Há locais na Terra que nos proporcionam uma extraordinária paz interior e que são de uma beleza inimaginável. Estou a falar do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, Património Mundial da UNESCO desde 1979. Localizado na Croácia Central, este parque com uma área de 300 Km², é a principal atracção turística do país e fica a uma distância de 130 Km da capital, Zagreb.

Para ali chegar, pode fazê-lo de várias maneiras: se quiser ir em excursão organizada existem inúmeras agências nas várias cidades, ao longo da Croácia, onde pode obter este serviço. Também os hotéis disponibilizam toda a informação com esse objectivo. Se optar por carreiras regulares de autocarros, saiba que partem das cidades mais próximas ou seja Zagreb, Zadar ou Split.

Se por outro lado prefere deslocar-se de carro, então tem dois parques de estacionamento à disposição: um que serve os visitantes que chegam do Norte e outro que recebe os visitantes do Sul, (Dubrovnik fica a uma distância de 430 Km). O preço do estacionamento são 7 kunas/hora.

O Parque de Plitvice que recebe milhares de turistas durante todo o ano, funciona com o seguinte horário e preço: no Verão, das 7h às 20h. O bilhete da entrada custa 180 kunas por um dia, ou 280 kunas por dois dias de visita. No Inverno o horário de funcionamento é das 8h às 16h e o bilhete custa 110 kunas. Tenha em consideração que durante o Inverno algumas zonas do parque estão encerradas por causa da neve.

As pessoas que ficarem alojadas nos hotéis dentro do parque, apenas pagam a entrada de um dia, tendo direito a usufruir dos passeios no parque em todos os dias da estadia, bastando para isso carimbar diariamente o ingresso na recepção do hotel. Nós ficámos alojadas dentro do parque, no Hotel Jezero e foi fantástico. Da varanda do nosso quarto só se ouvia a água a correr e os passarinhos. Muito relaxante.

Ao entrar no parque, tem informação dos vários trilhos que há para fazer e o tempo de duração de cada um deles. Pode escolher fazer um ou mais, mas aconselho que leve consigo um mapa. O trilho identificado com a letra H, é o mais popular porque demora entre 3 a 4 horas a fazer e passa nos locais principais.

Previna-se com água e alimentos porque há poucas zonas onde comer e os WC também não são muitos, portanto não hesite em aproveitar quando lhe aparecerem os serviços no caminho.

As principais áreas de apoio estão localizadas nas entradas, no meio do parque e nos locais de partida dos barcos, onde também há zonas de piquenique.

Comboios panorâmicos estão à disposição dos visitantes que não podem ou não querem caminhar muito, mas só abrangem uma área definida do parque e partem a cada 30 minutos.

Também é muito lindo fazer a travessia do Lago Kozjak num dos barcos eléctricos. A viagem é arrebatadora. Ambos os transportes funcionam das 8h às 18h.



Não se esqueça de trazer calçado confortável e baterias extra, porque vai querer tirar muitas, mas mesmo MUITAS fotos. No Verão as temperaturas podem chegar aos 40ºC, portanto, se viaja com crianças tenha isso em mente porque na Croácia o calor aperta.

Falemos então desta dádiva da Natureza que é constituída por 16 lagos com água que muda de cor azul para verde-esmeralda consoante a intensidade do sol e dependendo da qualidade do leito onde está a correr porque os minerais também têm a sua influência.


Os “Lagos Baixos” e os “Lagos Altos” são ligados por inúmeras quedas de água. A maior, a “Great Waterfall”, tem 78 metros de altura!



Existem passadiços de madeira estrategicamente estruturados por cima dos lagos, que colocam os visitantes mesmo ao lado das quedas de água.


A fauna e flora aqui são impressionantes: estamos a falar de mais de 1300 espécies de plantas, quase uma centena de espécies de orquídeas, 150 espécies de pássaros e mais de 300 espécies de borboletas. Nem falo do sem número de espécies de peixes!



Depois disto, o que posso dizer mais? Desfrute: caminhe por entre a vegetação e pare… oiça os passarinhos e a água correndo por cima das pedras. Veja como a cor da água já não é igual à que viu lá atrás! Delicie-se com as paisagens que a Mãe Natureza lhe está a proporcionar observar e deixe-se envolver…

Caminhe ao ritmo dos sons da natureza e mergulhe numa aventura sem igual, aqui em Plitvice Jezera, como se diz na língua croata!!!…

♥ Boa viagem ♥