Para quem quer andar à beira mar, respirar o ar fresco da maresia e deixar para trás o stress da cidade, Vieira de Leiria é um exemplo de como esquecer o trabalho durante um fim-de-semana. A primeira referência à ocupação desta Freguesia data do ano de 1527, quando se contabilizaram 135 habitantes.

Mais tarde, no século XVIII, Vieira de Leiria regista um crescimento da população que começa ali a instalar-se, uma vez que, a par da indústria vidreira, o Pinhal de Leiria proporcionava trabalho com especial destaque para o corte e serração de madeira. Foi para aqui que o povo fugiu e se escondeu com os seus bens, aquando da invasão francesa em 1810.

A Praia da Vieira surgiu porque um pequeno grupo de corajosos pescadores, que partiam para a pesca em minúsculos barcos em forma de meia-lua, ali fixaram residência e comercializavam o que o mar lhes dava, depois de arriscarem a vida nesta zona da costa atlântica.

Os veraneantes descobriram então a Praia da Vieira e a foz do rio Lis, que faz as delícias de quem gosta de praticar pesca à linha.

Começaram a surgir as construções de férias e o comércio emergiu. Esta extensa praia é muito procurada por famílias para ali passarem alguns dias de lazer. A maior atracção do dia é a chegada do peixe. As pessoas e os proprietários dos restaurantes, esperam os barcos e compram logo ali o pescado acabadinho de sair do mar. Os restaurantes são muitos e o peixe fresco e marisco, abundam nas ementas.



Em 1992 foi erguido o Monumento ao Pescador, em memória de todos os que arriscam a vida na faina.

A Capela dos Pescadores foi construída em 1973, toda em madeira do Pinhal de Leiria e é um exemplo raro deste tipo de edifício religioso no nosso país.

A Praia da Vieira também é muito procurada para a prática de surf e bodyboard. Esta é, portanto, uma zona propícia para quem gosta de desportos e actividades ao ar livre. Ficámos alojadas no Hotel Cristal Vieira Praia & Spa, mesmo de frente para o mar.

O quarto era bom e muito espaçoso, o pequeno-almoço variado e de qualidade e o spa tem uma área muito relaxante com muita variedade de serviços.

Nas traseiras do hotel encontra algumas casas típicas que podem ser alugadas.

Aqui fica também o Mariparque – Centro Aquático da Praia da Vieira. É um parque com muitas piscinas, escorregas e actividades radicais. Está aberto, durante a época balnear, todos os dias das 10h às 19.30h e os preços variam consoante o tempo que se está lá dentro mas o máximo, para todo o dia, são 12€. Um local que vai ao encontro dos gostos de toda a família.

E por falar em diversão, as noites são muito animadas nos bares ao longo da Avenida Marginal, com música ao vivo durante o verão. Também na rua os feirantes vendem produtos regionais, bordados ou velharias. Há de tudo.

A Praia da Vieira fica a 150 Km a norte de Lisboa. No caminho pode aproveitar e fazer uma paragem na Marinha Grande e visitar o Museu do Vidro. Encerra à segunda-feira e a entrada custa 1.50€. Este preço pode sofrer alteração quando decorrem exposições temporárias.

E quem não gosta de poder apreciar o pôr-do-sol sem pensar em mais nada?

♥ Boa viagem ♥