Cheguei a Èze e caiu-me o queixo!!! Tive a impressão de estar a ser colocada na cena de um filme de época. À medida que avançava mais para dentro desta vila medieval, tive a sensação de estar a recuar milhares de anos no tempo. Èze é uma vila pequenina e charmosa, situada no alto de uma colina na Cote d’Azur, no sul de França.

Em 1388, os nobres da Casa de Sabóia, construíram a pequena vila para que servisse de fortaleza e protecção naquela zona da costa mediterrânea, já que a sua localização a 427 metros acima do nível do mar, era uma mais-valia. Durante séculos, tropas francesas e turcas lutaram pela posse da vila de Èze, mas só em 1860 ela foi definitivamente declarada como território francês.

A Riviera Francesa sempre atraiu muitos visitantes, quer pelo clima ameno, quer pelas paisagens arrebatadoras para o Mar Mediterrâneo e Èze Village não é excepção.

Comece a subir pelas suas ruas estreitas e perca-se nas vielas apreciando as casinhas de pedra, impecavelmente conservadas.

Sinta o cheiro das flores que abundam nas janelas e nos terraços e o perfume no ar. Esta zona é mundialmente conhecida pelo fabrico de perfumes e existem ali filiais de grandes marcas.

A Fragonard, uma das mais antigas fábricas, tem, no início da vila, uma enorme loja onde pode também apreciar alguns apetrechos usados no fabrico dos perfumes.

Entre nas várias galerias de arte e lojas de souvenirs e produtos típicos da terra. Faça uma refeição nos vários restaurantes e cafés, com esplanadas viradas para o Mediterrâneo, com vistas que são uma bênção para os olhos

Enquanto sobe, encontra também jardins onde pode repousar um pouco ouvindo as quedas de água.

Mais à frente, a Igreja Notre Dame de L’Assomption de Èze, que foi construída em 1764.

Finalmente chegamos ao topo da colina e encontramos as ruínas que restam de um antigo castelo e que lembram a História turbulenta deste local.

É também aqui que damos de caras com o Jardim Exótico de Èze. Este é o local a que podemos chamar “a cereja no topo do bolo”. Como é que tanta beleza cabe num sítio tão pequeno? Para aqui entrar precisa pagar 6€, mas pague porque não se arrepende.

Aqui encontra centenas de espécies de cactos e plantas suculentas e ainda algumas esculturas.

Este jardim foi aqui construído por Jean Gastaud, porque o local estava protegido dos ventos do norte, pelas montanhas rochosas.

As paisagens que se avistam daqui são “ouro sobre azul” para os amantes da fotografia. Daqui, o Mar Mediterrâneo apresenta-se em toda a sua plenitude, assim como parte da Cote d’Azur e as suas marinas, sempre repletas de barcos vindos de todo o mundo.

Se fizer esta visita no verão, prepare-se para o calor. Quanto mais sobe, mais aumenta a temperatura.

Èze fica à distância de 10 Km de Nice. Nesta cidade pode apanhar o autocarro número 82, junto ao porto, que o leva até à vila medieval e cujo bilhete custa 2€. O trajecto é todo junto à costa e é deslumbrante.

Existem na vila alguns hotéis onde pode alojar-se mas os preços não são para todas as bolsas.

Há muito mundo para ver, mas este é um dos sítios mais deliciosos e românticos onde já estive.

♥ Boa viagem ♥