Catedral do Cristo Salvador – a mais bela de Moscovo

Esta Catedral Ortodoxa, uma das mais belas de Moscovo, fica à beira do rio Moskva e destaca-se pelas suas cinco cúpulas douradas. Foi construída no século XIX para celebrar a vitória do exército russo sobre as tropas de Napoleão e honrar os seus soldados mortos. Em 1931, o governo comunista mandou dinamitar a igreja pois ela era considerada um símbolo do Império Czarista.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Catedral do Cristo Salvador vista da Ponte Patriarcal

Mais tarde foi construída neste local uma enorme piscina pública com 130 metros de cumprimento que funcionou até 1994. Foi então que o patriarcado de Moscovo sugeriu a reconstrução da Catedral. Boris Yeltsin aceitou a ideia e a Catedral foi reinaugurada no ano 2000 idêntica à original.

20160811074559
Detalhe de uma das portas da Catedral

O seu interior é de uma beleza estonteante desde as paredes forradas a mármore italiano de várias cores, aos frescos que relatam a história da Rússia e acontecimentos religiosos. O acesso ao piso inferior é feito por uma estreita escadaria, que passa despercebida, ao lado de um pilar da igreja. Algumas pessoas passam e não vêem. Procure essa escada e desça. É uma bela surpresa. Ali existe um museu, três altares e ali se situa, também, a Academia de Formação espiritual. A este piso inferior chama-se Catedral Moderna. Não tenha pressa e absorva toda esta beleza porque aqui não se pode fotografar, no entanto, a entrada é gratuita.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Exterior da Catedral

Ao lado da Catedral do Cristo Salvador, passeie um pouco pelos jardins e continue para a Ponte Patriarcal com uma linda vista do rio e da cidade.

20160811073558
Ponte Patriarcal vista dos jardins da Catedral
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ponte Patriarcal

De um lado observe ao longe o Kremlin e do outro avista-se o monumento a Pedro, o Grande, com quase 100 metros de altura. Foi construída para comemorar o 300º aniversário da Marinha Russa mas os moscovitas não gostam dela. Cada cabeça sua sentença. Qual será a sua opinião?

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O Kremlin visto da ponte
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Monumento a Pedro, o Grande visto da ponte

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s