu da Vidraria cuja visita é gratuita. A Rainha Isabel II de Inglaterra e os Reis de Espanha são clientes fiéis. O licor Becherovka também goza de muita fama. É um digestivo feito com ervas e, dizem, impossível de ser copiado por ser feito com a água termal da cidade.

As ruas que ladeiam o Rio Teplá são constituídas por casas, a maior parte do século XIX, ligadas por várias pontes. Passeie por aqui apreciando a bela arquitectura e as flores nas varandas, tudo tão bem preservado.

Nos parques e jardins costumam realizar-se pequenas feiras de rua e manifestações culturais. Por aqui encontra também várias lojas de luxo e marcas de grande projecção internacional.

A Colunata da Fonte do Moinho foi construída entre 1871 e 1881. Tem 124 colunas, 132 metros de comprimento e no seu interior abriga cinco nascentes de água a mais de 50º C.



Pela área termal estão espalhadas várias fontes com água a várias temperaturas, acessível a todos. Basta comprar uma canequinha especial e característica da cidade num dos vários pontos de venda.

A Colunata da Fonte do Parque e a Colunata do Mercado têm lindas estruturas em ferro.


Em 1975 foi construída a Colunata Primavera para abrir fontes mais modernas. Aqui dentro ficou a Fonte Vrídlo onde a água sai da terra a 72º C e jorra a 10 metros de altura.


Mesmo aqui ao lado fica a bonita Igreja de Santa Maria Madalena que merece uma visita.


O Teatro de Karlovy Vary foi construído no século XIX por dois arquitectos vienenses, também responsáveis pelo projecto de vários teatros europeus da época. Na decoração do seu interior encontra obras de Gustav Klint.

A cidade tem uma vasta oferta hoteleira e de alto gabarito. Exemplo disso é o Parkhotel Richmond e o famosíssimo Grand Hotel Pupp, construído em 1895 e que foi usado para as filmagens do filme “Casino Royale”, o primeiro do actor Daniel Craig no papel de Agente 007.


A cidade tem também muitos e bons restaurantes. Nós almoçamos uma excelente refeição no restaurante Postovní Dvur.

O Castle Spa foi construído entre 1911 e 1913 e continua a ser o maior e mais luxuoso centro de tratamentos de Karlovy Vary. Tendo sofrido obras de remodelação no ano 2000, preservou no entanto todos os aspectos arquitectónicos da época da sua construção.


Vários autocarros partem da cidade de Praga com destino a Karlovy Vary. O percurso demora cerca de 2.15h e passa pelo aeroporto. Existe também uma grande oferta de excursões organizadas que apanham os turistas nos respectivos hotéis. Informe-se na recepção.

Se estiver em Praga não deixe de fazer esta visita. Olhe que “quem o avisa, seu amigo é”.

♥ Boa viagem ♥