Nevsky Prospekt – a maior avenida de São Petersburgo

É quase impossível visitar São Petersburgo sem circular na Nevsky Prospekt. A maior e mais movimentada avenida que atravessa a cidade de este a oeste, com cerca de 6 Km de extensão, tem início na Praça do Palácio entre o Almirantado e o Hermitage e termina no Mosteiro de Alexander Nevsky que foi o grande líder da Rússia medieval.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Nevsky Prospekt
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Catedral do Sangue Derramado vista da Nevsky

Num passeio por esta bela avenida vai encontrar alguns dos mais belos edifícios, igrejas e pontes da cidade. A Catedral de Nossa senhora de Kazan (que é hoje o Museu das Religiões), várias igrejas do século XVIII, cuja arquitetura é digna de ser apreciada, e também extensos espaços verdes onde se realizam eventos ao ar livre e onde pode também encontrar o monumento a Catarina, a Grande que foi Imperatriz da Rússia de 1762 até à sua morte em 1796 e transformou o país numa das maiores potências europeias, depois de ter organizado o golpe de estado que destituiu o marido do trono.

20160807143322
Catedral de Kazan vista da Nevsky
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Monumento a Catarina, a Grande

As pontes têm especial destaque porque atravessam muitos canais. Uma das mais fotografadas é a ponte dos Cavalos por cima do canal Moyka.

20160810063950
Ponte dos Cavalos

Nessa esquina situa-se o palácio Stroganov. O nome diz-lhe alguma coisa?
Pois, reza a lenda que o Barão Stroganov “que era um bom garfo”, terá organizado um jantar para um ilustre convidado, cuja ementa era escalopes com molho especial mas, quando este chegou, o Barão verificou que um problema nas mãos impedia o seu convidado de usar a faca. O Barão, que era conhecido por ser um belo anfitrião, deu imediatamente ordem para que a carne fosse cortada em bocadinhos e misturada no molho. Resultado? O “Estrogonofe” dos nossos dias.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Palácio do Barão Stroganov

Ainda perto desta ponte, não deixe de visitar o museu Fabergé. Os seus ovos pintados são mundialmente famosos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ponte dos Cavalos e Museu Fabergé

Outra ponte de grande beleza atravessa o canal de Griboyedova. É a ponte do Banco, suspensa e com quatro leões alados, perto da Catedral de Kazan.
A maioria das lojas de prestígio e bares da cidade estão aqui localizados. Há grandes armazéns e galerias comerciais onde pode comprar todo o tipo de artigos dos mais simples aos mais sofisticados, a preços para todas as bolsas. Há também ao longo da avenida muitas lojas de souvenirs onde o pagamento pode ser feito em euros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Galerias Gostiny Dvor
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Bar na Nevsky

Não deixe de entrar no “Singer Café”. O edifício é lindo e a pastelaria, que lá se fabrica, é autêntica arte para a vista e delícia para o palato. Aproveite porque é permitido fotografar mesmo sem consumir.

20160810064934
Fachada do Singer Café
20160810074124
Interior do Singer Café
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Arte da doçaria no Singer Café

Visite, ainda, o museu do chocolate situado sensivelmente a meio da avenida, onde pode apreciar todo o tipo de esculturas feitas à mão com esta iguaria.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Museu do Chocolate na Nevsky

♥ Boa viagem ♥

2 thoughts on “Nevsky Prospekt – a maior avenida de São Petersburgo

  1. Visitei a Rússia em junho, com uma agência, e fiz a av. Nevsky apenas de autocarro. A vossa publicação veio deixar-me, por um lado desiludida e, por outro, agradecida pelo complemento e organização nas minhas memórias.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s