Situado no alto de um monte, na cidade de Almada, distrito de Setúbal, o Cristo Rei é um dos mais belos monumentos da área metropolitana de Lisboa. Foi construído voltado para o rio Tejo e os seus braços abertos, em sinal de Gratidão pelo Dom da Paz, acolhem todo o país.

A ideia da construção do monumento partiu do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira quando, em 1934, durante uma visita ao Brasil, viu a imagem do Cristo Redentor do Corcovado, no Rio de Janeiro. A ideia foi aprovada, em 1937, por todos os Bispos portugueses mas, devido às difíceis condições económicas e sociais que os países da Europa Ocidental enfrentavam, só após a II Guerra Mundial, a 18 de Dezembro de 1949, foi lançada solenemente a primeira pedra em cumprimento da promessa, feita pelo Episcopado Português, de erguer o Monumento a Cristo Rei se Portugal fosse poupado à Guerra. O Monumento, é então inaugurado no dia 17 de Maio de 1959 perante a imagem de Nossa Senhora de Fátima, entidades religiosas, autoridades civis e cerca de 300 mil pessoas.

Na entrada do Santuário, o Edifício de Acolhimento tem diversas valências. No piso térreo encontramos a recepção, sanitários e internet e, também, a residência do Reitor. Nos outros pisos, caves e superiores, encontramos o apoio aos peregrinos com camaratas, refeitórios, cozinhas, sanitários, balneários e, também, uma capela, uma biblioteca, a reitoria, salas de reuniões e os serviços administrativos onde pode pedir informações sobre a Eucaristia e outras celebrações no local.

No espaço livre seguinte, além de um grande parque de estacionamento, encontramos vários pontos de apoio ao visitante, como uma cafetaria com esplanada, um parque de merendas e bancos onde os visitantes podem descansar.

Seguindo em direcção ao miradouro, somos impelidos a espreitar para o nicho, dentro do monumento, que contém uma escultura do Anjo de Portugal a dar a Comunhão aos Pastorinhos de Fátima.

Chegados ao espaço do miradouro, a vista é no mínimo deslumbrante. O Santuário situa-se a 113 metros acima do nível do mar o que proporciona a melhor vista panorâmica sobre a cidade de Lisboa e arredores.


A proximidade com a Ponte 25 de Abril proporciona uma imagem difícil de encontrar em qualquer outro lugar da cidade.

À volta do miradouro, o visitante é convidado a percorrer as 14 Estações da Via-Sacra de Jesus, cada uma com um texto do Evangelho. As informações do Santuário estão traduzidas em várias línguas de forma a serem compreensíveis pelos visitantes de todas as nacionalidades.

No amplo espaço que envolve a estátua do Cristo Rei, a Cruz Alta tem um lugar de destaque. Foi oferecida ao Santuário, em 15 de Fevereiro de 2007 e inaugurada em 17 de Maio do mesmo ano, após ter sido retirada do Santuário de Fátima aquando da construção da Basílica da Santíssima Trindade. Em frente à Cruz Alta e virada para o Cristo Rei ergue-se a estátua da Virgem Maria e ao lado a escultura do Coração de Cristo.


A tenda que se avista ao longe é um espaço destinado a eventos que, embora esteja nos terrenos do Santuário, não é da sua tutela.

A visita ao interior do Monumento inicia-se na porta principal onde se encontram representados os Dez Mandamentos, em bronze, e no hall de entrada podemos admirar dois quadros a óleo que representam a Queda do Muro de Berlim e a Consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria, pelo Papa João Paulo II, em 1984. Logo a seguir é o hall da bilheteira e os elevadores que dão acesso ao topo do pedestal.

Em seguida, entramos na Capela de Nossa Senhora da Paz com destaque para imagem de Nossa Senhora, obra do Mestre Leopoldo de Almeida, a pintura do Altar Mor e as 14 Estações da Via-Sacra.

De frente para quem entra e separada por dois painéis de tecido, a Capela do Santíssimo é um espaço reservado ao Santíssimo Sacramento.

Na mesma Capela tem um livro onde pode deixar a sua mensagem e o acesso à Sala da Misericórdia.

A Sala Beato João XXIII é um espaço dedicado ao Papa em cujo pontificado foi inaugurado o Monumento, em 1959.

Na sala da bilheteira encontram-se os elevadores que fazem a maior parte da subida para o topo do Monumento. No último piso encontra-se o espaço da Loja de Recordações, onde pode comprar os habituais souvenirs e artigos religiosos, a Capela dos Confidentes e a estreita escada que dá acesso ao terraço.

O terraço situa-se no topo do pedestal da estátua do Cristo Rei e a proximidade com a escultura permite-nos apreciar em detalhe a obra do Mestre Francisco Franco. O Monumento tem um total de 110 metros de altura, sendo 28 da imagem e 82 do pedestal. O projecto tem como autores o arquitecto António Lino e o Engenheiro D. Francisco de Mello e Castro.

À volta do terraço podemos admirar uma série de painéis de azulejos alusivos a passagens bíblicas, da autoria do arquiteto João de Sousa Araújo e inaugurados em 31 de Março de 2017.

Do miradouro do terraço usufruímos de uma vista magnífica num raio superior a 20 quilómetros. É possível admirar a cidade da Lisboa com os seus monumentos históricos, a Baía do Seixal, o Mar da Palha, a Serra da Arrábida, o Castelo de Palmela. Com o céu limpo ainda se consegue avistar a Serra de Sintra e o seu Palácio da Pena e o Cabo Espichel, em Sesimbra.



Se ainda não conhece, não deixe de visitar este espaço que tanto tem para oferecer a nível espiritual, arquitectónico e paisagístico.
♥ Boa viagem ♥
Informações úteis
♦ Quando ir
Qualquer altura do ano é boa para visitar o Santuário Nacional do Cristo Rei. No entanto, o ideal será escolher um dia com céu limpo de forma a poder usufruir dos espaços exteriores e da magnifica vista dos miradouros.
♦ Como ir
De barco: Na Estação Fluvial do Cais do Sodré, em Lisboa, apanhar o barco para Cacilhas e depois apanhar o autocarro 101 que vai até à porta do Santuário de Cristo Rei.
De comboio: Descer na Estação Ferroviária do Pragal. Depois tem duas opções para chegar a Cacilhas: apanhar um autocarro dos Transportes Sul do Tejo (TST) linhas n.º124, 125, 126 e 127 ou então apanhar o Metro Transportes do Sul (MTS) linha 3 verde. Em Cacilhas, tem de apanhar o autocarro 101 que vai até à porta do Cristo Rei.
♦ Horários do Santuário de Cristo Rei – 2017
De 1 a 14 de Julho: das 9.30h às 18.45h
De 15 de Julho a 31 de Agosto: das 9.30h às 19.30h
De 1 a 20 de Setembro: das 9.30h às 18.45h
De 21 de Setembro a 30 de Junho: das 9.30h às 18.00h
Encerra dia 24/12 às 17.00h e reabre dia 25/12 às 14.30h
Encerra dia 31/12 às 18.15h e reabre dia 01/01 às 10.00h♦ Preço dos bilhetes para subir ao terraço
De 16 de Outubro a 30 de Junho
Crianças: de 0 a 7 anos . . . . . . . . . . .Grátis
Crianças: de 8 a 12 anos . . . . . . . . . 2,5 €
Acima de 12 anos . . . . . . . . . . . . . . . 5 €
O acesso às capelas e salas do piso inferior é gratuito