Alcobaça – História e lazer

Para quem gosta de mergulhar na História de Portugal, Alcobaça é uma cidade com muito para contar e visitar. Fica localizada a 92 Km a Norte de Lisboa e pertence ao distrito de Leiria. Como gostamos de passear pelo nosso lindo país, lá fomos nós. A cidade é atravessada pelos rios Alcoa e Baça.

018
Rio Alcoa
013
Rio Baça

Visitámos o Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, de estilo gótico, que foi fundado por D. Afonso Henriques em 1148 e cuja construção foi concluída em 1222. O Mosteiro foi parcialmente incendiado aquando das invasões francesas em 1810, mas foi restaurado logo a seguir. A sua biblioteca, com mais de 100 mil manuscritos, foi salva.

133
Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e Pelourinho

O Mosteiro é Património Mundial da UNESCO desde 1989 e foi eleito uma das 7 Maravilhas de Portugal em 2007. O bilhete de entrada custa 6€. Os primeiros ocupantes do Mosteiro de Alcobaça foram os monges de Cister, que era uma Ordem Religiosa Católica.

045
Nave central do Mosteiro
071
Lavabo no interior do Mosteiro
111
O claustro do Mosteiro

No seu interior visitámos a igreja, os claustros e as alas dos monges. Observámos com atenção os túmulos de D. Pedro e D. Inês de Castro, que protagonizaram uma das maiores histórias de amor da História de Portugal. Estes túmulos são uma obra-prima das esculturas góticas tumulares da Idade Média.

050
Túmulo de D. Pedro
058
Túmulo de D. Inês de Castro

Depois passeámos pelo centro histórico, passámos pelos Arcos de Cister e apreciámos a arquitectura dos challets. Almoçámos no Restaurante Corações Unidos, ao lado do Mosteiro. Comemos muito bem e por muito bom preço.

029
Arcos de Cister
010
Um dos challets da cidade

À volta da cidade ainda há para visitar, o Parque dos Monges, um parque temático cujo ingresso tem o preço de 6€. A uma distância de aproximadamente 12 Km, tem ainda, as praias de S. Martinho do Porto ou da  Nazaré.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Praia da Nazaré

Ficámos alojadas no Your Hotel & Spa Alcobaça, e é mesmo verdade: deixámos o stress à porta. Esta excelente unidade hoteleira fica a 4 Km do centro de Alcobaça. Estamos a falar de um hotel muito tranquilo, envolvido com a natureza, no local onde se situavam antigamente as Termas da Piedade.

176
Antigo local das Termas da Piedade

O quarto era óptimo e muito espaçoso, o pequeno-almoço muito completo, boas piscinas interior e exterior e um serviço de spa esplêndido.

197
Piscina interior do spa
219
Piscina exterior

Nas imediações do edifício, pode fazer caminhadas pela mata. O Wi-Fi e o estacionamento são gratuitos.

216
Acesso à mata
215
Mapa para circuito pedonal

Como gostámos muito daquela zona do país, voltámos lá. Desta vez quisemos conhecer outra unidade hoteleira e escolhemos o Real Abadia Congress & Spa Hotel, a 5 Km da cidade. Foi mais uma boa aposta.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Uma das fachadas do hotel

Este hotel foi construído onde antigamente era um convento do século XVII e portanto toda a sua decoração é alusiva ao local original, tendo sido respeitadas algumas paredes e outros pormenores da antiga construção.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Quadro que lembra a presença do convento naquele local

O quarto era muito bom, com uma varanda que ficava virada para as serras, piscina e área circundante, onde se podem fazer caminhadas e observar alguns artefactos e o poço do antigo convento.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Vista da varanda do quarto
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Piscina exterior

Pode também andar de bicicleta, que o hotel faculta gratuitamente. O pequeno-almoço foi excelente e muito variado. O serviço de spa é muito completo e a área muito relaxante. O estacionamento e Wi-Fi são gratuitos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Piscina interior do spa

Aconselhamos a visita a esta cidade para quem quer relaxar e gosta de aprender.

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s