Depois de dois dias de visita à cidade de Coimbra, seguimos para a Serra da Lousã à procura da tranquilidade que a natureza proporciona e à descoberta das tão famosas Aldeias de Xisto.

Vista panorâmica da Aldeia do Talasnal

A Serra da Lousã situa-se em Portugal Continental e, juntamente com a Serra do Açor e a Serra da Estrela, integra a Cordilheira Central que também pertence ao Sistema Montejunto-Estrela. Situada na transição do distrito de Coimbra para o distrito de Leiria, abrange os concelhos de Lousã, Góis, Castanheira de Pêra, Miranda do Corvo e Figueiró dos Vinhos.

Vila da Lousã vista da serra

São 12 as Aldeias de Xisto da Serra da Lousã: Aigra Nova, Aigra Velha, Casal de São Simão, Chiqueiro, Comareira, Ferraria de São João, Gondramaz, Pena, Casal Novo, Talasnal, Candal e Cerdeira. Sem tempo para visitar todas, ficámos pelas quatro últimas.

Encantos das Aldeias de Xisto da Lousã

Como é nosso hábito, chegámos cedo à Lousã e embrenhámo-nos na serra, sombreada por sobreiros, carvalhos, castanheiros e pinheiros, em direcção às Aldeias de Xisto.

Sozinhas na estrada

A estrada é boa e, talvez por sorte, fizemos o percurso quase sem nos cruzarmos com outros carros, proporcionando-nos momentos de autêntica paz. Pelo caminho fomos absorvendo o silêncio, a frescura e os aromas da serra.

20190808100419
Miradouro da Tarrasteira

Com breves paragens pelo caminho, para admirar as paisagens dos miradouros, chegámos à aldeia do Casal Novo.

20190808102928
Detalhes feitos em xisto
20190808105246
A aldeia desenvolve-se numa encosta com declive acentuado

O Casal Novo é uma aldeia pequenina, mas está recheada de pitorescos detalhes e oferece vista panorâmica sobre a vila e o castelo da Lousã. Tome o seu tempo, cada recanto é uma preciosidade.

20190808_103415
Em cada caminho e recanto, as hortenses dão vida ao xisto

Não tem habitação permanente, mas se gosta de tranquilidade e isolamento tem algumas casas disponíveis para alojamento local.

20190808104218
Casa de alojamento local no Casal Novo

Seguindo tranquilamente pela estrada, chegámos ao Talasnal, a mais conhecida e representativa de todas as aldeias da Serra da Lousã.

20190808110430
Talasnal Montanhas de Amor

Também não tem habitantes permanentes, mas a recuperação da aldeia é visível e mantém casas de segunda habitação, alojamento local e alguns serviços de restauração e venda de artesanato.

Casa típica do Talasnal
Para descansar com uma vista deslumbrante para a serra

Seguimos pela rua principal, que acompanha o declive da encosta, à descoberta dos becos e ruelas que vão aparecendo e admirando os detalhes de cada casa e cada recanto.

20190808113811
Rua principal sempre a descer pela encosta
20190808114246
Cada recanto um tesouro

O almoço foi na “Ti Lena”, o restaurante mais conhecido das Aldeias de Xisto da Serra da Lousã. O espaço é muito pequeno e, por isso, é aconselhável fazer reserva com bastante antecedência ou corre o risco de não ter mesa (Reservas: D. Lisete Dias, 911 932 942).

20190808123638
Interior do restaurante “Ti Lena”
20190808130226
A Chanfana estava deliciosa…

Depois do almoço partimos novamente para a estrada. No caminho surgiu a placa a indicar “Trevim” e lá fomos nós à procura do Baloiço do Trevim, sem saber que iríamos ao encontro da nossa maior aventura na Serra da Lousã.

20190808145423
Mesmo nos dias de verão, é normal o nevoeiro abater-se sobre o topo da serra

A Serra da Lousã tem 1205 metros de altura e, a meio caminho, ao mesmo tempo que mergulhávamos num cerrado nevoeiro, a estrada desaparecia transformando-se num monte de pedras e buracos do tamanho de crateras.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O menos mau que encontrámos

Soubemos que estávamos no topo da serra ao avistarmos, através do denso nevoeiro, as enormes eólicas. E o baloiço? Nem vê-lo…

20190808150115
O baloiço do Trevim está nesta clareira para lá das cercas de madeira

Desiludidas, depois de quilómetros aos saltos sobre pedras e buracos, resolvemos voltar para trás e, eis que por um acaso, parámos numa clareira e descobrimos o baloiço.

“Sente”

Devido ao denso nevoeiro que de vez em quando aliviava um pouco, não desfrutámos da paisagem como gostaríamos. Apesar de tudo, valeu a pena. A boa noticia é que parece que a estrada para o alto de Trevim já foi arranjada.

20190808150642 (2)
Baloiço do Trevim com vista panorâmica para a vila e Serra da Lousã

Depois da descida e já com um sol radioso, chegámos à aldeia do Candal situada mesmo à beira da estrada nacional que liga a Lousã a Castanheira de Pêra.

Aldeia do Candal

A aldeia é habitada e é frequentemente procurada por visitantes para estadias de férias e fins-de-semana que nos dias quentes se podem refrescar na Ribeira do Candal transformada, no ano 2000, em piscina natural.

20190808161826
Piscina Natural do Candal

Se subir até ao topo encontrará um miradouro com vista panorâmica para a serra, mas prepare-se para subir muitas escadas.

Subida para o miradouro
20190808162120
Miradouro do Candal
De frente para a serra

Novamente na estrada chegámos à Cerdeira, a última aldeia que visitámos. Atravessámos a pequena ponte sobre o regato e fomos descendo pelas ruelas.

20190808_162342
Vista panorâmica da Aldeia da Cerdeira
20190808165506
Descendo as ruelas da Cerdeira

Este é um espaço de encontro para artistas que aqui dispõem de alojamento preparado para estadias de longa duração. Participam em workshops e desfrutam das infraestruturas de apoio como a Casa das Artes, os ateliers, a Biblioteca, a Galeria, o Forno comunitário e o Café da Videira.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A aldeia tem várias infraestruturas de apoio para os artistas
20190808165525
A Galeria

Com o tempo que tínhamos, só visitámos quatro aldeias, mas foi o suficiente para ficarmos com uma ideia das maravilhas que o homem foi capaz de fazer aproveitando um dos principais recursos naturais da serra: o xisto.

20190808165935
Placas de xisto – o tesouro da Serra da Lousã

O dia já ia longo e seguimos para a vila da Lousã. No caminho uma paragem no miradouro de N.ª Sr.ª da Piedade com vista panorâmica para o Santuário com o mesmo nome e para o Castelo de Arouce.

20190808172030
A vista do miradouro é deslumbrante

Ficámos alojadas, por uma noite, no Palácio da Lousã Boutique Hotel. O hotel está instalado no Palácio dos Salazares, um edifício brasonado, também conhecido por Palácio da Viscondessa do Espinhal.

20190808202227
Palácio da Lousã Boutique Hotel
20190808202538
Piscina do Hotel

Serviu de moradia à Viscondessa e a notáveis da vila e o seu interior é merecedor de visita detalhada para quem está alojado.

20190809085706
Interior do Palácio Hotel
20190809081131
Sala de refeições
20190809081141
Pequeno-almoço irrepreensível

Depois do jantar, foi tempo para uma visita à vila onde se destacam a Capela da Misericórdia, a Igreja Matriz, o edifício dos Passos do Concelho e o Ecomuseu da Serra da Lousã.

20190808192802
Capela da Misericórdia
20190808193050
Igreja Matriz da Lousã

A Lousã é uma vila no distrito de Coimbra, constituída por seis freguesias: Casal de Ermio, Foz de Arouce, Gândaras, Lousã, Serpins e  Vilarinho. É frequentemente escolhida para pernoita dos muitos visitantes da Serra da Lousã. Conta com hotéis, alojamento local e uma Pousada da Juventude. Nas suas ruas encontrámos restaurantes, bares e também uma loja de venda de artesanato e produtos locais quase em frente ao hotel.

Edifício dos Paços do Concelho

No dia seguinte, depois de um pequeno almoço de príncipes, voltámos à serra para visitar o complexo da Nossa Senhora da Piedade formado pelo Santuário com o mesmo nome, o Castelo de Arouce e a praia fluvial.

Castelo de Arouce

O Castelo de Arouce, também conhecido por Castelo da Lousã, data do século XI e pertence a uma das primeiras linhas defensivas criadas para controlar os acessos meridionais a Coimbra. Vale a pena subir às ameias de onde se tem vista panorâmica para o Santuário, praia fluvial e Serra da Lousã.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Vista panorâmica a partir do castelo

Saindo do castelo encontramos o Posto de Turismo e do outro lado da estrada a Capela Senhora dos Aflitos que também pertence ao Santuário.

20190809123133
Capela Senhor dos Aflitos com o castelo ao fundo

Descemos para a praia fluvial da Nossa Senhora da Piedade, localizada na ribeira de S. João. O espaço está classificado com bandeira azul, tem nadador salvador, posto de socorros e infraestruturas de apoio como um bar, um restaurante, zona de merendas e balneários.

20190809105717
Praia Fluvial da N.ª Sr.ª da Piedade e restaurante “O Burgo” no cimo

Uma piscina natural menos profunda permite segurança para as crianças e tem condições de acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

Muitos recantos para explorar

Começámos, então, a subida do Santuário da Nossa Senhora da Piedade. Apesar de ser íngreme, o caminho não se torna difícil por tanto que há para explorar e pelas deslumbrantes paisagens para a serra. A meio caminho também encontra sanitários.

20190809112924
O arco que marca o início do Santuário e a Fonte da Vida
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Zona de apoio aos visitantes

A escadaria é toda feita em xisto e antes de chegar ao topo passamos pela Capela de S. João, a única visitável, e pela Capela Senhor da Agonia.

20190809114645
Capela de S. João, a única visitável. Na pequena capelinha está montado um Presépio

Por fim chegamos à Capela da Nossa Senhora da Piedade rodeada por um miradouro  em 360º onde é possível ver os trilhos dos caminhantes e todo o espaço envolvente da serra.

20190809115654
Capela da N.ª Sr.ª da Piedade e miradouro

Descemos para almoçar no restaurante “O Burgo”. Fizemos reserva uma semana antes (tel.: 239 991 162) e ainda bem porque antes de abrir já tinha a indicação de esgotado.

20190809124645
Interior do restaurante “O Burgo”

Foi uma experiência magnifica, quer pela decoração do espaço interior e suas vistas, quer pela comida que estava divinal. Escolhemos um prato de degustação que nos permitiu conhecer os vários sabores da comida típica da região.

20190809125654
Degustação de entradas, prato principal e sobremesas. Ah! a cerveja é sem álcool. “Se conduzir, não beba!”

Depois do almoço, seguindo a sugestão dada no Posto de Turismo, onde fomos muito bem recebidas, seguimos para visita às praias fluviais da Bogueira e da Nossa Senhora da Graça, ambas localizadas no rio Ceira com nascente na Serra do Açor.

20190809153044
Ponte sobre o rio Ceira na Praia Fluvial da Bogueira

Tivemos que voltar à Lousã para apanhar a N236 e na terceira rotunda aparece a indicação para Casal do Ermio. Depois é só seguir as placas.

20190809153340
Parque de estacionamento e bar da praia

A Praia Fluvial da Bogueira fica localizada no Casal do Ermio a 10 minutos da Lousã. Foi distinguida com bandeira azul e é acessível desde a época balnear de 2006. Tem nadador salvador e infraestruturas de apoio aos visitantes como balneários, piscina fluvial para as crianças, bar e zona de piquenique.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Um espaço calmo e relaxante

Seguindo na mesma estrada em direcção a Serpins, chegamos à Praia Fluvial da Nossa Senhora da Graça, inaugurada em 1996. Atravessámos a estreita ponte e encontramos um espaçoso parque de estacionamento.

Ponte de acesso ao parque de estacionamento

A piscina natural principal é destinada para os adultos existindo outra para as crianças. A praia, distinguida com bandeira azul, tem balneários, nadador salvador e durante a época balnear tem disponível o aluguer de canoas e barcos. É acessível a pessoas com mobilidade reduzida.

20190809160103
Praia Fluvial da Senhora da Graça. À esquerda, o grande relvado onde se fazem espectáculos de verão e, à direita, os balneários.

Numa das margens existe um grande relvado e bar com esplanada e, junto à piscina infantil, uma zona de piqueniques. O espaço ideal para se passar um dia fresco e tranquilo.

20190809161207
Recantos para explorar

Demos por terminada a nossa visita à serra da Lousã e, já cheias de saudades, começámos o regresso a Lisboa. De coração cheio e alma lavada podemos dizer:

“Isto é Lousã”

LOUSÃ4
Venha daí! A Lousã está à sua espera…

♥ Boa viagem ♥

Se gostou deste roteiro e quiser adicionar dois dias em Coimbra, como nós fizemos,
também poderá estar interessado em ler:

“Coimbra – a cidade dos doutores, dos amores e da saudade”

1 thoughts on “Roteiro de dois dias na Serra da Lousã – Aldeias de Xisto, Santuário da Nossa Senhora da Piedade e praias fluviais