A Capela do Sr. da Pedra – um brinde no passadiço da “Linha Azul”

Respire fundo, ouça as ondas do mar a bater nas rochas e o som das aves que, felizes, acompanham a chegada dos pescadores com os seus barcos carregados de peixe. Sinta o sol e a maresia que acarinham o corpo e fazem tão bem à alma! É sempre muito agradável percorrer o passadiço da “Linha Azul” que vai de Espinho a Gaia e apreciar as paisagens que o Oceano Atlântico e as suas belas praias nos proporcionam ao longo destes 15 Km de extensão.

DSC01097
O passadiço da “Linha Azul” na zona da praia de Bocamar
20200815_094832
Praia da Granja
DSC01327
Espinho à vista

Já por aqui caminhámos várias vezes, mas neste artigo vimos falar-lhes do “encontro inesperado” que, quem não sabe, tem a meio do caminho! Referimo-nos àquele ponto branco que se começa a revelar lá ao fundo do areal…. Oh! É a Capela do Sr. da Pedra!

77
Aproximação à praia de Miramar com a ermida à vista

Esta peculiar construção foi erguida em 1686 no cimo de um rochedo na praia de Miramar, classificada no ranking do “European Best Destination” como uma das mais bonitas praias da Europa.

20200815_195918
Cai a noite numa das mais bonitas praias de Portugal

Este que começou por ser um local de cultos pagãos, foi posteriormente convertido ao cristianismo, embora práticas ligadas ao ocultismo continuem a acontecer por aqui.

88
A capela está sempre iluminada para servir de guia aos pescadores

Diz a lenda que uma imagem de Cristo vinda do mar, terá pousado naquela pedra e que, depois disso, todas as noites ali incidia uma luz. Terá sido por esta razão que foi aqui construída a capela que, segundo diz o povo, não pertence nem ao mar nem à terra numa alusão às marés. Quando há maré-cheia, a capela parece estar assente nas águas e quando a maré está baixa ela pertence à praia.

SR DA PEDRA
Durante a maré-cheia ou preia-mar é impossível a aproximação. A ermida é frequentemente restaurada devido aos estragos causados pelas investidas do mar durante o inverno

A única igreja virada de costas para o mar, tem uma forma hexagonal, um altar-mor e dois retábulos laterais em talha dourada de estilo barroco. A entrada da capela está ladeada por dois painéis de azulejos e no exterior tem um bonito miradouro para o oceano e para a linha de costa.

55
O altar-mor
DSC01139 (2)
Um dos retábulos laterais

A Capela do Sr. da Pedra, vista do mar, serve de referência aos pescadores que todos os anos lhe dedicam uma romaria. Esta festa, uma tradição muito antiga, acontece no Domingo da Santíssima Trindade (50 dias após o Domingo de Páscoa) e prolonga-se até à Terça-feira seguinte.

66
A entrada da capela
DSC01157 (2)
Pormenor dos azulejos que ladeiam a porta principal

No período da maré-cheia não é possível aceder à Capela do Sr. da Pedra e durante a hora do almoço costuma estar encerrada.

DSC01150
No miradouro avista-se toda a costa atlântica até Gaia
DSC01153
A praia de Miramar vista a partir do átrio da igreja

Sendo crente ou não, este é um local de visita obrigatória na Área Metropolitana do Porto. Este passadiço permite caminhar sobre as dunas e apreciar o seu ecossistema. Ao longo deste passeio encontrará bares, restaurantes e serviços de apoio que o ajudarão a tirar um bom partido de mais uma prazerosa caminhada por este belo pedacinho de Portugal

DSC01100
Canaviais, cardo-marítimo, ouriço-das-dunas e outras espécies podem ser apreciadas durante a caminhada
20200815_130801
Praia da Aguda. Em terra de pescadores come-se bom peixe…
20200815_203140
… e nós degustámos um delicioso Polvo à Lagareiro no Restaurante Areal Praia, em frente à ermida do Sr. da Pedra, que recomendamos
20200815_115616
Nós gostámos muito de voltar e vocês, já conhecem?

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s