Cruzeiros no Rio Douro

Vá até ao Norte do nosso lindo Portugal e participe de uma experiência inesquecível, fazendo um dos vários cruzeiros disponíveis ao longo do Rio Douro. A maravilhosa paisagem que este rio em particular nos proporciona, é reconhecida dentro e fora de Portugal.

BARCO NO RIO
Barco de cruzeiro navegando no Rio Douro

A Região Demarcada do Douro é a mais antiga região vinícola regulamentada do mundo. O trabalho notável realizado pelo homem na construção de muros em xisto que suportassem as vinhas e se prolongassem pelas encostas das montanhas, resultando numa paisagem única, teve como consequência a atribuição à região do título de Património Mundial da UNESCO em 2001.

SOCALCOS
Paisagem do Douro vinhateiro
VINHO DO PORTO (2)
O Vinho do Porto goza de merecida fama e reconhecimento a nível mundial

Várias empresas têm grande oferta de Cruzeiros no Douro com diversas soluções para todas as bolsas. Há cruzeiros na zona do Porto para ver as pontes sobre o rio mas há também outras opções entre o Porto e a Régua, entre a Régua e o Pinhão, entre Régua e Barca d’Alva, ou ainda cruzeiros em barco-hotel com a duração de uma semana e que percorrem todo o leito do rio desde o Porto até Espanha, já no Douro Internacional.

IMG_4095 (2)
Pontes na zona do Porto vistas do rio
BARCO HOTEL
Barco-hotel
COMIDA
Uma salada para entrada
COMIDA BOA
Deliciosas refeições a bordo
DOCE
… e sobremesas também!

Alguns destes cruzeiros incluem refeições a bordo, provas de Vinho do Porto e até festas organizadas, a pedido.

MESA POSTA
As mesas estão postas
CAFÉZINHO
Vai um cafézinho?
HORA DO LANCHE
Hora do lanche

O Rio Douro brinda-nos, ao longo do seu leito, com paisagens absolutamente deslumbrantes, onde se vão observando, também, algumas pontes na foz dos seus afluentes ou ainda hotéis e quintas vinhateiras.

PONTEZINHA
Ponte do Vale Canivens
FERROVIÁRIA
Ponte ferroviária na foz do Rio Côa
QUINTA DE LA ROSA
Quinta de La Rosa

Alguns cruzeiros incluem passeios em comboio histórico, sempre acompanhando as margens do rio, que se torna um complemento de visita interessante, já que se observa a mesma paisagem numa outra perspectiva.

ESTAÇÃO
Estação ferroviária do Pinhão
COMBOIO DO DOURO
Comboio da linha do Douro
DA JANELA
Janela para o rio
AZULEJOS
Azulejos com História

Podem ser também incluídas visitas a mosteiros, mansões ou palacetes que estejam ligadas à produção de vinho ou gastronomia local. Nós visitámos, entre outros, o Hotel Pousada de Mesão Frio – Solar da Rede e o Hotel Vintage House, Pinhão, ambos com histórias ligadas ao Rio Douro e ao Vinho do Porto.

SOLAR DA REDE
Hotel Pousada de Mesão Frio – Solar da Rede
VISTA DO SOLAR
Paisagem do Douro vista do Solar da Rede
VINTAGE HOUSE
Hotel Vintage House, Pinhão
PISCINA
Ponte do Pinhão vista do Vintage House Hotel

Embora a paisagem, de um modo geral, seja linda, a grande concentração de socalcos está entre a Régua e o Pinhão. Quem não quiser perder o avistamento deste trabalho engenhoso ao longo das encostas, deve ter o cuidado de escolher cruzeiros que passem neste local.

+SOCALCOS
Socalcos do Douro
SOCALCOS3
Os muros de xisto que suportam os socalcos

A passagem nas Eclusas também é alvo de curiosidade. Ao longo do rio e à medida que vão aparecendo as barragens, vai sendo necessário vencer os desníveis do leito e assim, foram construídas as Eclusas que não são mais do que obras de engenharia hidráulica que permitem que as embarcações subam ou desçam ao nível do rio, na zona das barragens, onde os desníveis são muito acentuados.

APROXIMAÇÃO
Aproximação à Barragem do Pocinho
ENTRADA
Entrada na Eclusa
SAÍDA
Saída da Eclusa (é possível observar o desnível do leito do rio)

A Eclusa da Barragem do Carrapatelo, no município de Marco de Canaveses, é uma das maiores do mundo vencendo um desnível de 35 metros.

CARRAPATELO2
Barragem do Carrapatelo

Anteriormente e devido às dificuldades de navegação, as pipas do Vinho do Porto eram transportadas ao longo do rio em Barcos Rabelos, embarcações típicas do Rio Douro. Hoje em dia, também alguns destes barcos foram adaptados para disponibilizar passeios turísticos no Douro.

IMG_4064
Barco Rabelo
RABELO TURISTICO
Barco Rabelo para passeios turísticos

Há muitas empresas no mercado a oferecer todos estes serviços e experiências. Tudo depende do tipo de cruzeiro que deseja fazer e o tempo que tem disponível.

TURISMO
Há muito tráfego de iates no rio

Nós já percorremos todo o Rio Douro. Fizemos três cruzeiros diferentes mas sempre com a mesma empresa. A “Douro Azul” proporcionou-nos um óptimo serviço, com boa organização, barcos com boas instalações, comida a bordo muito saborosa e bem confeccionada e pessoal muito atencioso. Tudo isto, aliado à natureza que nos rodeava, ajudou a tornar os nossos passeios inesquecíveis.

MARAVILHA
Ouvindo o silêncio…
NOSSO BARCO
Um dos barcos onde viajámos, o “Milénio do Douro”, atracado em Barca d’Alva

Quando fizemos o cruzeiro a partir do Porto, ficámos alojadas no Hotel Quality Inn Porto, na Praça da Batalha. Hotel com boas acomodações e pequeno-almoço com qualidade e variedade.

QUADRO
Quadro do Douro Navegável e as várias Eclusas

Nas ocasiões em que partimos de Peso da Régua, ficámos no Hotel Régua Douro, com uma paisagem belíssima mesmo junto ao rio, óptimas instalações e um pequeno-almoço muito bom em todos os aspectos.

HOTEL RÉGUA
Hotel Régua Douro

Escolha um destes passeios e parta à descoberta de uma paisagem única, internacionalmente reconhecida.

BANDEIRA
Ponte Almirante Sarmento Rodrigues na fronteira do Douro Internacional

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s