Os Lagos Plitvice – a alma da Croácia

Há locais na Terra que nos proporcionam uma extraordinária paz interior e que são de uma beleza inimaginável. Estou a falar do Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, Património Mundial da UNESCO desde 1979. Localizado na Croácia Central, este parque com uma área de 300 Km², é a principal atracção turística do país e fica a uma distância de 130 Km da capital, Zagreb.

PARQUE
O Canyon nos “Baixos Lagos”

Para ali chegar, pode fazê-lo de várias maneiras: se quiser ir em excursão organizada existem inúmeras agências nas várias cidades, ao longo da Croácia, onde pode obter este serviço. Também os hotéis disponibilizam toda a informação com esse objectivo. Se optar por carreiras regulares de autocarros, saiba que partem das cidades mais próximas ou seja Zagreb, Zadar ou Split.

CHEGAR
As indescritíveis cores da natureza

Se por outro lado prefere deslocar-se de carro, então tem dois parques de estacionamento à disposição: um que serve os visitantes que chegam do Norte e outro que recebe os visitantes do Sul, (Dubrovnik fica a uma distância de 430 Km). O preço do estacionamento são 7 kunas/hora.

PLACA
Painel informativo

O Parque de Plitvice que recebe milhares de turistas durante todo o ano, funciona com o seguinte horário e preço: no Verão, das 7h às 20h. O bilhete da entrada custa 180 kunas por um dia, ou 280 kunas por dois dias de visita. No Inverno o horário de funcionamento é das 8h às 16h e o bilhete custa 110 kunas. Tenha em consideração que durante o Inverno algumas zonas do parque estão encerradas por causa da neve.

ALTURA
O desfiladeiro

As pessoas que ficarem alojadas nos hotéis dentro do parque, apenas pagam a entrada de um dia, tendo direito a usufruir dos passeios no parque em todos os dias da estadia, bastando para isso carimbar diariamente o ingresso na recepção do hotel. Nós ficámos alojadas dentro do parque, no Hotel Jezero e foi fantástico. Da varanda do nosso quarto só se ouvia a água a correr e os passarinhos. Muito relaxante.

HOTEL
O Hotel Jezero fica junto a uma das entradas do parque

Ao entrar no parque, tem informação dos vários trilhos que há para fazer e o tempo de duração de cada um deles. Pode escolher fazer um ou mais, mas aconselho que leve consigo um mapa. O trilho identificado com a letra H, é o mais popular porque demora entre 3 a 4 horas a fazer e passa nos locais principais.

QUADRO
Quadro informativo

Previna-se com água e alimentos porque há poucas zonas onde comer e os WC também não são muitos, portanto não hesite em aproveitar quando lhe aparecerem os serviços no caminho.

WC
Instalações sanitárias

As principais áreas de apoio estão localizadas nas entradas, no meio do parque e nos locais de partida dos barcos, onde também há zonas de piquenique.

PIQUENIQUE
Zona de piqueniques e serviços de apoio

Comboios panorâmicos estão à disposição dos visitantes que não podem ou não querem caminhar muito, mas só abrangem uma área definida do parque e partem a cada 30 minutos.

COMBOIO
O comboio panorâmico

Também é muito lindo fazer a travessia do Lago Kozjak num dos barcos eléctricos. A viagem é arrebatadora. Ambos os transportes funcionam das 8h às 18h.

BARCO
O barco que atravessa o Lago kozjak
PERCURSO
A travessia é lindíssima
ANCORADOURO
Ancoradouro

Não se esqueça de trazer calçado confortável e baterias extra, porque vai querer tirar muitas, mas mesmo MUITAS fotos. No Verão as temperaturas podem chegar aos 40ºC, portanto, se viaja com crianças tenha isso em mente porque na Croácia o calor aperta.

ABRIGO
Um dos abrigos

Falemos então desta dádiva da Natureza que é constituída por 16 lagos com água que muda de cor azul para verde-esmeralda consoante a intensidade do sol e dependendo da qualidade do leito onde está a correr porque os minerais também têm a sua influência.

LAGUNA
Miragem…
OUTRA
Um dos “Lagos Baixos”

Os “Lagos Baixos” e os “Lagos Altos” são ligados por inúmeras quedas de água. A maior, a “Great Waterfall”, tem 78 metros de altura!

QUEDA
As cascatas de Milka Trnina
GREAT
A “Great Waterfall”
BASE
Na base da “Great Waterfall”

Existem passadiços de madeira estrategicamente estruturados por cima dos lagos, que colocam os visitantes mesmo ao lado das quedas de água.

MADEIRA
Caminhando por cima da água
PASS
Os passadiços

A fauna e flora aqui são impressionantes: estamos a falar de mais de 1300 espécies de plantas, quase uma centena de espécies de orquídeas, 150 espécies de pássaros e mais de 300 espécies de borboletas. Nem falo do sem número de espécies de peixes!

SOL
Um local que transmite paz
VERDE
Quedas de água e vegetação em completa harmonia
PEIXES
Os peixes também são felizes aqui

Depois disto, o que posso dizer mais? Desfrute: caminhe por entre a vegetação e pare… oiça os passarinhos e a água correndo por cima das pedras. Veja como a cor da água  já não é igual à que viu lá atrás! Delicie-se com as paisagens que a Mãe Natureza lhe está a proporcionar observar e deixe-se envolver…

VERDINHO
Outro dos “Lagos Baixos”… e outra cor de água!

Caminhe ao ritmo dos sons da natureza e mergulhe numa aventura sem igual, aqui em Plitvice Jezera, como se diz na língua croata!!!…

CORRENTE
Ao sabor da corrente…

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s