Para quem gosta de mergulhar na História de Portugal, Alcobaça é uma cidade com muito para contar e visitar. Fica localizada a 92 Km a Norte de Lisboa e pertence ao distrito de Leiria. Como gostamos de passear pelo nosso lindo país, lá fomos nós. A cidade é atravessada pelos rios Alcoa e Baça.


Visitámos o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, de estilo gótico, que foi fundado por D. Afonso Henriques em 1148 e cuja construção foi concluída em 1222. O Mosteiro foi parcialmente incendiado aquando das invasões francesas em 1810, mas foi restaurado logo a seguir. A sua biblioteca, com mais de 100 mil manuscritos, foi salva.

O Mosteiro é Património Mundial da UNESCO desde 1989 e foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal em 2007. O bilhete de entrada custa 6€. Os primeiros ocupantes do Mosteiro de Alcobaça foram os monges de Cister, que era uma Ordem Religiosa Católica.



No seu interior visitámos a igreja, os claustros e as alas dos monges. Observámos com atenção os túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro, que protagonizaram uma das maiores histórias de amor da História de Portugal. Estes túmulos são uma obra-prima das esculturas góticas tumulares da Idade Média.


Depois passeámos pelo centro histórico, passámos pelos Arcos de Cister e apreciámos a arquitectura dos challets. Almoçámos no Restaurante Corações Unidos, ao lado do Mosteiro. Comemos muito bem e por muito bom preço.


À volta da cidade ainda há para visitar, o Parque dos Monges, um parque temático cujo ingresso tem o preço de 6€. A uma distância de aproximadamente 12 Km, tem ainda, as praias de S. Martinho do Porto ou da Nazaré.

Ficámos alojadas no Your Hotel & Spa Alcobaça, e é mesmo verdade: deixámos o stress à porta. Esta excelente unidade hoteleira fica a 4 Km do centro de Alcobaça. Estamos a falar de um hotel muito tranquilo, envolvido com a natureza, no local onde se situavam antigamente as Termas da Piedade.

O quarto era óptimo e muito espaçoso, o pequeno-almoço muito completo, boas piscinas interior e exterior e um serviço de spa esplêndido.


Nas imediações do edifício, pode fazer caminhadas pela mata. O Wi-Fi e o estacionamento são gratuitos.


Como gostámos muito daquela zona do país, voltámos lá. Desta vez quisemos conhecer outra unidade hoteleira e escolhemos o Real Abadia Congress & Spa Hotel, a 5 Km da cidade. Foi mais uma boa aposta.

Este hotel foi construído onde antigamente era um convento do século XVII e portanto toda a sua decoração é alusiva ao local original, tendo sido respeitadas algumas paredes e outros pormenores da antiga construção.

O quarto era muito bom, com uma varanda que ficava virada para as serras, piscina e área circundante, onde se podem fazer caminhadas e observar alguns artefactos e o poço do antigo convento.


Pode também andar de bicicleta, que o hotel faculta gratuitamente. O pequeno-almoço foi excelente e muito variado. O serviço de spa é muito completo e a área muito relaxante. O estacionamento e Wi-Fi são gratuitos.

Aconselhamos a visita a esta cidade para quem quer relaxar e gosta de aprender.
♥ Boa viagem ♥