Sem dúvida que o Natal é a quadra mais festejada do mundo. Em Portugal aldeias, vilas e cidades vestem-se de cor e luz e todos aguardam com mais ou menos ansiedade a vinda do Pai Natal que, segundo a tradição, na noite de 24 para 25 de Dezembro deixará no sapatinho os tão esperados presentes.

Na capital todos os anos a magia do Natal aparece à noite com o acender das luzes, os habituais espectáculos de rua e com a abertura do Wonderland, o maior mercado de Natal de Lisboa.

Este ano as ruas, avenidas e praças da cidade foram decoradas com cerca de dois milhões de lâmpadas LED e foram erguidas várias árvores de Natal. Até os típicos carros eléctricos, conduzidos por verdadeiros Pais Natais, se vestiram a rigor.

Se quiser entrar no espírito da quadra e visitar as iluminações da baixa lisboeta, o melhor é fazer como nós: calçar uns sapatos confortáveis e percorrer tudo a pé porque as filas de trânsito são intermináveis.

Começámos a noite na Praça do Comércio ou Terreiro do Paço, a maior praça da capital, onde está instalada a tradicional árvore de Natal gigante, com 30 metros de altura e decorada com 54 mil lâmpadas LED.

Logo ao lado, na Praça do Município, destaca-se o lindo edifício da Câmara Municipal de Lisboa e no centro a casinha do Pai Natal com a árvore de Natal e um pequeno mercado.

Voltando à Praça do Comércio, começámos a subir a Rua Augusta, a principal rua da cidade, juntamente com os milhares de lisboetas e turistas que nesta quadra enchem a capital.

Este ano o céu ficou estrelado por cima das habituais esplanadas, onde pode desfrutar de uma refeição ou bebida quente.

Também pode comprar umas lembranças nas barraquinhas de venda de artigos de Natal e souvenirs instaladas junto ao Arco da Rua Augusta.

No fim da rua fomos espreitar a Praça da Figueira, onde está instalado um mercado de artigos da gastronomia regional e onde pode petiscar bom pão, fumeiros, queijos e, quem sabe, beber uma sangria. Seguimos para a Rua do Carmo, um dos locais mais procurados pelos visitantes.

Vale a pena entrar na Nickolaus, a pequena loja que vende lindíssimos e originais artigos de Natal.


O Chiado brinda-nos sempre com bonitas decorações e ruas apinhadas de gente que procura o comércio tradicional.

Subindo ao Camões encontramos o tradicional Presépio e um cintilante Pai Natal gigante saúda todos os que o visitam.


Regressando à Praça D. Pedro V, mais conhecida por Rossio, não podemos deixar de admirar a decoração do belo edifício do Teatro Nacional D. Maria II e a linda árvore de Natal instalada na praça juntamente com mais um pequeno mercado de Natal.


A Caminho da Praça dos Restauradores é obrigatório olhar para cima onde se avista o Castelo de S. Jorge, perfeitamente destacado na noite através das muitas lâmpadas que o iluminam.

Na Praça dos Restauradores uma bola de Natal gigante dá início à subida da Avenida da Liberdade cuja decoração simula uma chuva de luzes.


A subida da avenida termina na Praça do Marquês de Pombal onde Lisboa deseja Bom Natal e dá as Boas Festas a todos os que a visitam.

Em frente, o Parque Eduardo VII acolhe o maior mercado de Natal de Lisboa. O Wonderland é um espaço para todos, mas especialmente dedicado às crianças. A entrada é livre e vai estar aberto até ao dia 01 de Janeiro de 2019.

A principal atração do parque é a roda gigante com 30 metros de altura e 24 cabines panorâmicas em 360 graus. O bilhete custa 4€ e prepare-se para enfrentar filas tão grandes quanto a roda.

Outras atrações como a pista de gelo, a rampa de gelo, os carroceis e a árvore de Natal fazem as delícias das crianças. Também foi montado um palco para a animação musical e programas em directo.

O recinto conta ainda com o maior mercado de Natal de Lisboa onde pode aproveitar para comprar alguns presentes.

Artesanato, roupa, acessórios, souvenirs e gastronomia regional, como fumeiros e doçaria, são alguns dos produtos que podem encontrar à venda.

O Pai Natal também marca presença na sua casinha onde podem tirar fotografias com o próprio e onde os mais pequenos podem deixar os pedidos dos presentinhos.

Por tudo isto, vale bem a pena reservar uma noite para desfrutar da magia do Natal nesta maravilhosa cidade que é Lisboa.

♥ Boa viagem ♥