Sabia que? – Escócia

♦ O whisky escocês ♦

Se gosta de beber um bom whisky escocês, saiba reconhecê-lo. Se for produzido na Escócia, é WHISKY sem a letra “E”. Todo o whisky escocês sofre maturação em barris de carvalho durante, pelo menos, três anos. Se estiver escrito na garrafa a palavra WHISKEY com a letra “E”, então essa produção será irlandesa ou de outra parte do mundo!

20170207_161039
Whisky escocês

♦ O nascimento da saga Harry Potter ♦

Joanne Kathleen Rowling escrevia em bares, nos guardanapos de papel. No conhecido “The Elephant House Café” em Edimburgo, nasceu o primeiro livro da mundialmente famosa saga “Harry Potter”, com o título Harry Potter e a Pedra Filosofal. J. K. Roling, o nome por que ficou famosa, é hoje uma das figuras mais ricas do mundo. Com o dinheiro que ganhou com o primeiro livro, ofereceu um apartamento a uma pobre rapariga que conheceu nos tempos em que ela própria também passou muitas dificuldades. O último destes livros foi escrito num quarto do Hotel Balmoral em Edimburgo. Estas obras venderam mais de 450 milhões de exemplares em todo o mundo!

20170207_155833
 Um dos títulos da saga da escritora

♦ Sherlock Holmes por Sir Arthur Conan Doyle ♦

Arthur Conan Doyle nasceu em Edimburgo em 1859. Era médico mas ficou conhecido a nível mundial por ter escrito as famosas histórias de ficção criminal sobre o detective Sherlock Holmes. Em 1893, quis “matar” a personagem do detective para poder dedicar mais tempo à sua profissão, mas a reacção de desagrado do público não se fez esperar e o autor teve que retomar as histórias, fazendo reaparecer Sherlock Holmes. Em 1902 foi-lhe atribuído o título de Sir pelo reconhecimento dos seus esforços na defesa dos interesses do seu país.

20170207_160246
As famosas histórias de Sir Doyle

Greyfriars Bobby, o cão fiel ♦

Jock era um velho simpático que todos os dias de manhã passava nas lojas de Edimburgo à procura de algum pequeno serviço para fazer, em troca de comida. Com ele estava sempre o seu fiel amigo Bobby. Tanto o dono como o cão, cativavam a simpatia dos habitantes locais. À noite recolhiam-se num qualquer beco da cidade. Quando Jock morreu, foi enterrado no cemitério de Greyfriars. Bobby continuava a ir todos os dias às mesmas lojas e as pessoas davam-lhe comida mas como ele depois desaparecia, quiseram saber onde o animal se recolhia. Foram encontrá-lo junto da campa do seu dono. Não eram permitidos cães sem licença na cidade. Então, um grupo de crianças juntou as moedas necessárias para a comprar. Assim Bobby podia brincar durante o dia na via pública e à noite ia dormir junto da campa de Jock. E assim foi durante 14 anos até que, em 1879, foi encontrado morto em cima da sepultura do seu companheiro de uma vida! Um ano depois, uma Baronesa mandou esculpir uma estátua ao cão devoto. No mesmo local existe hoje em dia um pub com o seu nome.

bobby2
Estátua de Bobby

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s