É no topo de uma colina com 100 metros de altura que está instalada a fortaleza de Hohensalzburg, assumindo a partir daí o seu papel de guardiã da cidade de Salzburgo na Áustria. As suas muralhas, que são visíveis de quase todos os pontos da cidade, parecem chamar os transeuntes convidando-os para uma visita.

Nós aceitámos o convite e fomos até lá, fazendo parte da estatística que diz que mais de 1.000.000 de pessoas visitam este local ao longo do ano, tornando-o o segundo destino turístico mais visitado da Áustria.

A fortaleza começou a ser construída no ano de 1077 por ordem do príncipe-arcebispo Gebhard von Helffenstein. A localização era a ideal para controlar a cobrança de portagem sobre os barcos que passavam pelo Rio Salzach. Essa tarifa era paga maioritariamente com sal, uma grande riqueza na época. Para isso se criaram grandes câmaras para armazenamento deste precioso bem.

Ao longo dos séculos, vários arcebispos habitaram a fortaleza e todos eles foram acrescentando algo ao castelo. Com o decorrer dos anos, foram reforçadas as muralhas exteriores e construíram-se torres redondas. No final do século XV foram construídos dois novos edifícios: o arsenal e o celeiro.


Em meados do século XVI o arcebispo Leonhard von Keutschach ordenou as maiores obras de ampliação que deram à fortaleza Hohensalzburg a aparência exterior que hoje tem, com 250 metros de comprimento e 150 metros de largura.



Foi ainda criada uma cisterna, uma padaria, foram feitas novas torres e surgiu também um sistema de transporte a partir da cidade, que facilitava o acesso a mercadorias para o castelo.

Nessa altura foram também construídos os imponentes aposentos dos príncipes e 58 brasões com uma beterraba passaram a fazer parte de toda a decoração do castelo. Porquê? O arcebispo Leonhard gostava muito de livros e isso não era muito bem visto pelo povo. Quando ele passava, atiravam-lhe com beterrabas. Quando o príncipe-arcebispo assumiu o trono, a beterraba passou a ser o símbolo do seu triunfo.

O dinheiro que sustentava todas estas construções vinha das reservas de ouro que era extraído nos Alpes Tauern na região do Tirol e que, nessa época, totalizava um terço do ouro mundial. Apesar das guerras e motins por que passou, a fortaleza permaneceu intacta sendo a única na Europa totalmente preservada.


Para além de residência temporária de príncipes-arcebispos, este monumento serviu também como quartel e prisão. O seu mais famoso prisioneiro foi o arcebispo Wolf Dietrich von Raitenau que, por não ter conseguido cumprir o celibato, aqui permaneceu durante 6 anos até à sua morte.


Em 1816, depois de terminar o principado eclesiástico, Salzburgo foi incorporada na monarquia dos Habsburgos e a fortaleza passou a ter apenas as funções de quartel e prisão. Com a inauguração das linhas férreas entre Viena e Munique em 1857, o turismo começa a crescer na região de Salzburgo e o imperador Franz Joseph anula as funções da fortificação e abre as portas às visitas turísticas em 1861.


Em 1892 inicia-se a construção do funicular que parte da Kapitelplatz, no Centro Histórico da cidade. Esta viagem demora apenas 1 minuto e as partidas fazem-se a cada 10 minutos.



Para além de poder desfrutar das belas vistas de toda a cidade e da cordilheira dos Alpes, pode ainda apreciar os tipos de construção medieval e vestígios romanos nos vários pátios ou saborear uma bebida ou refeição nas suas esplanadas enquanto contempla a paisagem luxuriante que se alonga pelo vale.



Dentro da fortaleza está também instalado o Museu das Marionetas e o Museu das Guerras de Salzburgo onde pode acompanhar a História e evolução do castelo. Os aposentos dos príncipes também estão abertos aos visitantes.


Façam como nós e não deixem nada para trás. Planeiem bem o vosso tempo e visitem tudo o que vos possa enriquecer culturalmente. O saber não ocupa lugar…

♥ Boa viagem ♥
This Cleaning specialized company is giving great attention professionalismall our own trained workers and tracks the timely growth of their qualification. Presented professionals available the more difficult works, they can help restore cleanliness everywhere in cottage.
You can now choose optimal for your company work schedule – day night or evening.
Coming maid is private housekeeper, which comes at any convenient for owners dwellings time and does the list previously of the stipulated works. It is now popular service, which can allow to maintain apartment or house in order, and not spending all remaining current time on the decision homemade problems. Ifyou need coming servant Seaport, our employees provide her for your company.
ourfirms you can order service maid Queensview two times in week . Mate will come to you in advance agreed time , and commit defined list of goals. Customer remains required give an assessment high quality completed services and admire cleaned and comfortable apartment.
Maid to clean house Manhattan – Maids Brooklyn
GostarGostar