Pode parecer estranho que estejamos aqui a incentivar as pessoas a visitar um cemitério mas, acreditem que não é… e até recomendamos que não passem ao lado sem entrar! Um dos mais antigos e fascinantes do mundo é o cemitério de São Pedro (Petersfriedhof), que se situa na cidade de Salzburgo na Áustria e é frequentemente apontado como sendo o mais belo jardim de Deus. A sua origem remonta ao ano de 696 quando foi fundada a igreja e mosteiro de São Pedro, ali ao lado.

A sua atmosfera é única e as suas lápides, em mármore e ferro fundido, são autênticas obras de arte. O seu alinhamento foi cuidadosamente calculado, como se de uma exposição se tratasse. Tudo está preservado ao pormenor e há sempre flores frescas por todo o lado. As flores de jardim que ali foram plantadas são cuidadas diariamente. A lápide mais antiga do cemitério data de 1288.


Nas suas catacumbas foram esculpidas duas capelas, consagradas em 1178 pelo arcebispo de Salzburgo e dedicadas ao arcebispo Thomas Becket que lutou pelos direitos e privilégios da Igreja e por isso foi perseguido e assassinado em 1170. Hoje em dia é venerado como santo e mártir pela Igreja Católica e Anglicana. Em 1491 foi construída a capela de Santa Margarida no centro do cemitério.



Neste local encontram-se sepultadas algumas das mais ilustres figuras austríacas ou que, sendo estrangeiras, contribuíram para o desenvolvimento do país. Lado a lado estão arquitectos, compositores, prefeitos, actores, cantores, pintores, políticos e historiadores. Maria Anna Mozart, irmã mais velha de Mozart, é uma das figuras relevantes que aqui repousa e que faleceu em 1829.


Mas, o cemitério de São Pedro é também mundialmente conhecido por terem sido aqui filmadas algumas cenas do filme “Música no Coração”. Foi aqui que se esconderam os elementos da família Von Trapp quando estavam a ser perseguidos e antes de conseguirem fugir para a Suíça.


No interior da abadia, desde o século XVII que existe uma longa galeria onde está em exposição uma vasta colecção de pinturas. O mosteiro é o mais antigo do mundo de língua alemã e desde 696 que monges vivem, rezam e trabalham aqui.


Em 1769 Mozart, com apenas 13 anos, compôs uma missa para o abade do mosteiro. Ainda hoje aqui se realizam regularmente concertos, onde se ouvem as obras do famoso compositor.


O cemitério está aberto todos os dias entre as 6h30 e as 18h e até às 19h durante o Verão. As catacumbas abrem entre as 10h e as 17h no Inverno e encerram às 18h no Verão. O preço do ingresso nas catacumbas é de 2€/adultos e 1.50€/séniores e crianças dos 6 aos 18 anos.


Entre…sem medo! Faça esta visita improvável e deixe-se envolver pela paz e beleza deste lugar!!!

♥ Boa viagem ♥