Foi no sudoeste da Alemanha, mais precisamente na Floresta Negra, que fomos encontrar um curioso museu a céu aberto. O Vogtsbauernhof Museum, inaugurado em 1963, pretende recriar e dar a conhecer os hábitos de vida e a identidade cultural dos povos desta zona do país, muito influenciados pelos costumes dos países vizinhos e pelas condições de vida da própria região, que fica num vale formado por uma cadeia de altas montanhas e com uma densa floresta.


Devido a esse facto, as difíceis condições climáticas naquele local levavam a algum isolamento por parte dos seus habitantes, que deu origem a que formassem uma comunidade muito própria com um grande espírito de entreajuda.

É essa forma de estar que aqui está retratada. Hoje em dia esse isolamento já não existe porque o progresso ditou a construção de infraestruturas de mobilidade e transportes.




Aqui no espaço aberto do museu conseguimos ver as construções que eram feitas entre os séculos XVI e XIX. O visitante também tem contacto com o tipo de agricultura que se praticava na época.



O Museu Vogtsbauernhof tem um trajecto bem demarcado para que consiga alcançar e entrar em todos os tipos de habitação sem deixar nenhuma para trás, sempre passando por jardins com plantas e flores típicas da região.


Naquele tempo as refeições eram preparadas em fornos e fogões a lenha que também serviam para aquecer as casas. Os visitantes têm oportunidade de aprender sobre técnicas de tecelagem e métodos antigos de cozimento e perceber como era dura a vida naquela área isolada da floresta.


Sabiam que alguns contos infantis dos irmãos Grimm (A Branca de Neve e os Sete Anões, O Capuchinho Vermelho, A Casinha de Chocolate, Rapunzel, Cinderella e outros) foram todos inspirados na obscuridade da densa Floresta Negra? Pois é… e todos fazem parte do nosso imaginário!


Também aqui encontra uma serraria e um moinho de água que estão em actividade em alguns períodos do dia. Os guias do museu circulam pelo espaço vestidos com trajes tradicionais e vão respondendo às perguntas dos visitantes.


A quinta tem vários animais que são mantidos no seu habitat natural e com os quais, adultos e crianças podem interagir. Esta vertente da visita é especialmente apreciada pelos mais pequenos que têm várias zonas de diversão a eles dedicadas.




Este museu ao ar livre está dotado de um conjunto de infraestruturas para poder aqui desfrutar de um belo dia de lazer, já que pode contar com áreas de piquenique, W.C., bar e restaurante. Os cães também podem usufruir deste espaço, mas o uso de trela é obrigatório.


O museu está aberto todos os dias das 9h às 18h e em Agosto até às 19 horas. O ingresso tem o custo de 9€ para adultos e 5€ para crianças. A entrada é gratuita até aos 5 anos. Se chegar em transporte público tem desconto na entrada bastando para isso mostrar o título de transporte que usou.

Quem se desloca de carro tem à disposição um grande parque de estacionamento. Neste caso, para aqui chegar preste atenção: deve seguir a placa que diz Gutach/Schwarzwaldbahn e não apenas Gutach!

A título de referência digo que, por exemplo, a cidade alemã de Friburgo fica à distância de 55 Km e as cidades francesas de Estrasburgo e Colmar ficam a 66 Km e 98 Km respectivamente.

Decorrem demonstrações de várias actividades da vida rural ao longo do dia. Informe-se sobre os respectivos horários durante a admissão.


Para aceder a este museu a céu aberto tem autocarros e comboios que partem de vários locais, com paragens muito perto da entrada.

Se está em viagem pela Europa, faça um desvio e venha conhecer este local único. Garanto que vai gostar e as crianças vão agradecer.

♥ Boa viagem ♥