♦ A pontualidade britânica ♦
A pontualidade é um assunto muito sério para os ingleses. Se for convidado para uma festa ou evento, não se atreva a chegar atrasado. Corre o sério risco de ofender o anfitrião e de não voltar a ser convidado. Também se pensar em visitar um amigo na sua casa, lembre-se que deve sempre avisar que vai e a que horas. Não apareça de surpresa. Isso pode ser visto como uma falta de educação e uma ameaça ao seu bom relacionamento com a pessoa em causa!

♦ O chá das cinco ♦
Em 1662 D. Catarina de Bragança casa-se com o Rei D. Carlos II de Inglaterra. Ao contrário das senhoras inglesas que eram altas e loiras, D. Catarina era baixa e morena e considerada no seio da corte uma mulher feia. Para tentar uma aproximação, a Princesa começou a promover reuniões de senhoras em que servia uma bebida quente feita com folhinhas secas que tinha levado de Portugal. Foi a futura Rainha que fez nascer a mais inglesa das tradições: o chá das cinco! É também o país onde existem mais sommeliers de chá, os profissionais que estudam todas as suas variações. Os ingleses não dispensam tomar o chá com leite e acompanhado com biscoitos que molham na preciosa bebida! Só para se ter uma ideia, neste país o consumo de chá é 2,5 vezes maior do que no Japão (país de origem) e 22 vezes maior do que nos Estados Unidos da América!

♦ Os Pubs ♦
Os Pubs são o maior símbolo da vida social dos ingleses. É quase “lei” que toda a gente tem que ir a um Pub no final de um dia de trabalho ou a meio do dia para fazer um intervalo bebendo uma bebida ou comendo “fish and ships”. Há milhares de Pubs espalhados por todo o país, mas não pense que vai para lá embriagar-se e criar confusão. Se o funcionário achar que já bebeu a sua conta, tem autorização para lhe negar mais bebida e convidá-lo a sair. Se não obedecer e a polícia tiver que intervir, acredite que está metido num grande sarilho. Os Pubs são para passar um bom bocado com os amigos, conviver e divertir-se. Só isso!

♦ Os cemitérios ♦
Para nós, os cemitérios são locais de culto e de muito respeito. Para os ingleses, passear nos cemitérios é um hábito muito popular e tão normal como frequentar outro jardim qualquer. É até frequente fazerem por lá pequenas refeições ou sessões fotográficas, sem que isto signifique menos respeito pelos que partiram. São apenas maneiras diferentes de ver as coisas!
