Chambord – o maior castelo do Loire

O Rei D. Francisco I de França não abdicava do prazer de caçar. A dada altura sentiu necessidade de procurar um local onde pudesse construir um castelo com tamanho para receber os mais de 2000 membros da corte que o acompanhavam nessa actividade. Encontrou no Vale do Loire uma grande propriedade rural atravessada pelo Rio Cosson, um dos afluentes do Rio Loire, cujas características considerou ideais para o fim pretendido.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O Rio Cosson visto de uma das torres do palácio

Decorria o ano de 1519 quando se deu início à construção do Castelo/Palácio de Chambord. A sua distinta arquitectura combinou o estilo medieval com o clássico italiano e assim se tornou um dos mais belos castelos de França, mas o projecto inicial foi sendo consideravelmente alterado ao longo dos 20 anos que durou a sua construção.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Vista lateral do castelo

Os exageros que aqui foram cometidos, a pedido do Rei, acabaram por transformar o edifício no maior castelo do Loire. Só para se ter uma ideia, o castelo tem 128 metros de fachadas, 440 salas, 365 lareiras de pedra, 800 colunas esculpidas e 84 escadarias sendo a principal, uma escadaria aberta em dupla hélice que permitia ao Rei ver e ser visto e cujo projecto terá sido da autoria do seu conselheiro, Leonardo da Vinci.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A escadaria aberta em dupla hélice
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A torre da escadaria principal

O telhado foi ricamente decorado com 11 tipos de torres e 3 tipos de chaminés. Não havia necessidade de proteger este local de ataques inimigos e por isso se encontram muitas áreas abertas neste palácio.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Detalhe do miradouro onde termina a escadaria em dupla hélice e de onde se tem uma vista de 360 graus sobre o Vale do Loire
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Algumas das 80 torres e chaminés de Chambord

A dimensão dos espaços interiores era de tal modo grande e os tectos eram tão altos que se tornava difícil manter o ambiente aquecido e por isso as divisões estavam sempre vazias já que o Rei preferia viver no castelo de Amboise.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Pormenor de uma das chaminés
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Nos tectos e outros locais do palácio encontram-se esculpidas várias salamandras, o símbolo do Rei Francisco I

Cada vez que era organizada uma caçada dava-se início a um enorme exercício de logística porque tudo tinha que ser transportado para Chambord, desde os móveis e utensílios até aos alimentos. Até à sua morte, o Rei apenas aqui pernoitou durante um total de 7 semanas!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Na Sala dos Troféus todas as pinturas retratam cenas de caça
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Algumas peças de caça embalsamadas

Os mais de 800 000 turistas que anualmente visitam este monumento têm o privilégio de apreciar a sua magnífica construção, os aposentos do Rei, a Sala dos Troféus de caça e os coches que eram usados para os passeios na propriedade que é a maior do género no continente europeu.

QUARTO (2)
Os aposentos do Rei
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A Sala dos Coches

Depois da subida às torres somos presenteados com uma vista magnífica sobre o Vale do Loire e o Rio Cosson.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A propriedade vedada de Chambord tem o tamanho equiparado à cidade de Paris!
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A igreja de Saint-Louis de Chambord vista de uma das varandas do palácio

Em redor do castelo há imensas actividades para toda a família. Pode passear de barco no rio, andar de bicicleta ou carrinho eléctrico pela propriedade, fazer um passeio de carruagem ou apenas fazer uma caminhada pelos trilhos que o levam aos diversos observatórios de aves e animais. Páre e ouça a Mãe Natureza!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O cais onde, durante o Verão, pode alugar barcos ou bicicletas entre as 10h e as 19h

Há muita oferta de restauração no recinto mas pode também fazer um piquenique com a família na área destinada para o efeito. Todas estas actividades estão ao dispor todos os dias entre as 10h e as 19 horas com preços variáveis. Também é muito apreciado o show de cavalos e aves de rapina que é levado a cabo todos os dias às 11h45 e às 16 horas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Os cavalos fazem parte integrante da propriedade

Visite também a pequena igreja de Saint-Louis de Chambord onde os monarcas faziam as suas orações e que, apesar de pequena, é muito charmosa. Fica ao lado do castelo e é ofuscada pela sua grandiosidade mas merece alguns minutos da nossa atenção.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Entrada da igreja de Saint-Louis de Chambord

O Castelo de Chambord está aberto todos os dias entre as 9h e as 18 horas. No Inverno encerra às 17 horas e a entrada custa 13€/adultos e é grátis até aos 18 anos ou até aos 25 anos para cidadãos da União Europeia e ainda para pessoas portadoras de deficiência e acompanhante. Por 28€ pode comprar um passe que dá direito à visita do palácio e jardins e ainda algumas actividades que pode escolher.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O pátio interior do castelo

Chambord fica a 180 Km de Paris e a 80 Km de Tours. Para aqui chegar pode vir de carro, de autocarro, em excursão organizada ou de comboio. Neste caso tem que sair na estação de Blois e apanhar depois o autocarro que vai para os castelos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Vários espaços de lazer estão à disposição dos visitantes

Algumas das mais importantes obras do Museu do Louvre como é o caso da “Mona Lisa”, estiveram aqui protegidas enquanto durou a Segunda Guerra Mundial. A História de Chambord andou sempre em volta da glória e do abandono. Com a Revolução Francesa o palácio foi despojado dos seus bens que foram vendidos ou queimados nas lareiras.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Uma das lareiras esculpidas em pedra

Depois da Segunda Guerra Mundial foi alvo de grandes obras de restauro e algum do mobiliário real veio de novo dar vida ao palácio. O Castelo/Palácio de Chambord, que serviu de inspiração para o criador da história da Disney “A Bela e o Monstro”, é hoje uma das principais atracções turísticas de França!

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
As 4 torres principais foram estrategicamente colocadas para assinalar os pontos cardeais
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Viajar enriquece… e isso ninguém nos tira!

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s