Por ocasião da nossa escapadinha à cidade das Caldas da Rainha, fomos visitar o Museu da Cerâmica criado em 1983 e instalado num bonito palacete do século XIX, propriedade da família dos Viscondes de Sacavém.


Na entrada, o jardim envolvente está ornamentado com objetos de arte, frisos de azulejos, canteiros, lagos, escadas e varandins que, só por si, merece que se faça por ali um passeio detalhado.




Quanto ao museu, expõe artísticas peças em cerâmica de Portugal e do estrangeiro desde o século XVI até aos nossos dias. É claro que o destaque vai para as peças da autoria de Rafael Bordalo Pinheiro, executadas na Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha.



O artista notabilizou-se como caricaturista, sendo também reconhecido como desenhador, decorador, jornalista, ceramista, aguarelista e professor. A sua escultura “Zé Povinho” tornou-se um símbolo do povo português no século XIX.


A forte tradição cerâmica da cidade levou a que Rafael Bordalo Pinheiro levasse a cabo a criação da Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha em 1884, a qual equipou com maquinaria moderna assim como deu formação a todos os operários.


As peças em barro, cerâmica, olaria e outras, têm um elevado grau de curiosos pormenores e combinação de cores. Algumas, só de olhar para elas, percebe-se que contam a história de uma família, uma época ou uma ocasião especial.


O espaço acolhe uma mostra de peças contemporâneas, produzidas a partir de 1950 que são caracterizadas por tiragens reduzidas ou exemplares únicos.

Os painéis de azulejos com padrões ou com cenas de cidades ou paisagens, são criações dos séculos XVII e XVIII e podem ser admirados tanto dentro como fora do edifício.


O museu está aberto de terça-feira a domingo das 10h às 12h30 e das 14h às 18h. No Inverno encerra às 17h30. O ingresso tem o custo de 3€ mas é gratuito aos domingos e feriados. A visita não é aconselhada a pessoas com mobilidade reduzida uma vez que a exposição se estende por três pisos sem elevador.



Se gosta deste género de arte, vale a pena incluir este programa na sua passagem pela cidade das Caldas da Rainha, no distrito de Leiria.


♥ Boa viagem ♥