Sabia que? – O Santuário de Fátima

“Em 1954, o Papa Pio XII concedeu o título de “Basílica Menor” à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, em Fátima.”

Sabe o que é uma Basílica e qual a diferença entre Menor e Maior?

Basílica é o título concedido pela Santa Sé a algumas igrejas pela sua antiguidade ou por serem centros de peregrinações. O Papa é a única pessoa que pode conceder o título de “Basílica” a um templo.
Basílica Menor é um título honorífico concedido pelo Papa a igrejas consideradas importantes por diversos motivos tais como: valor histórico e patrimonial, veneração que lhe devotam os fiéis, importância peculiar para a vida litúrgica, pastoral e espiritual.
Basílica Maior ou Papal é o título concedido às Basílicas que estão directamente sob autoridade do Papa. Têm privilégios especiais e abrigam um altar e um trono papal. Só existem quatro Basílicas Maiores:  São Pedro, no Vaticano, e São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros, em Roma. Estas quatro grandes basílicas distinguem-se por terem uma Porta Santa, que só é aberta durante o Ano Santo permanecendo encerrada no resto do tempo, e por somente o Papa e seus delegados poderem celebrar missa no altar-mor.

025 (2)
Basílica Menor de Nossa Senhora do Rosário

“O Santuário de Fátima já recebeu duas Rosas de Ouro Papais. A primeira foi enviada, em 1965, pelo Papa Paulo VI. A segunda foi entregue, em 2010, pela mão do Papa Bento XVI.”

Sabe o que é a Rosa de Ouro Papal?

Rosa de Ouro Papal é um ornamento precioso, abençoado pelo Papa no quarto domingo de quaresma, que é oferecido como símbolo de reverência, estima e afeição, em reconhecimento de méritos pessoais ou como sinal de devoção particular a igrejas, santuários ou mesmo cidades. É feita por hábeis ourives em ouro puro, matizada ligeiramente com vermelho, e é sinal de fidelidade à Igreja de Cristo e seu Vigário.

rosa de ouro 2
Detalhe da Rosa de Ouro Papal

“Em 13 de maio de 1981, na Praça de São Pedro no Vaticano, o Papa João Paulo II foi alvo de um grave atentado. Precisamente um ano depois, em agradecimento à Nossa Senhora do Rosário pela proteção concedida, fez a sua primeira visita ao Santuário de Fátima, oferecendo a bala que quase o matou.”

Conhece os detalhes da coroa e qual o seu “mistério”?

A coroa de Nossa Senhora de Fátima foi feita em 1942 pela joalharia Leitão e Irmão, em Lisboa, que a considera a “a jóia mais importante feita em Portugal”.
A coroa de ouro, que pesa 1200 gramas e tem 2679 pedras e 313 pérolas, foi feita com jóias oferecidas por centenas de mulheres portuguesas, em acção de graças por Portugal não ter entrado na Segunda Guerra Mundial. Na jóia encontram-se 950 brilhantes, 1400 diamantes, 313 pérolas, uma esmeralda grande, 13 esmeraldas pequenas, 33 safiras, 17 rubis, 260 turquesas, uma ametista e quatro águas-marinhas.
Coube à Casa Gomes, da Póvoa de Varzim, a colocação, no interior da coroa, da bala oferecida por João Paulo II. Encontra-se engastada imediatamente debaixo da orbe azul celeste, na união das oito hastes. Surpreendentemente, a bala tem exatamente o mesmo diâmetro da anilha que une as hastes do diadema em que o projétil foi colocado.
Esta coincidência contribuiu, segundo a joalharia que fez a coroa em 1942, para o mistério em torno da Nossa Senhora de Fátima.

Objectos oferecidos pelos Papas ao Santuário de Fátima
Detalhe da Coroa “Preciosa” com a bala engastada

“Durante mais de meio século a imagem de Nossa Senhora de Fátima visitou 64 países dos vários continentes até que a Reitoria do Santuário de Fátima decidiu que não sairia mais, a não ser por alguma circunstância extraordinária.”

Sabe quantas réplicas da Nossa Senhora de Fátima existem e aonde está a verdadeira?

Em Maio de 2000 a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi colocada no Museu do Santuário, na exposição Fátima Luz e Paz. No dia 8 de Dezembro de 2003 a imagem foi levada para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, e colocada junto ao altar-mor. Só voltou a sair no período de 12 de Maio de 2014 a 2 de Fevereiro de 2015, para uma visita às comunidades religiosas contemplativas em Portugal, e no período de 13 de Maio de 2015 a 13 de Maio de 2016, percorrendo todas as dioceses portuguesas.
Foram feitas treze réplicas da imagem de Nossa Senhora de Fátima de forma a dar resposta aos vários pedidos provenientes de todo o mundo.

8630953_orig
Detalhe da imagem de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s