Um passeio por S. Pedro de Moel até ao Farol do Penedo da Saudade

Adoramos mar e praia e o nosso querido Portugal nunca nos desilude. Fomos até S. Pedro de Moel conhecer essa bonita estância de veraneio e o seu farol. A pequena povoação do distrito de Leiria fica à distância de 140Km de Lisboa e conta apenas com 500 habitantes.

20200125_144011 (2)
S. Pedro de Moel

Começou a ganhar notoriedade quando o Rei D. Dinis mandou aumentar substancialmente o Pinhal de Leiria, cuja obra de florestação tinha sido iniciada pelo Rei D. Afonso III com o objectivo de proteger os terrenos agrícolas dos avanços do mar. Em 1463 o Rei D. Afonso V doou S. Pedro de Moel à nobreza.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Na entrada de S. Pedro de Moel está o monumento ao Rei D. Dinis e sua esposa a Rainha Santa Isabel
20200125152807
Miradouro

Rapidamente os membros da corte portuguesa instalaram aqui as suas casas de férias quando verificaram que as paisagens eram deslumbrantes e que havia muita caça por perto (o desporto favorito da época). É claro que a classe emergente resolveu fazer o mesmo, quando percebeu que aqui se podiam cruzar com a alta sociedade portuguesa.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Praia de S. Pedro de Moel
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Igreja de S. Pedro

No século XVII as terras de S. Pedro de Moel eram pertença do Duque de Caminha que, por conspiração contra o Rei D. João IV, foi condenado à morte. A viúva todos os dias se deslocava a um alto penedo virado para o Oceano Atlântico a fim de chorar a morte do marido. Os habitantes daquelas paragens passaram a chamar ao local, Penedo da Saudade.

20200126_090914 (2)
O Penedo da Saudade

O tempo passou e aquela costa atlântica era rota de passagem de muitos barcos, mas de navegação difícil. Decide-se então construir um farol para aquele ponto da costa e chegou-se à conclusão que o lugar ideal era naquele penedo por ser muito alto e entrado no mar. Em 15 de Fevereiro de 1912 é inaugurado o Farol de S. Pedro de Moel que foi baptizado com o nome de Farol do Penedo da Saudade.

FFFFF
Farol do Penedo da Saudade

O farol com 32 metros de altura era movido a petróleo e a sua fonte luminosa tinha um alcance de 30 milhas. Em 1947 foi completada a sua electrificação que lhe valeu um alcance luminoso de 46 milhas e em 1980 foi automatizado. O farol pode ser visitado gratuitamente todas as quartas-feiras entre as 14h e as 17h. As visitas não se realizam se as condições climatéricas forem adversas.

INT
Interior do Farol
20200125141141
Área reservada do farol

Ao longo da costa foram construídos percursos pedestres e ciclovias que nos levam ao encontro das bonitas praias da zona. Se tiver pernas para pedalar, a ciclovia estende-se até à Praia da Vieira de Leiria, 14 Km mais adiante.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A ciclovia acompanha a Estrada Atlântica
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Praia Velha
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A caminho da Praia da Concha

Entrámos no coração deste pitoresco lugar onde as suas ruas são preenchidas com casas de arquitectura típica às quais demos reconhecida atenção, muitas delas apenas ocupadas nos meses de Verão, mas onde também se encontram hotéis e alojamentos locais.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ficámos encantadas com a arquitectura das casas
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Tudo muito cuidado
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Rua Domingos Figueiredo Pereira
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A grande maioria destas belas casas só estão ocupadas nos meses de Verão

A Praça Afonso Lopes Vieira é o centro da povoação e o local onde tudo acontece. Feiras, espectáculos, actividades culturais ou apenas o ponto de encontro para “dois dedos de conversa”, tudo se passa aqui.

PRAÇA
Praça Afonso Lopes Vieira
ESTATUA
A homenagem de S. Pedro de Moel ao escritor que aqui passava grandes temporadas em busca de inspiração.

À volta estão concentrados os principais restaurantes, cafés e esplanadas onde pode saborear uma boa refeição ou tomar uma bebida com vista para o Oceano Atlântico e a sua bela costa recortada com praias de areia fina.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Um dos restaurantes na praça
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Uma das muitas esplanadas
CASA_LI
A casa de Afonso Lopes Vieira (assinalada com uma seta) foi doada por ele em testamento à Câmara Municipal da Marinha Grande para que fosse usada como casa de férias para os filhos dos operários vidreiros, bombeiros e trabalhadores das matas! Hoje em dia faz parte da Colónia Balnear com o seu nome.

Nós gostamos muito de caminhar e ter contacto com o cheiro da maresia e como este fim de semana era mesmo para relaxar escolhemos pernoitar num hotel mesmo à beira do mar. Ficámos alojadas no Hotel Mar e Sol & Spa onde fomos muito bem recebidas.

20200125204342
À noite só se ouve o bater das ondas… música para os ouvidos!
HOTEL
Hotel Mar e Sol & Spa

A par da decoração de todo o hotel, que era muito bonita, o quarto era espaçoso com vista para o mar, o pequeno almoço foi excelente e a massagem que fizemos no Spa foi “a cereja no topo do bolo”. Recomendamos. Foi mesmo um fim de semana relaxante para quebrar a rotina.

20200125180512
Um recanto muito original!
SSPA
A recepção do Spa “Cubo D’Água”
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Pôr do sol em S. Pedro de Moel visto da janela do quarto do hotel

Se seguir a nossa recomendação e vier até aqui, não perca a oportunidade de visitar o Museu do Vidro na Marinha Grande que fica apenas a 10Km de distância.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Mercado de S. Pedro de Moel

Portugal brinda-nos com sol, mar azul e cristalino, praias de areia dourada, tesouros dos quais temos a sorte de poder desfrutar, mas que também temos o dever de preservar…e é tudo o que precisamos para conseguir alguns momentos de paz!…

20200125_153128
A Praia Velha liga-se com a Praia da Vieira numa imensa extensão de areal de 14Km!!!
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Perto do mar somos mais felizes…

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s