Um autêntico palácio em cada estação. Os mármores, lustres, vitrais, estátuas e altos-relevos fazem do metro de Moscovo um dos mais belos do mundo e um dos pontos turísticos mais visitados na capital russa, só superado pelo Kremlin e pela Praça vermelha.

Mandado construir por Stalin e inaugurado em 1935 com apenas 13 estações é, atualmente, um dos maiores e mais movimentados metros de todo o mundo, com cerca de 200 estações, distribuídas por 12 linhas, numa extensão aproximada de 340 Km.
O metro de Moscovo foi projetado, não só para resolver o problema do transporte público mas, principalmente, para mostrar ao mundo a superioridade da União Soviética sobre o Capitalismo.

Para decorar as estações, que deveriam ser todas diferentes, foram chamados os melhores artistas russos e usados os materiais mais nobres.
As estações tinham que ser profundas para servirem de abrigo a bombas e ataques químicos. E assim foi para muitos moscovitas que ali se refugiaram durante os bombardeios alemães da Segunda Guerra Mundial.

Visitar o metro de Moscovo é um deslumbramento para os olhos e visita obrigatória para quem visita a capital russa. Um bilhete simples custa apenas 50 rublos (aproximadamente 0,75€).
♦ Como se orientar no metro
Todas as indicações do metro de Moscovo estão escritas no alfabeto cirílico. Por isso aconselhamos vivamente a levarem um mapa grande, pois os que dão nos hotéis são muito pequenos e de difícil leitura (porque nós não lemos cirílico, comparamos as letras que mais parecem símbolos).

Para melhor orientação, marcar no mapa a Praça Vermelha, a estação mais próxima do vosso alojamento e as estações que querem visitar.
Três palavras que têm que saber para se orientarem:
Kacca (Diz-se Kassa) = bilheteira
BbIXOA = Saída
BXOA = Entrada


Nem sempre a entrada e saída da mesma estação se fazem pela mesma porta (é o caso da estação da Praça Vermelha).
Para comprar o bilhete basta dirigir-se à bilheteira e pedir a quantidade de bilhetes em inglês ou com os dedos. Eles percebem.

As estações com várias linhas são enormes e por isso cada linha tem um nome diferente apesar de ser a mesma estação.
Depois siga as placas com as cores da linha que pretende. Se não vir, continue, elas hão-de aparecer.

Quando chegar à gare, tem que escolher o sentido correto da sua direção. Esquerda ou direita? É a dúvida. Olhe para ambas as placas. Estão escritas todas as estações dessa linha. Só tem que procurar onde está escrita a sua estação de destino e seguir para esse lado.
Veja quantas estações são até ao seu destino e durante a viagem conte. É a melhor forma uma vez que, o nome das estações fica tapado quando os comboios param.

Demore o tempo que precisar para pensar. O metro de Moscovo não é só um dos mais bonitos do mundo mas, também, um dos mais eficientes. A espera pelo próximo comboio é só de 60 a 90 segundos.

Se se enganar não se atrapalhe. Saia e volte a ler as placas. Pergunte se for preciso, todos ajudam.
Por fim e não menos importante. Proteja bem os seus haveres. O metro é o local preferido dos carteiristas. Evite a hora de ponta.
♥ Boa viagem ♥