Vieira de Leiria – praia e pesca

Para quem quer andar à beira mar, respirar o ar fresco da maresia e deixar para trás o stress da cidade, Vieira de Leiria é um exemplo de como esquecer o trabalho durante um fim-de-semana. A primeira referência à ocupação desta Freguesia data do ano de 1527, quando se contabilizaram 135 habitantes.

pintura
Pintura de rua alusiva às casas antigas

Mais tarde, no século XVIII, Vieira de Leiria regista um crescimento da população que começa ali a instalar-se, uma vez que, a par da indústria vidreira, o Pinhal de Leiria proporcionava trabalho com especial destaque para o corte e serração de madeira. Foi para aqui que o povo fugiu e se escondeu com os seus bens, aquando da invasão francesa em 1810.

marinha-grande-2009-10
Pinhal de Leiria

A Praia da Vieira surgiu porque um pequeno grupo de corajosos pescadores, que partiam para a pesca em minúsculos barcos em forma de meia-lua, ali fixaram residência e comercializavam o que o mar lhes dava, depois de arriscarem a vida nesta zona da costa atlântica.

pescadores
Barco saindo para a pesca

Os veraneantes descobriram então a Praia da Vieira e a foz do rio Lis, que faz as delícias de quem gosta de praticar pesca à linha.

marinha-grande-2009-84
Foz do Rio Lis

Começaram a surgir as construções de férias e o comércio emergiu. Esta extensa praia é muito procurada por famílias para ali passarem alguns dias de lazer. A maior atracção do dia é a chegada do peixe. As pessoas e os proprietários dos restaurantes, esperam os barcos e compram logo ali o pescado acabadinho de sair do mar. Os restaurantes são muitos e o peixe fresco e marisco, abundam nas ementas.

esperando
Esperando a chegada do barco
chegada
A chegada do peixe
venda
A venda do peixe no local

Em 1992 foi erguido o Monumento ao Pescador, em memória de todos os que arriscam a vida na faina.

marinha-grande-2009-155
Monumento ao Pescador

A Capela dos Pescadores foi construída em 1973, toda em madeira do Pinhal de Leiria e é um exemplo raro deste tipo de edifício religioso no nosso país.

marinha-grande-2009-148
A Capela dos Pescadores

A Praia da Vieira também é muito procurada para a prática de surf e bodyboard. Esta é, portanto, uma zona propícia para quem gosta de desportos e actividades ao ar livre. Ficámos alojadas no Hotel Cristal Vieira Praia & Spa, mesmo de frente para o mar.

marinha-grande-2009-32
Hotel Cristal Vieira Praia & Spa

O quarto era bom e muito espaçoso, o pequeno-almoço variado e de qualidade e o spa tem uma área muito relaxante com muita variedade de serviços.

piscina
Piscina do hotel

Nas traseiras do hotel encontra algumas casas típicas que podem ser alugadas.

marinha-grande-2009-9
Casinhas típicas para alugar

Aqui fica também o Mariparque – Centro Aquático da Praia da Vieira. É um parque com muitas piscinas, escorregas e actividades radicais. Está aberto, durante a época balnear, todos os dias das 10h às 19.30h e os preços variam consoante o tempo que se está lá dentro mas o máximo, para todo o dia, são 12€. Um local que vai ao encontro dos gostos de toda a família.

marinha-grande-2009-16
Centro Aquático da Praia da Vieira

E por falar em diversão, as noites são muito animadas nos bares ao longo da Avenida Marginal, com música ao vivo durante o verão. Também na rua os feirantes vendem produtos regionais, bordados ou velharias. Há de tudo.

avenida
Avenida Marginal

A Praia da Vieira fica a 150 Km a norte de Lisboa. No caminho pode aproveitar e fazer uma paragem na Marinha Grande e visitar o Museu do Vidro. Encerra à segunda-feira e a entrada custa 1.50€. Este preço pode sofrer alteração quando decorrem exposições temporárias.

marinha-grande-2009-18
Praia da Vieira

E quem não gosta de poder apreciar o pôr-do-sol sem pensar em mais nada?

marinha-grande-2009-100
Por do sol em frente do hotel

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s