Vá até ao Norte do nosso lindo Portugal e participe de uma experiência inesquecível, fazendo um dos vários cruzeiros disponíveis ao longo do Rio Douro. A maravilhosa paisagem que este rio em particular nos proporciona, é reconhecida dentro e fora de Portugal.

A Região Demarcada do Douro é a mais antiga região vinícola regulamentada do mundo. O trabalho notável realizado pelo homem na construção de muros em xisto que suportassem as vinhas e se prolongassem pelas encostas das montanhas, resultando numa paisagem única, teve como consequência a atribuição à região do título de Património Mundial da UNESCO em 2001.


Várias empresas têm grande oferta de Cruzeiros no Douro com diversas soluções para todas as bolsas. Há cruzeiros na zona do Porto para ver as pontes sobre o rio mas há também outras opções entre o Porto e a Régua, entre a Régua e o Pinhão, entre Régua e Barca d’Alva, ou ainda cruzeiros em barco-hotel com a duração de uma semana e que percorrem todo o leito do rio desde o Porto até Espanha, já no Douro Internacional.





Alguns destes cruzeiros incluem refeições a bordo, provas de Vinho do Porto e até festas organizadas, a pedido.



O Rio Douro brinda-nos, ao longo do seu leito, com paisagens absolutamente deslumbrantes, onde se vão observando, também, algumas pontes na foz dos seus afluentes ou ainda hotéis e quintas vinhateiras.



Alguns cruzeiros incluem passeios em comboio histórico, sempre acompanhando as margens do rio, que se torna um complemento de visita interessante, já que se observa a mesma paisagem numa outra perspectiva.




Podem ser também incluídas visitas a mosteiros, mansões ou palacetes que estejam ligadas à produção de vinho ou gastronomia local. Nós visitámos, entre outros, o Hotel Pousada de Mesão Frio – Solar da Rede e o Hotel Vintage House, Pinhão, ambos com histórias ligadas ao Rio Douro e ao Vinho do Porto.




Embora a paisagem, de um modo geral, seja linda, a grande concentração de socalcos está entre a Régua e o Pinhão. Quem não quiser perder o avistamento deste trabalho engenhoso ao longo das encostas, deve ter o cuidado de escolher cruzeiros que passem neste local.


A passagem nas Eclusas também é alvo de curiosidade. Ao longo do rio e à medida que vão aparecendo as barragens, vai sendo necessário vencer os desníveis do leito e assim, foram construídas as Eclusas que não são mais do que obras de engenharia hidráulica que permitem que as embarcações subam ou desçam ao nível do rio, na zona das barragens, onde os desníveis são muito acentuados.



A Eclusa da Barragem do Carrapatelo, no município de Marco de Canaveses, é uma das maiores do mundo vencendo um desnível de 35 metros.

Anteriormente e devido às dificuldades de navegação, as pipas do Vinho do Porto eram transportadas ao longo do rio em Barcos Rabelos, embarcações típicas do Rio Douro. Hoje em dia, também alguns destes barcos foram adaptados para disponibilizar passeios turísticos no Douro.


Há muitas empresas no mercado a oferecer todos estes serviços e experiências. Tudo depende do tipo de cruzeiro que deseja fazer e o tempo que tem disponível.

Nós já percorremos todo o Rio Douro. Fizemos três cruzeiros diferentes mas sempre com a mesma empresa. A “Douro Azul” proporcionou-nos um óptimo serviço, com boa organização, barcos com boas instalações, comida a bordo muito saborosa e bem confeccionada e pessoal muito atencioso. Tudo isto, aliado à natureza que nos rodeava, ajudou a tornar os nossos passeios inesquecíveis.


Quando fizemos o cruzeiro a partir do Porto, ficámos alojadas no Hotel Quality Inn Porto, na Praça da Batalha. Hotel com boas acomodações e pequeno-almoço com qualidade e variedade.

Nas ocasiões em que partimos de Peso da Régua, ficámos no Hotel Régua Douro, com uma paisagem belíssima mesmo junto ao rio, óptimas instalações e um pequeno-almoço muito bom em todos os aspectos.

Escolha um destes passeios e parta à descoberta de uma paisagem única, internacionalmente reconhecida.

♥ Boa viagem ♥