Karlovy Vary – a cidade termal dos famosos

Este é daqueles locais que eu nem sabia que existiam no mapa! Aquando da nossa visita à República Checa e integradas num circuito organizado, lá fomos nós. Karlovy Vary é uma pequena cidade com 80.000 habitantes e fica a 120 Km de distância de Praga. E que surpresa que tivemos quando chegamos!!! Que deslumbramento, que local lindo, fresco, iluminado, sei lá o que dizer!…

CIDADE
A cidade é abraçada pelas montanhas altamente arborizadas
PORMENORES
Pormenores

Atravessada pelo Rio Teplá e rodeada por densa vegetação, esta cidade, visitada anualmente por dezenas de milhares de turistas, é a segunda mais procurada deste país (como é que eu não sabia isto?).

ATRAVESSAR
O Rio Teplá atravessa a cidade

Karlovy Vary tornou-se famosa pelas suas nascentes termais. O seu nome, que significa “Banhos de Carlos”, surgiu em homenagem ao rei da Boémia Carlos IV que fundou a cidade em 1370. Conta-se que o Rei descobriu as propriedades do local quando, durante uma caçada, o seu cão caiu numa nascente quente.

SANYO DIGITAL CAMERA
Há sempre água fumegando em todo o lado

Em 1522 o Dr. Payer de Loket definiu as propriedades da água num documento médico e a fama instalou-se. Desde aí, mais de 200 edifícios destinados a spa e tratamentos médicos foram construídos.

ÁGUA
Nascentes no meio da cidade

A partir do século XVIII, a cidade e as suas termas começaram a ser frequentadas por ricos e famosos, atraídos pelo clima e a luxuosa forma de vida. Alguns exemplos foram o Czar Pedro, o Grande, Beethoven, Tolstoy e outros que começaram a dinamizar e divulgar as propriedades curativas daquelas águas.

CRESCER
Karlovy Vary cresceu muito rapidamente

A cidade também é mundialmente famosa pelos cristais decorativos da Boémia. Aqui se encontra instalada a fábrica Moser com 150 anos de actividade, que engloba o Museu da Vidraria cuja visita é gratuita. A Rainha Isabel II de Inglaterra e os Reis de Espanha são clientes fiéis. O licor Becherovka também goza de muita fama. É um digestivo feito com ervas e, dizem, impossível de ser copiado por ser feito com a água termal da cidade.

CRISTAIS DA BOÉMIA
Os cristais da Boémia e a caneca das termas

As ruas que ladeiam o Rio Teplá são constituídas por casas, a maior parte do século XIX, ligadas por várias pontes. Passeie por aqui apreciando a bela arquitectura e as flores nas varandas, tudo tão bem preservado.

praga,viena,budapeste 08 326
A arquitectura da cidade

Nos parques e jardins costumam realizar-se pequenas feiras de rua e manifestações culturais. Por aqui encontra também várias lojas de luxo e marcas de grande projecção internacional.

SANYO DIGITAL CAMERA
Um dos parques da cidade

A Colunata da Fonte do Moinho foi construída entre 1871 e 1881. Tem 124 colunas, 132 metros de comprimento e no seu interior abriga cinco nascentes de água a mais de 50º C.

COLUNATA
Interior da Colunata da Fonte do Moinho
SANYO DIGITAL CAMERA
Uma das nascentes da Colunata
SANYO DIGITAL CAMERA
Exterior da Colunata da Fonte do Moinho

Pela área termal estão espalhadas várias fontes com água a várias temperaturas, acessível a todos. Basta comprar uma canequinha especial e característica da cidade num dos vários pontos de venda.

SANYO DIGITAL CAMERA
Ponto de venda de canequinhas para “ir à fonte”

A Colunata da Fonte do Parque e a Colunata do Mercado têm lindas estruturas em ferro.

DO PARQUE
Colunata da Fonte do Parque
MERCADO
Colunata do Mercado

Em 1975 foi construída a Colunata Primavera para abrir fontes mais modernas. Aqui dentro ficou a Fonte Vrídlo onde a água sai da terra a 72º C e jorra a 10 metros de altura.

MODERNA
Interior da Colunata Primavera
10 METROS
A Fonte Vrídlo

Mesmo aqui ao lado fica a bonita Igreja de Santa Maria Madalena que merece uma visita.

IGREJA
Igreja de Santa Maria Madalena
INTERIOR
Interior da Igreja de Santa Maria Madalena

O Teatro de Karlovy Vary foi construído no século XIX por dois arquitectos vienenses, também responsáveis pelo projecto de vários teatros europeus da época. Na decoração do seu interior encontra obras de Gustav Klint.

TEATRO
Teatro de Karlovy Vary

A cidade tem uma vasta oferta hoteleira e de alto gabarito. Exemplo disso é o Parkhotel Richmond e o famosíssimo Grand Hotel Pupp, construído em 1895 e que foi usado para as filmagens do filme “Casino Royale”, o primeiro do actor Daniel Craig no papel de Agente 007.

SANYO DIGITAL CAMERA
Parkhotel Richmond
SANYO DIGITAL CAMERA
Grand Hotel Pupp

A cidade tem também muitos e bons restaurantes. Nós almoçamos uma excelente refeição no restaurante Postovní Dvur.

SANYO DIGITAL CAMERA
Restaurante onde comemos muito bem

O Castle Spa foi construído entre 1911 e 1913 e continua a ser o maior e mais luxuoso centro de tratamentos de Karlovy Vary. Tendo sofrido obras de remodelação no ano 2000, preservou no entanto todos os aspectos arquitectónicos da época da sua construção.

ENTRADA
Entrada do Castle Spa
BARROCA
Coluna da Santíssima Trindade ao lado do Castle Spa

Vários autocarros partem da cidade de Praga com destino a Karlovy Vary. O percurso demora cerca de 2.15h e passa pelo aeroporto. Existe também uma grande oferta de excursões organizadas que apanham os turistas nos respectivos hotéis. Informe-se na recepção.

SANYO DIGITAL CAMERA
Passeio turístico

Se estiver em Praga não deixe de fazer esta visita. Olhe que “quem o avisa, seu amigo é”.

FINAL
Várias pontes atravessam o Rio Teplá ao longo da cidade

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s