Porto – uma visita às suas igrejas

Todas as cidades em Portugal, têm as suas igrejas que foram construídas no cumprimento de actos de devoção ou para homenagear alguém. Todas elas são lindas, cada uma à sua maneira. O Porto não é excepção e é até a cidade portuguesa com maior número de igrejas por metro quadrado. Sendo assim, acho que é apropriado falar das que conheço. Se estiver caminhando pelo Porto, vai com certeza encontrar algumas. Não deixe de entrar, pois elas escondem uma grande riqueza cultural e arquitectónica.

IMG_4150 (2)
A Sé Catedral e a Igreja de S. Francisco vistas a partir do Rio Douro

Começo pela Igreja e Torre dos Clérigos que, juntamente com a Casa da Irmandade, marca a paisagem da cidade e é o seu ex-libris. Localizada no cimo da rua com o mesmo nome, esta obra foi projectada pelo arquitecto Nicolau Nasoni que aqui se encontra sepultado. O conjunto dos Clérigos foi construído entre os anos de 1732 e 1763. O espaço destinado a acolher a Irmandade dos Clérigos é hoje um museu.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Conjunto dos Clérigos – Igreja, Torre e Casa da Irmandade

A sua torre sineira, construída em granito e estilo barroco, tem 75 metros de altura e um carrilhão com 49 sinos. Subindo, vislumbra-se toda a cidade do Porto, mas tem que arranjar coragem para subir 225 degraus. As visitas fazem-se todos os dias das 9h às 19 horas e o ingresso custa 4€, sendo gratuito para crianças até aos 10 anos.

IMG_3853 (2)
Frente da Igreja dos Clérigos
IMG_3864 (2)
Interior da Igreja dos Clérigos

A  Igreja dos Congregados fica na Praça Almeida Garrett, junto à Estação de S. Bento e foi construída em 1703. Em 1920 a sua fachada foi enriquecida com azulejos de Jorge Colaço e, no mesmo ano, Robert Léone pintou os vitrais que se encontram no seu interior e que não deve deixar de ver.

IMG_4012 (2)
Igreja dos Congregados e Praça Almeida Garrett

A Igreja do Carmo é geminada com a Igreja dos Carmelitas, na Praça de Carlos Alberto. Ambas foram edificadas entre os séculos XVII e XVIII em estilo barroco/rococó. A fachada lateral da Igreja do Carmo está decorada com um grandioso painel de azulejos com cenas alusivas à Ordem Carmelita e ao Monte Carmelo. No interior deste conjunto, salta à vista a riqueza da talha dourada nas capelas laterais e no seu altar-mor. A torre sineira da Igreja dos Carmelitas é, também, revestida a azulejos.

IMG_3888 (2)
Igreja do Carmo à Direita e Igreja dos Carmelitas à esquerda
IMG_4009 (2)
Fachada lateral da Igreja do Carmo
IMG_3896 (2)
Interior da Igreja do Carmo

A Sé do Porto ou Igreja de Nossa Senhora da Assunção, no coração do Centro Histórico, é um dos mais antigos monumentos de Portugal. A sua construção, em estilo românico, é do século XII mas sofreu várias alterações ao longo do tempo. O claustro foi construído durante o reinado de D. João I, que aqui se casou com D. Filipa de Lencastre em 1387.

IMG_4019 (2)
Sé Catedral do Porto

Em 1736, o arquitecto italiano Nicolau Nasoni acrescentou uma linda galilé barroca à fachada lateral da Sé. No seu interior existem três belos órgãos. Aqui se deu início ao desenvolvimento organístico no país. A Sé Catedral pode ser visitada todos os dias, das 10h às 19 horas.

SÉ2
Galilé na Lateral da Sé Catedral

A Igreja de S. Nicolau, junto ao Palácio da Bolsa, foi construída no século XVI, em estilo neoclássico e barroco, para fazer face ao número crescente de devotos das quatro freguesias em seu redor. Em 1861 a sua frontaria foi coberta com azulejos. No seu interior existe um valiosíssimo espólio de obras de arte e ourivesaria.

IMG_4162 (2)
Igreja de S. Nicolau

Andando pela Rua de Santa Catarina, vai deparar-se com a Capela das Almas, cuja construção data do século XVIII. Esta capela salta logo à vista porque tem a particularidade de ser revestida por 16.000 azulejos da autoria de Eduardo Leite e que ali foram colocados em 1929. Nesta obra de arte estão representados os passos da vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina, que ali são venerados. Não se admire, pois, se encontrar alguns turistas a olhar para estas paredes tentando seguir a História.

IMG_3668 (2)
Capela das Almas
IMG_3683 (2)
Interior da Capela das Almas

A Igreja de Santo Ildefonso marca a Praça da Batalha e foi construída entre 1730 e 1739. A sua imponente fachada com duas torres sineiras, está revestida com azulejos da autoria de Jorge Colaço, mostrando cenas da Eucaristia.

IMG_3687 (2)
Igreja de Santo Ildefonso
IMG_3698 (2)
Interior da Igreja de Santo Ildefonso

A Igreja de S. Francisco, na Rua do Infante D. Henrique, é o principal templo gótico da cidade e a sua construção é do século XIV. Uma rica rosácea gótica faz parte da fachada principal da igreja. O seu interior barroco foi revestido a talha dourada no século XVII. Mais de cem quilos de ouro foram usados nesta obra.

IMG_4166 (2)
Igreja de São Francisco e a rosácea gótica

O cemitério catacumbal e a árvore de Jessé, também são de interesse histórico e merecem uma visita. Este conjunto pode ser visitado todos os dias, das 10h às 19 horas e o ingresso custa 4€.

fran
Cemitério catacumbal na Igreja de São Francisco

A Avenida da Boavista e a Avenida Marechal Gomes da Costa foram construídas de forma a ligar o centro da cidade à zona da Foz. Nesses locais apenas existiam terrenos baldios, mas quando aí começou a crescer uma zona habitacional, houve necessidade de construir uma igreja e assim surgiu a moderna Igreja de Cristo-Rei, inaugurada em 1952 e que se localiza na Praça Dom Afonso V, entre as duas avenidas. Apesar da sua arquitectura mais contemporânea, não deixa de ser uma mais-valia para a paisagem circundante.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Igreja de Cristo-Rei

Não há forma de ignorar as riquezas que a cidade do Porto tem orgulho em exibir. Vá descobri-las, encante-se e divirta-se!

IMG_3786 (2)
Uma cidade à sua espera…

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s