Quem gosta de arte vai querer visitar a Galeria Tretyakov, em Moscovo. Foi um coleccionador russo que resolveu comprar aquele edifício para aí reunir toda a arte exclusivamente russa ou de artistas que com ela tivessem alguma ligação.

A entrada do museu parece pequena mas é ilusório. Lá dentro, enormes salas e galerias albergam mais de 130.000 obras de arte que contam a história deste país desde o século XI até aos nossos dias.

Durante a II Guerra Mundial a colecção correu perigo e, então, saiu da cidade um comboio com dezassete vagões cheios de obras para serem escondidas. Entre 1985 e 1995, o museu esteve encerrado para que fosse feita uma profunda reorganização das obras. A visita tem o preço de 400 rublos.

Na aproximação à galeria, existe um pequeno jardim onde se podem ver algumas esculturas curiosas que fazem antever a proximidade com a arte.

Saindo da galeria e 30 metros mais a frente não deixe de visitar a Ponte dos Beijos.

É uma das 49 pontes que atravessam o rio Moskva e os canais de Moscovo, mas tem uma particularidade: aí foram colocadas árvores de metal para que os casais apaixonados pendurem os cadeados e deitem a chave ao rio.

A ponte está ladeada por repuxos que saem do rio e que assinalam o local.

A estação de metro de Oktyabraskaya é a que se localiza mais perto do museu.
♥ Boa viagem ♥