Porto – Jardins do Palácio de Cristal

Os Jardins do Palácio de Cristal são um local de excelência na cidade do Porto para fazer um passeio, namorar ou para apreciar as fantásticas vistas sobre o Rio Douro. Os jardins surgiram no século XIX pela mão do arquitecto paisagista Emile David para servirem de área envolvente ao próprio Palácio de Cristal, cuja inauguração aconteceu em 1865. O edifício recebeu, durante décadas, várias exposições nacionais e internacionais.

pcp2
Antigo edifício do Palácio de Cristal

Em 1951 esta estrutura foi demolida para dar lugar ao Pavilhão dos Desportos, cujo objectivo era receber todas as modalidades desportivas. Em 1952, ainda com a abóbada incompleta, acolheu o Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins, em que Portugal saiu vencedor. Em 1991 passou a chamar-se Pavilhão Rosa Mota em homenagem à atleta portuense, campeã olímpica e mundial da Maratona.

IMG_3923 (2)
Pavilhão Rosa Mota

Logo à entrada, feita pela Rua D. Manuel II, percorra o belo Jardim Emile David que o levará até ao pavilhão.

IMG_3924 (2)
Jardim Emile David na entrada do parque

A Avenida das Tílias é o local escolhido pelos pavões que aqui residem, para se exibirem perante o olhar deliciado dos visitantes, que aqui dão bom uso às suas câmaras.

IMG_3920 (2)
Show de pavão

Ao fundo desta avenida está a Capela de Carlos Alberto, mandada construir em finais da década de 1850 pela sua meia-irmã, para homenagear não só o Rei da Sardenha- Piemonte, mas também como agradecimento à cidade do Porto que o acolheu como exilado e onde faleceu em 1894.

IMG_3937 (2)
Capela de Carlos Alberto

Mais adiante e descendo os socalcos do jardim, onde as camélias abundam, chegamos à Casa do Roseiral (edifício amarelo), destinado à residência oficial do Presidente da Câmara Municipal do Porto. Embora não esteja a ser habitado, é usado para cerimónias protocolares e visitas oficiais.

IMG_3967
Zona de socalcos do jardim
IMG_3954 (2)
Casa do Roseiral

Ao longo do Jardim do Roseiral encontra várias esculturas e ainda vários miradouros com paisagens lindas para o Rio Douro e Vila Nova de Gaia.

IMG_3961 (2)
Uma das esculturas em exibição no jardim
IMG_3968 (2)
Miradouro do Roseiral
IMG_3934 (2)
Vista do jardim para o Rio Douro e Ponte da Arrábida

Ao longo do parque vai ainda descobrir várias fontes e também um enorme número de espécies de flores, plantas, árvores e até um cantinho dedicado às ervas aromáticas.

IMG_3975 (2)
Fontes no jardim

O Lago Principal, junto ao qual se situa um restaurante e uma esplanada, proporciona a serenidade que se procura num local desta natureza.

IMG_3925 (2)
Lago Principal

Os jardins onde, em Setembro, se realiza a Feira do Livro do Porto, estão abertos ao público todos os dias das 10h às 19 horas, prolongando-se o horário até às 21 horas durante o Verão.

IMG_3940 (2)
Vista para a cidade e o rio

Quando visitar o Porto, venha até aqui e deixe-se surpreender por esta dádiva da natureza!

IMG_3963 (2)
Outro dos miradouros do jardim

♥ Boa viagem ♥

One thought on “Porto – Jardins do Palácio de Cristal

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s