São Petersburgo – a cidade dos Czares

A segunda maior cidade da Rússia tem cerca de 5 milhões de habitantes e situa-se ao lado do rio Neva, à saída do Mar Báltico.
Pedro, o Grande, fundou esta cidade há três séculos para que fosse (e ainda é) a sua “janela para o ocidente”. Os belos canais, resultado da sua construção sobre uma área pantanosa, são, agora, vias muito movimentadas, com barcos sempre cheios de turistas que desejam apreciar os seus museus e palácios, de uma outra perspectiva. O seu centro histórico é património Mundial da UNESCO desde 1991.
Esta foi também a cidade berço do ballet russo. Se puder, não perca um destes espetáculos.

♦ O que visitámos

Nevsky Prospekt – Perca-se num passeio pela principal avenida da cidade, onde o comércio abunda e os souvenirs têm preços acessíveis. Aqui a maior parte das lojas aceitam euros.

Nevsky Prospeckt

Palácio de Inverno e Museu Hermitage – Esta é a visita imperdível. Localizado nas margens do rio Neva, o Palácio de Inverno foi a residência oficial dos Czares desde a sua construção até à queda da monarquia russa. Hoje alberga o Museu Hermitage e é aqui que poderá ver uma das maiores colecções de arte do mundo.

Praça do Palácio

Catedral de Nossa Senhora de Kasan – Localizada na Nevsky Prospekt, a Catedral, inspirada na Basílica de S. Pedro em Roma, foi construída entre 1801 e 1811, para abrigar a imagem de Nossa senhora de Kasan. A entrada é gratuita.

Catedral de Kazan

Catedral de S. Isaac – É a maior e mais sumptuosa Catedral Ortodoxa de São Petersburgo. O seu interior é simplesmente deslumbrante e no exterior, a cúpula principal, elevada a 101,5 metros do chão, é toda revestida com ouro puro. A entrada custa 250 rublos.

Catedral de S. Isaac
20160808100837
Interior da Catedral de S. Isaac

Catedral do Sangue Derramado – ou Igreja da Ressurreição do Salvador sobre Sangue Derramado foi construída no local onde foi assassinado o Czar Alexander II. A sua construção é diferente de qualquer outra em São Petersburgo. Os seus tetos e as suas paredes são completamente revestidos com mais de 7500 m² de mosaicos que representam cenas e figuras Bíblicas. A entrada custa 250 rublos.

Catedral do Sangue Derramado
20160808125247
Interior da Catedral do Sangue Derramado

Fortaleza e Catedral de São Pedro e São Paulo – A fortificação, que deu origem à atual cidade, foi feita por ordem do Czar Pedro, o Grande, para defender a região dos ataques das tropas suecas no início do século XVIII. No centro da fortaleza ergue-se a sumptuosa Catedral de São Pedro e São Paulo, onde estão sepultados todos os imperadores russos desde o tempo do Czar Pedro, o Grande com destaque para a Dinastia Romanov.

Fortaleza e Catedral de São Pedro e São Paulo
20160808072334
Interior da Catedral de São Pedro e São Paulo
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Interior da Catedral de São Pedro e São Paulo

O Palácio Peterhof – É o mais belo palácio russo e um dos mais conhecidos do mundo. No interior do palácio, que não se pode fotografar, pode apreciar tanto a riqueza arquitetónica como as obras de arte expostas. Nos seus jardins, que se estendem até ao Mar Báltico, ficamos deslumbrados com a beleza das suas fontes e esculturas.

Palácio Peterhof

O rio Neva – Todas as noites, pontualmente à 1.40 horas, elevam-se algumas pontes sobre o rio Neva, para que possam passar os navios de grande porte, assim se mantendo até às 5.30 horas da madrugada. Vale a pena perder algumas horas de sono para ver esta curiosidade e o desfile dos navios, assim como apreciar a iluminação nocturna da cidade.

Rio Neva – abertura das pontes

♥ Boa viagem ♥

Guia prático


♦ Quando ir

São Petersburgo é uma das cidades mais frias do mundo devido à influência dos ciclones do Mar Báltico. Fevereiro é o mês mais frio. O rio fica gelado e a temperatura pode descer aos -35ºC. Julho é o mês mais quente e os termómetros rondam os 25ºC.
As temperaturas mais amenas são entre Junho e Agosto, no entanto, a chuva pode surpreender os visitantes em qualquer altura.

♦ Como ir

São várias as companhias aéreas que ligam Lisboa a São Petersburgo. Nós, como vínhamos de Helsínquia, viajámos no Allegro, o comboio de alta velocidade russo. A viagem é muito confortável e dura cerca de 3h30m. As formalidades de fronteira são feitas dentro do comboio durante a viagem.

♦ O que vestir

Nos meses mais quentes, roupa fresca, um agasalho para a noite e proteção para a chuva. Um casaco tipo polar, um impermeável e um pequeno chapéu-de-chuva são aconselhados.
O mesmo para o calçado. Uns ténis serão uma boa opção. Confortáveis e protegem da chuva. Devido à sua localização geográfica o tempo muda repentinamente, por isso, convém ver a meteorologia diariamente.

♦ Alojamento

Nós ficámos no Hotel Radisson Sonya que fica um pouco distante do centro da cidade. No entanto, compensaram as excelentes instalações e serviço.

♦ Transportes

A cidade é servida por uma diversificada, mas envelhecida, rede de transportes. As vias são largas e o trânsito é intenso mas ordenado. Contudo, tenha cuidado. De vez em quando vem um “topo de gama” que gosta de se mostrar.

 ♦ Segurança

No que diz respeito à segurança, não sentimos ameaça nas ruas. É nos locais mais frequentados, tais como, museus, transportes e restaurantes que os carteiristas actuam.
Evite andar com o seu passaporte. É o alvo principal dos carteiristas. Deixe-o guardado no cofre do hotel ou do quarto. Faça fotocópias e ande com elas. A burocracia para quem fica sem documentos pode arruinar as suas férias. O roubo ou perda do Passaporte deve ser participado no posto de polícia mais próximo.
Nas entradas de museus e edifícios públicos existe controlo de bagagem de mão pelas forças de segurança.

♦ Informações importantes

Visite o nosso Guia de Viagem para a Rússia onde encontrará indicações úteis sobre a entrada e permanência no país.

2 thoughts on “São Petersburgo – a cidade dos Czares

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s