Saint-Paul de Vence – a vila dos artistas

A Cote d’Azur, no sul de França, é uma das zonas onde se concentra maior fluxo de turismo neste país. O glamour das vilas medievais e o cheiro a alfazema da Provence, levam os turistas a querer conhecer outros locais, para além das belas praias. E é a pensar assim que chegamos à pequena vila de Saint-Paul de Vence, literalmente pendurada no cimo de uma rocha, entre os Alpes Marítimos e o Mar Mediterrâneo.

alto
A colina de Saint-Paul de Vence

As suas pequenas casas de pedra foram sendo construídas dentro das muralhas do castelo que ali existiu. As muitas oliveiras existentes neste local, fazem desta região uma grande produtora de azeite e óleos essenciais para o fabrico de perfumes e produtos de beleza.

SANYO DIGITAL CAMERA
Casas típicas

Ao chegar à Praça Charles de Gaulle, dá-nos as boas vindas a Chapelle Saint Clair, construída em 1534.

SANYO DIGITAL CAMERA
Chapelle Saint Clair

Mais adiante, o largo onde os poucos habitantes se juntam para a prática de jogos tradicionais. Também aí se encontra o Café de la Place, um dos maiores da vila.

100_5210
O maior largo da vila

Passamos então a Porta de Vence que liga à torre com ameias do século XIV, onde se inicia o nosso passeio pelas ruelas estreitas, com casinhas de pedra muito típicas da época medieval.

100_5167
Porta de Vence

Aqui podemos ir visitando os ateliers de pintura, escultura e outras formas artísticas que estão sempre de portas abertas para os interessados.

100_5193
Atelier de pintura

O clima e a calma deste sítio, inspirou grandes nomes das artes a fixarem-se neste local. Foi o caso de Matisse, Renoir, Van Gogh ou Modigliani. Marc Chagal, um dos melhores pintores do século XX, gostou tanto deste ambiente que aqui fixou residência nos últimos vinte anos da sua vida. Faleceu em 1985 e está sepultado no cemitério da vila onde existe um local especial em sua homenagem.

100_5180
Cemitério de Saint-Paul de Vence

A presença de grandes artistas nota-se até nos mais pequenos pormenores e nos jardins encontram-se algumas esculturas curiosas.

100_5197
Pinturas nas caixas do correio
SANYO DIGITAL CAMERA
Uma escultura no jardim

As lojas de souvenirs, antiguidades e artesanato aparecem ao ritmo de cada passo e o mesmo acontece com as galerias de arte.

100_5191
Loja de artesanato
SANYO DIGITAL CAMERA
Galeria de arte

É um sobe e desce de ruas e escadarias onde impera o charme das casas e o cheiro da alfazema.

100_5195
Recantos

Há várias pequenas fontes de água potável ao longo do percurso e então chegamos à Praça da Grande Fonte. Era aqui que, antigamente, as mulheres lavavam a roupa e onde também se realizava o mercado.

fonte
Uma das fontes de água potável
100_5172
Praça da Grande Fonte

A Praça da Igreja é o local mais alto da vila. A Igreja da Conversão de S. Paulo foi construída entre os séculos XIV e XVI. É aqui que se pode visitar o Museu de História local.

100_5200
Igreja da Conversão de S. Paulo

Há por aqui muitos cafés e restaurantes com esplanadas em pátios muito típicos, mas o mais conhecido é o Hotel e Restaurante La Colombe d’Or. Aqui as paredes estão repletas com obras dos pintores que por aqui passavam para captar nas suas telas, as belas paisagens. Diz-se que, por não terem dinheiro para pagar a conta, ofereciam uma das suas obras e o proprietário aceitava, sem que nenhuma das partes soubesse o valor que essas obras viriam a ter no futuro.

100_5196
Restaurante típico

Há hotéis muito charmosos em Saint-Paul de Vence, mas é mais económico se ficar alojado na cidade de Nice, que fica a 20 Km. Pode apanhar o autocarro número 94, junto ao Jardim Alberto I e o bilhete custa 2€.

SANYO DIGITAL CAMERA
Um dos alojamentos

Este é o exemplo de uma agradável visita ao interior da Provence que mistura natureza e cultura.

SANYO DIGITAL CAMERA
Pormenores

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s