Os Jardins do Palácio de Cristal são um local de excelência na cidade do Porto para fazer um passeio, namorar ou para apreciar as fantásticas vistas sobre o Rio Douro. Os jardins surgiram no século XIX pela mão do arquitecto paisagista Emile David para servirem de área envolvente ao próprio Palácio de Cristal, cuja inauguração aconteceu em 1865. O edifício recebeu, durante décadas, várias exposições nacionais e internacionais.

Em 1951 esta estrutura foi demolida para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, cujo objectivo era receber todas as modalidades desportivas. Em 1952, ainda com a abóbada incompleta, acolheu o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, em que Portugal saiu vencedor. Em 1991 passou a chamar-se Pavilhão Rosa Mota em homenagem à atleta portuense, campeã olímpica e mundial da Maratona.

Logo à entrada, feita pela Rua D. Manuel II, percorra o belo Jardim Emile David que o levará até ao pavilhão.

A Avenida das Tílias é o local escolhido pelos pavões que aqui residem, para se exibirem perante o olhar deliciado dos visitantes, que aqui dão bom uso às suas câmaras.

Ao fundo desta avenida está a Capela de Carlos Alberto, mandada construir em finais da década de 1850 pela sua meia-irmã, para homenagear não só o Rei da Sardenha- Piemonte, mas também como agradecimento à cidade do Porto que o acolheu como exilado e onde faleceu em 1894.

Mais adiante e descendo os socalcos do jardim, onde as camélias abundam, chegamos à Casa do Roseiral (edifício amarelo), destinado à residência oficial do Presidente da Câmara Municipal do Porto. Embora não esteja a ser habitado, é usado para cerimónias protocolares e visitas oficiais.


Ao longo do Jardim do Roseiral encontra várias esculturas e ainda vários miradouros com paisagens lindas para o Rio Douro e Vila Nova de Gaia.



Ao longo do parque vai ainda descobrir várias fontes e também um enorme número de espécies de flores, plantas, árvores e até um cantinho dedicado às ervas aromáticas.

O Lago Principal, junto ao qual se situa um restaurante e uma esplanada, proporciona a serenidade que se procura num local desta natureza.

Os jardins onde, em Setembro, se realiza a Feira do Livro do Porto, estão abertos ao público todos os dias das 10h às 19 horas, prolongando-se o horário até às 21 horas durante o Verão.

Quando visitar o Porto, venha até aqui e deixe-se surpreender por esta dádiva da natureza!

♥ Boa viagem ♥
One thought on “Porto – Jardins do Palácio de Cristal”