O Parque de Sanssouci – entre palácios e jardins

O Parque de Sanssouci é um dos mais belos conjuntos de palácios e jardins da Europa. Fica localizado em Potsdam, a maior cidade e capital do Estado Federal de Brademburgo, na Alemanha, apenas a 24 Km de Berlim. Devido ao seu valor paisagístico, arquitetónico e cultural, o parque foi elevado, em 1990, a Património Mundial da UNESCO e recebe mais de dois milhões de visitantes por ano.

SANYO DIGITAL CAMERA
Vista do Parque de Sanssouci

Em 1745, Frederico II da Prússia mandou construir o Palácio de Sanssouci (que significa sem preocupações) de forma a suprir a sua necessidade de uma residência privada onde pudesse repousar longe da pompa e cerimónia da Corte de Berlim. O palácio, de estilo rococó e com apenas um piso e dez salas principais, foi construído numa colina no centro do parque. No seu interior destaca-se a oval Galeria de Mármore (Marmosaal), local das celebrações no palácio, com uma cúpula em branco e dourado, pavimento em mármore italiano e colunas com mármore de Carrara.

SANYO DIGITAL CAMERA
Palácio de Sanssouci

No exterior, a larga escadaria, que termina na Grande Fonte, acompanha os terraços onde, um ano antes da construção do palácio e por decisão de Frederico, tinham sido plantadas vinhas em socalcos e construídos nichos com portas de vidro, onde cresciam figos protegidos do frio.

SANYO DIGITAL CAMERA
Os terraços com vinhas

Depois de completado o palácio, Frederico II, deu início à criação do Parque de Sanssouci começando a ajardinar os espaços mais distantes do jardim, plantando inúmeras árvores de frutos, colocando esculturas e construindo estufas, templos e fontes.

SANYO DIGITAL CAMERA
Os nichos que protegem os figos do frio

Em 1763, para celebrar o sucesso da Prússia, após o fim da guerra dos sete anos, Frederico II mandou construir o Palácio Novo, o maior e mais impressionante palácio do complexo, no lado oeste do parque. A obra ficou concluída em 1769 e o palácio passou a ser usado para recepção de Reis e importantes dignitários.

SANYO DIGITAL CAMERA
Exterior do Palácio Novo

No seu interior destacam-se as salas de concerto e do teatro, a Galeria de Mármore, ornamentada com jaspe vermelho e mármore de Carrara, e pinturas barrocas italianas. É considerado o último grande palácio barroco prussiano.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Interior do Palácio Novo

Em frente ao palácio encontram-se as alas de serviço, construídas para albergar as cozinhas, os armazéns de jardinagem, os guardas do palácio e criadagem. Atualmente estes edifícios são usados pela Universidade de Potsdam.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
As Alas de Serviço

A vontade de Frederico II de ficar sepultado em Sanssouci só veio a ser concretizada em 1991, após a queda do muro de Berlim. Não se admire se encontrar batatas em cima do túmulo. São aí colocadas em homenagem àquele que foi o impulsionador do cultivo da batata na Prússia e consequentemente na Alemanha.

SANYO DIGITAL CAMERA
As batatas no túmulo de Frederico II

O Parque de Sanssouci viria a ser ampliado, a partir de 1859, nos reinados de Frederico Guilherme III e Frederico Guilherme IV, seu filho. Criaram grandes avenidas e ergueram novas construções como o Palácio do Laranjal (Orangerieschloss) em estilo renascentista e o Palácio de Charlottenhof em estilo romano.

SANYO DIGITAL CAMERA
Palácio do Laranjal (Orangerie)

Se for a Berlim e tiver um tempinho extra, não deixe de visitar o Parque de Sanssouci com a garantia de um dia bem passado. Aproveite para visitar os palácios, fazer um piquenique ou simplesmente passear pelos jardins e contemplar toda esta beleza arquitectónica e paisagística.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A Grande Fonte

O Palácio de Sanssouci encerra à 2ª feira e o Palácio Novo à 3.ª feira. os bilhetes de entrada custam, respectivamente, 12€ e 8€. No verão estão abertos das 10.00h às 18.00h e no inverno das 10.00h às 17.00h.

SANYO DIGITAL CAMERA
Moinho histórico
sanssouci4_thumb1
Mapa do parque

♦ Como ir

A partir de Berlim, a forma mais fácil de chegar a Potsdam é apanhar o S-bahn (linha S7), sistema de comboios rápidos que cruzam com o metro. Os bilhetes têm de ser válidos para a zona C. A partir da estação Potsdam Hbf, a linha Palácios (695 e X15) leva-o ao parque e palácio de Sanssouci passando, também, no Palácio Novo, Orangerie e banhos turcos.

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s