Sabia que? – Porto

♦ O Parque Ocidental da Cidade ♦

O Parque Ocidental da Cidade do Porto é o maior parque urbano de Portugal, com a particularidade de estar voltado para o Oceano Atlântico e assim, ser o único parque do género na Europa com frente ribeirinha. O arquitecto paisagista Sidónio Pardal, é o autor deste projecto que foi inaugurado em Dezembro de 2002. Para além dos seus 10 Km de caminhos e a sua interessante fauna e flora, o parque está dotado de todas as infraestruturas de apoio aos vários eventos que ali se realizam desde WC, restaurantes e cafés, campos desportivos e ciclovias. O parque está aberto todos os dias das 7h às 22 horas, prolongando-se o horário até à meia-noite, durante o Verão.

PARQUE1
Um dos muitos lagos do Parque da Cidade

♦ As “Tripas” à moda do Porto ♦

Este famoso prato tradicional da gastronomia portuense, não surgiu por acaso! Diz a lenda, que o Infante D. Henrique, precisando de abastecer as suas naus para a tomada de Ceuta em 1415, pediu aos habitantes do Porto todo o género de alimentos. Os portuenses limparam e salgaram todas as carnes que tinham para serem acamadas nas embarcações. Ficaram apenas com as miudezas incluindo as tripas e assim foram inventadas alternativas alimentares. As “Tripas” à moda do Porto ganharam adeptos devido à sua originalidade. Esta iguaria gastronómica, que foi sendo enriquecida ao longo do tempo, é hoje indispensável na ementa dos restaurantes do Porto.

TRIPAS 55
“Tripas” à moda do Porto… cheira bem e sabe ainda melhor!

♦ O primeiro carro eléctrico da Península Ibérica ♦

Foi em 12 de Setembro de 1895 que entrou em circulação, no Porto, o primeiro carro eléctrico do país e também da Península Ibérica. Os portuenses chamavam-lhe “milagre invisível” porque era a electricidade que fazia mover estes veículos, que começaram por ser carruagens de tracção animal, restauradas e adaptadas para esse fim. Hoje estão em exposição no Museu dos Transportes do Porto, que alberga uma das mais importantes colecções de carros eléctricos da Europa.

CARRO MUSEU 22
Um dos carros eléctricos em exposição no Museu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s