Arrábida – uma mão cheia de surpresas entre a serra e o mar

A apenas 45km de Lisboa, a Serra da Arrábida é apenas uma de um conjunto de serras que constituem o Parque Natural da Arrábida criado por Decreto em 1976 e cuja área aproximada de 11 mil hectares abrange os municípios de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

Os seus 35Km de costa proporcionam cenários de inigualável beleza e os fãs de James Bond que o digam, pois foram aqui filmadas algumas cenas do filme “007-ao serviço de Sua Majestade”.

Praia do Portinho da Arrábida e a Pedra da Anixa, uma pequena ilhota que constitui uma reserva zoológica devido à sua vegetação subaquática.

A Mãe Natureza foi muito generosa quando criou as belas paisagens que a nossa vista alcança. O azul do mar com água cristalina e as praias paradisíacas de areia branca e fina que surgiram do encontro das arribas com o Oceano Atlântico, deixam qualquer um espantado com tanta beleza!

Miradouro da Pedreira do Jaspe, a seguir à curva cuja placa indica o Portinho

O verde da sua vegetação completa a bela imagem. O cuidado e atenção que as entidades oficiais dedicam à preservação da sua fauna e flora levou a que a Arrábida seja considerada uma Relíquia Científica Internacional.

Serra da Arrábida

Neste artigo convidamos a um passeio em família pela estrada N379-1 (a mais alta da serra), ao longo da qual vai descobrir miradouros onde pode parar o carro e deslumbrar-se com as paisagens de perder de vista da bela linha de costa. Aproveite para respirar o ar puro da serra e do Oceano Atlântico com a Península de Troia ao fundo.

A Península de Troia ali tão perto e aquela sensação de que podemos tocar-lhe com a mão…
A estrada N379-1 em direção a Setúbal

Moinhos, capelas, palácios e até um convento, são outros dos atrativos que vai encontrar no caminho. O Convento de Nossa Senhora da Arrábida, que pertenceu à Ordem Franciscana, foi construído no século XVI. Atualmente é propriedade da Fundação Oriente. As visitas, que têm o preço de 5€, acontecem apenas com agendamento e não têm dias fixos.

Moinhos em Palmela
Convento de Nossa Senhora da Arrábida
Miradouro do Convento

Um dos segredos da Serra da Arrábida são as suas várias grutas, sendo a Lapa de Santa Margarida a mais surpreendente! Esta gruta natural, quase ao nível do mar, esconde no seu interior uma peculiar capela! Diz a lenda que a Capela de Santa Margarida terá sido ali construída no século XVIII por um grupo de cristãos que, num dia de tempestade, se esconderam na gruta para fugir à investida de um grupo de piratas norte-africanos. Acabando por sobreviver à intempérie e ao assalto, construíram ali a capela como forma de agradecimento.

Entrada para a Lapa de Santa Margarida
Capela de Santa Margarida
A gruta está apenas a 5 metros acima do nível do mar

O acesso à gruta é feito ao longo de uma descida de 200 degraus através da encosta. Este percurso não se recomenda a pessoas com mobilidade reduzida nem em dias de mar agitado. Para ter acesso à Lapa de Santa Margarida estacione na Rua do Portinho da Arrábida, junto à casa de férias da Casa do Gaiato e siga pelo caminho estreito que está assinalado.

Acesso à gruta
Casa de férias da Casa do Gaiato na Rua do Portinho
Placa informativa

Seguindo estrada fora, pare no miradouro de Albarquel à entrada da cidade de Setúbal e, mais à frente, aproveite para visitar o Mercado do Livramento, considerado um dos melhores mercados de peixe do mundo! Construído em 1875, sofreu obras de remodelação em 1930. Nesta altura foi colocado o belo painel com 5700 azulejos que retrata a vida da cidade e empresta singularidade ao mercado, assim como as esculturas de Augusto Cid com que nos cruzamos no corredor central. O mercado está aberto de terça-feira a domingo entre as 7h e as 14h.

Mercado do Livramento em Setúbal
Interior do mercado. Em primeiro plano, a escultura de uma vendedeira de flores
Que belo espadarte!…
Monumento ao choco frito, a especialidade gastronómica da cidade de Setúbal

E já que está pela cidade e depois de comer choco frito, a iguaria gastronómica local, vá até ao Castelo de Setúbal ou Forte de S. Filipe construído no século XVI e que desempenhou um papel muito importante na defesa daquela linha de costa que era muito cobiçada por piratas europeus e africanos. Do cimo das suas muralhas vislumbra-se uma arrebatadora panorâmica da baía de Setúbal. O acesso é gratuito e faz-se de terça-feira a domingo entre as 10h e as 18h.

A entrada no Forte de S. Filipe é feita pelo Portão de Armas
Aspeto do interior do Castelo de S. Filipe
O interior da Capela de S. Filipe é totalmente revestido com azulejos
Vista para a cidade de Setúbal a partir da estrutura da bateria baixa
Da esplanada da cafetaria avista-se a Península de Troia

Continuando no Parque Natural da Arrábida e a escassos 8Km de distância, não deixe de visitar o Castelo de Palmela cuja construção se iniciou no século VIII e que oferece um magnífico ângulo de visão para a planície alentejana e também para o estuário do Sado. No seu interior está instalada a Pousada de Palmela.

Torre de menagem do Castelo de Palmela
A Pousada de Palmela fica no interior das muralhas do castelo
Janela com vista…
Vista de Palmela a partir das muralhas do castelo
“Bobo da Corte”, o restaurante no interior do castelo

Termine o passeio em Vila Nogueira de Azeitão e prove os seus deliciosos produtos gastronómicos com destaque para o queijo amanteigado, os vinhos e as gulosas tortas de Azeitão.

Tortas de Azeitão… palavras para quê?
Na entrada de Vila Nogueira de Azeitão está a escultura “Cacho de Uvas” alusiva à atividade vinícola da região

Muito mais surpresas nos reserva o Parque Natural da Arrábida e os seus vários trilhos de caminhada que nos levam à descoberta de maravilhosas lagoas, mas por agora, deixamos esta sugestão de um dia bem passado pelos caminhos deste nosso belo Portugal.

Rampa de lançamento de parapente
Portugal… simplesmente belo!

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s