A pequena cidade de Annécy fica localizada no sudeste de França, muito perto das fronteiras com a Suiça e a Itália. A cidade desenvolveu-se a partir da Idade Média, quando se tornou, oficialmente, a residência do Conde de Genebra. Depois fez parte do reino de Sabóia, até que, em 1860 toda a região foi cedida à França. Presentemente, a cidade é a capital da Alta Sabóia.

Hoje em dia, Annécy é um importante destino turístico, não só pela beleza natural do lugar, mas também, pela proximidade dos Alpes, já que é a maior região esquiável do mundo. Apesar dos seus 55 mil habitantes fixos, a cidade conta com uma aglomeração permanente de pessoas, ao longo do ano, que pode chegar aos 140 mil, entre residentes, turistas e desportistas.

O Lago de Annécy, ao norte do qual a cidade cresceu, é de origem glacial e o mais puro do continente europeu. Nas suas margens existe uma vasta área de parques e jardins apelidados de Jardins da Europa, onde é possível passear nas margens do lago. Se tiver coragem para fazer todo o percurso de bicicleta, conte com 40 Km em volta do lago, mas vale a pena ir apreciando a paisagem envolvente com o Monte Branco e os Alpes. Existem também vários barcos nas margens do lago, que fazem passeios turísticos.

O centro histórico da cidade, mais conhecido por “cidade velha” é onde tudo acontece. Annécy é abraçada pelo rio Thiou, que é um afluente do lago, e também por dois canais principais, o Vassé e o Saint-Dominique, e por isso, foi à muito tempo baptizada como a “Veneza dos Alpes”.

Existem várias pontes sobre os canais, que ajudam a percorrer todos os recantos. Sobre uma pequena ilha natural do canal Thiou, encontra-se o Palácio da Ilha (le Palais de L’ille), um edifício do século XII e que já foi Sede da Administração, Casa da Moeda, Sede da Justiça e prisão. Hoje em dia é o Centro de Interpretação Arquitectónica e do Património. A sua visita tem o custo de 3€, mas é gratuita no primeiro domingo de cada mês, entre Outubro e Maio.

Continuando o passeio, repare nas ruas, pontes e janelas, todas sempre cheias de flores, muito bem cuidadas e que dão ao ambiente um toque de romantismo.

O Castelo de Annécy domina a cidade e tem uma excelente vista panorâmica para o lago e as montanhas. Foi construído entre os séculos XII e XVI e foi usado como quartel militar até 1947. Hoje em dia é um museu com exposições relacionadas com o património regional, arqueologia, escultura medieval e arte contemporânea. Realizam-se ali, também, vários eventos sazonais. A entrada custa 5.50€ mas também é gratuita no primeiro domingo de cada mês, de Outubro a Maio.

A Catedral, do século XVI, também merece uma visita, e o seu órgão destaca-se pela beleza da sua construção. Passeie pela Rue Royale, onde estão concentradas as melhores lojas e as principais marcas internacionais, assim como bons restaurantes. No entanto, por toda a cidade encontra padarias, pastelarias e pequenos restaurantes típicos. Há também vários hotéis e pousadas para todas as bolsas.

Devido à proximidade dos Alpes, as temperaturas na cidade nunca são muito altas. De uma forma geral, o mês mais quente é Julho quando os termómetros podem chegar aos 20 graus. As temperaturas mais baixas verificam-se em Janeiro e podem atingir os 10 graus negativos. A chuva pode ser uma constante, durante todo o ano.

A forma mais fácil de chegar a Annécy, é viajar de avião para Genebra e depois ir de autocarro ou comboio para a cidade, que pode apanhar na saída do aeroporto, e cujo percurso é de aproximadamente 42 Km.
♥ Boa viagem ♥
Olá, adorei o blog
Eu gostaria de dicAs de alimentação, você achou caro? Os supermercados são baratos como em outras cidades na França?
GostarGostar
Obrigada por ter gostado. Quando estivemos em Annecy foi inseridas num grupo com tudo incluído e portanto não tivemos contacto com preços no supermercado. Disponha sempre.
GostarGostar
Esta pequena cidade é muito pitoresca…um pequeno reparo: não é Annécy, mas com e sem acento, ou seja Annecy!
GostarGostar
Obrigada pelo reparo, vamos corrigir.
GostarGostar