♦ O Parque Ocidental da Cidade ♦
O Parque Ocidental da Cidade do Porto é o maior parque urbano de Portugal, com a particularidade de estar voltado para o Oceano Atlântico e assim, ser o único parque do género na Europa com frente ribeirinha. O arquitecto paisagista Sidónio Pardal, é o autor deste projecto que foi inaugurado em Dezembro de 2002. Para além dos seus 10 Km de caminhos e a sua interessante fauna e flora, o parque está dotado de todas as infraestruturas de apoio aos vários eventos que ali se realizam desde WC, restaurantes e cafés, campos desportivos e ciclovias. O parque está aberto todos os dias das 7h às 22 horas, prolongando-se o horário até à meia-noite, durante o Verão.

♦ As “Tripas” à moda do Porto ♦
Este famoso prato tradicional da gastronomia portuense, não surgiu por acaso! Diz a lenda, que o Infante D. Henrique, precisando de abastecer as suas naus para a tomada de Ceuta em 1415, pediu aos habitantes do Porto todo o género de alimentos. Os portuenses limparam e salgaram todas as carnes que tinham para serem acamadas nas embarcações. Ficaram apenas com as miudezas incluindo as tripas e assim foram inventadas alternativas alimentares. As “Tripas” à moda do Porto ganharam adeptos devido à sua originalidade. Esta iguaria gastronómica, que foi sendo enriquecida ao longo do tempo, é hoje indispensável na ementa dos restaurantes do Porto.

♦ O primeiro carro eléctrico da Península Ibérica ♦
Foi em 12 de Setembro de 1895 que entrou em circulação, no Porto, o primeiro carro eléctrico do país e também da Península Ibérica. Os portuenses chamavam-lhe “milagre invisível” porque era a electricidade que fazia mover estes veículos, que começaram por ser carruagens de tracção animal, restauradas e adaptadas para esse fim. Hoje estão em exposição no Museu dos Transportes do Porto, que alberga uma das mais importantes colecções de carros eléctricos da Europa.
