É quase impossível visitar São Petersburgo sem circular na Nevsky Prospekt. A maior e mais movimentada avenida que atravessa a cidade de este a oeste, com cerca de 6 Km de extensão, tem início na Praça do Palácio entre o Almirantado e o Hermitage e termina no Mosteiro de Alexander Nevsky que foi o grande líder da Rússia medieval.


Num passeio por esta bela avenida vai encontrar alguns dos mais belos edifícios, igrejas e pontes da cidade. A Catedral de Nossa senhora de Kazan (que é hoje o Museu das Religiões), várias igrejas do século XVIII, cuja arquitetura é digna de ser apreciada, e também extensos espaços verdes onde se realizam eventos ao ar livre e onde pode também encontrar o monumento a Catarina, a Grande que foi Imperatriz da Rússia de 1762 até à sua morte em 1796 e transformou o país numa das maiores potências europeias, depois de ter organizado o golpe de estado que destituiu o marido do trono.


As pontes têm especial destaque porque atravessam muitos canais. Uma das mais fotografadas é a ponte dos Cavalos por cima do canal Moyka.

Nessa esquina situa-se o palácio Stroganov. O nome diz-lhe alguma coisa?
Pois, reza a lenda que o Barão Stroganov “que era um bom garfo”, terá organizado um jantar para um ilustre convidado, cuja ementa era escalopes com molho especial mas, quando este chegou, o Barão verificou que um problema nas mãos impedia o seu convidado de usar a faca. O Barão, que era conhecido por ser um belo anfitrião, deu imediatamente ordem para que a carne fosse cortada em bocadinhos e misturada no molho. Resultado? O “Estrogonofe” dos nossos dias.

Ainda perto desta ponte, não deixe de visitar o museu Fabergé. Os seus ovos pintados são mundialmente famosos.

Outra ponte de grande beleza atravessa o canal de Griboyedova. É a ponte do Banco, suspensa e com quatro leões alados, perto da Catedral de Kazan.
A maioria das lojas de prestígio e bares da cidade estão aqui localizados. Há grandes armazéns e galerias comerciais onde pode comprar todo o tipo de artigos dos mais simples aos mais sofisticados, a preços para todas as bolsas. Há também ao longo da avenida muitas lojas de souvenirs onde o pagamento pode ser feito em euros.


Não deixe de entrar no “Singer Café”. O edifício é lindo e a pastelaria, que lá se fabrica, é autêntica arte para a vista e delícia para o palato. Aproveite porque é permitido fotografar mesmo sem consumir.



Visite, ainda, o museu do chocolate situado sensivelmente a meio da avenida, onde pode apreciar todo o tipo de esculturas feitas à mão com esta iguaria.

♥ Boa viagem ♥
Visitei a Rússia em junho, com uma agência, e fiz a av. Nevsky apenas de autocarro. A vossa publicação veio deixar-me, por um lado desiludida e, por outro, agradecida pelo complemento e organização nas minhas memórias.
GostarLiked by 1 person
Há muito que ver nessa avenida e merece mesmo uma visita a pé. Um bom motivo para voltar a tão bela cidade. Obrigada por ler o nosso blog e faça boas viagens.
GostarGostar