Nova Iorque – transportes públicos

Nova Iorque é uma das cidades mais procuradas pelos turistas que visitam os Estados Unidos da América. Nela circulam, diariamente, milhões de pessoas que pretendem deslocar-se de forma rápida e eficaz. Metro, autocarros e táxis, todos fazem parte de uma eficiente rede de transportes públicos que abrange os seus cinco distritos: The Bronx, Brooklyn, Queens, Staten Island e Manhattan.

20170810181713 (2)
Metro na estação da 5 Av/53 St
20170813140113 (2)
Interior de uma das estações de metro de Manhattan

Se vai de visita à “cidade que nunca dorme”, metropolitano ou autocarro serão certamente os seus maiores aliados, juntamente com o Metrocard. O Metro de Nova Iorque, inaugurado em 1904, é um dos maiores e mais antigos do mundo! Os seus 400 Km de extensão, 34 linhas e 468 estações colocam os utilizadores em todo o lado, de uma forma muito rápida e segura.

20170812001152 (2)
Interior de uma das carruagens de metro (nem todas são assim tão novas)
20170810001140 (2)
Quadro electrónico no interior de uma carruagem, com informação do percurso, próxima paragem e linhas de ligação nas diferentes estações
20170808191856 (2)
Máquinas de leitura do Metrocard, neste caso na linha vermelha nº 1, sentido Uptown & The Bronx
20170812000925 (2)
Outro modelo de máquinas de leitura do Metrocard e passagem para as plataformas

O Metrocard é um cartão que se adquire nas estações de Metro, em máquinas ou casinhas de venda. Este cartão pode ser carregado com um valor em dinheiro ou por um período de tempo. Nós optámos por comprar a opção de 7 dias que custou 32 dólares e pagámos mais $1 pelo preço do cartão, que é válido por um ano. Com este título de transporte ficámos livres para viajar de Metro ou Bus sem limitações e, acreditem, valeu cada cêntimo. Com este cartão pode deslocar-se para qualquer um dos distritos de Nova Iorque sem acréscimo de tarifa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Metrocard e mapa do metro que é fornecido gratuitamente

Para comprar o Metrocard na máquina automática, proceda assim:

◊ Carregue na tecla “Start”

◊ Escolha o idioma: Inglês/ Francês/ Espanhol/ Chinês

◊ Carregue na tecla “Metrocard”

◊ Carregue na tecla “Get New Card”

◊ Carregue na tecla “Regular” se quiser colocar um valor em dinheiro ou “Unlimeted” se pretende cartão com um período de tempo

◊ Carregue na opção “ 7 days or 30 days”

◊ Carregue na opção “ dinheiro ou cartão de crédito”

◊ Introduza na máquina a forma de pagamento tendo em linha de conta que, se pagar em dinheiro, a máquina só dá o máximo de $9 de troco.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Máquina de compra do Metrocard no interior das estações de metro

Vale a pena despender de alguns minutos para estudar o mapa da cidade. Assim entenderá melhor a lógica de orientação deste meio de transporte. Os comboios deslocam-se em quatro sentidos principais: Uptown (Norte), Downtown (Sul), East (Este) e West (Oeste). Também os distritos estão associados ao sentido da circulação (Ex: Downtown and Brooklin ou Uptown and Queens).

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Nesta plataforma circulam os comboios da linha azul letra E e linha laranja letra M, no sentido Downtown & Brooklyn. Informa ainda que a linha laranja letra M não circula aqui ao fim de semana e de madrugada

Cada estação tem várias saídas e entradas e algumas não servem os dois fins, por isso verifique se não está do lado errado. Às vezes é preciso atravessar a rua para ter acesso à estação pretendida, do lado certo.

20170813185718 (2)
Entrada para a linha vermelha nº 1, apenas no sentido Downtown e com agentes de segurança sempre a marcar presença
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Entrada de uma estação de metro
20170812210110 (2)
Entrada da estação 5Av/53 St onde só circulam comboios da linha azul letra E e linha laranja letra M

As linhas do Metro estão identificadas por cores. Cada cor tem várias letras ou números, dependendo da direcção que leva a partir de determinada estação. Ao entrar na estação, a sua prioridade é seguir as placas que indicam o sentido que quer seguir e depois a cor da linha que quer tomar, com o número ou letra para o destino que escolheu. Ex: se quer ir de 47-50 Sts Rockefeller Ctr para 57St, deve apanhar o comboio da linha laranja F, sentido Uptown and Queens uma vez que os comboios com as letras B D M seguem outro destino.

20170824_144503 (4)_LI
Foto que ilustra o exemplo dado acima

Na mesma linha circulam vários comboios. Veja bem se aquele que está a chegar é o que pretende. Nem todos os comboios da mesma linha param em todas as estações. Visualize o seu mapa: nas estações assinaladas com bolinhas brancas, todos param. Onde vir bolinhas pretas só param os comboios cuja identificação (número ou letra) esteja por baixo do nome dessa estação. Na foto abaixo deixo um exemplo.

20170822_154728_LI
Aqui por exemplo, todos os comboios da linha azul A C E param em 4 St Wash Sq, mas só os comboios da linha azul C E param a seguir em Spring Street

Há estações onde se cruzam muitas linhas. Se tiver que mudar de comboio para continuar a viagem, pode ter que subir, descer ou andar um bom bocado para chegar à próxima plataforma. Só tem que olhar para o seu mapa e continuar a seguir o seu sentido na linha com a cor, letra ou número que o levará ao seu destino.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Nesta estação cruzam-se os comboios das cores, números e letras indicados nos círculos
20170813185536 (2)
Entrada/saída da estação 59 St – Columbus Circle, a Sudoeste do Central Park

Isto parece tudo muito complicado mas, acredite, não é nada difícil e é muito eficaz. Metro e autocarros circulam 24 horas por dia mas tenha em mente e informe-se sobre algumas linhas que não funcionam ao domingo. Os avisos costumam estar afixados nas estações.

20170813140141 (2)
Este placard informa que a linha laranja letra B circula até 145 St nos dias de semana mas que se prolonga até Bedford Pk Blvd nas horas de ponta

Os autocarros circulam em linha recta. Isto quer dizer que, se pretende fazer um percurso em ruas cruzadas vai ter que apanhar dois autocarros e se calhar não compensa ter que se deslocar a outra rua, para outra paragem. O bilhete único custa $2.75 e tem que ter dinheiro certo porque os motoristas não dão troco.

20170811124552 (2)
Paragem de autocarro coberta na Madison Street

Se tem o Metrocard é só passar na máquina. Algumas paragens têm a máquina na rua. Passe o cartão e recolha o ticket. Não precisa mostrar ao motorista e pode entrar por uma porta qualquer.

20170811124405 (2)
Máquina de validação do Metrocard, na rua, ao lado da paragem de autocarro

Nas paragens tem placards informativos sobre horários e percursos. As carreiras estão identificadas consoante os distritos onde circulam (Ex: M15 circula em Manhattan mas se estiver em Queens será Q15).

20170811124539 (2)
Outro modelo indicativo de paragem de autocarro
20170811124546 (2)
Paragem de autocarro com informação sobre horários e percursos

Há milhares de táxis a circular na “Big Apple”. As tarifas são muito variáveis dependendo do destino e volume de tráfego mas por exemplo, dentro de Manhattan o preço médio de uma viagem ronda os $1.50/Km. Embora a gorjeta não seja obrigatória, é espectável que se arredonde a conta para o dólar seguinte.

IMG_4260 (2)_LI
Este táxi está livre

Os sinais de luzes destes veículos funcionam assim:

◊ Todas as luzes apagadas: o táxi está ocupado.

◊ Luz do meio acesa (com números) e laterais apagadas: o táxi está livre.

◊ Todas as luzes acesas incluindo as laterais: o taxista está fora de serviço.

Se estiver com dificuldade em apanhar um táxi, vá até à entrada de um hotel, museu ou grande armazém. Os táxis circulam muito por esses locais em busca de clientes, principalmente em dias de chuva.

IMG_6525
Fila de táxis na saída do The Metropolitan Museum of Art na 5ª Avenida

Não se assuste com tanta explicação! Os transportes públicos de Nova Iorque são rápidos e eficazes. Basta pensar nos pontos cardeais e vai ver que, ao fim de alguns minutos já percebe o esquema de circulação. Desfrute desta fantástica metrópole!

IMG_4261 (2)
As limousines fazem parte do dia a dia do trânsito da “Big Apple”

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s