Na margem sul do rio Arno e mais afastada do centro da cidade, a praça Michelangelo, muitas vezes, fica excluída do roteiro dos turistas mais apressados. É pena! Situada no alto de uma colina, a praça oferece, a quem a visita, algumas das mais belas paisagens panorâmicas sobre a cidade de Florença.

Para alcançar a praça pode ir a pé, de carro ou transporte público. A escolha depende do tempo que tem disponível e da sua condição física. Se for a pé, pode optar por iniciar a subida pelas escadarias da praça Giuseppe Poggi, junto à Porta de San Niccolò, ou seguir pela Via del Monte alle Croci.

De transporte público, pode optar pelos autocarros n.º12 ou n.º13, que saem respetivamente da “Stazione Parcheggio” e “Stazione Valfonda”, ambas junto à estação de comboios de Santa Maria Novella. Se quiser desfrutar do passeio com menos esforço, fica a dica: pode subir de autocarro e descer a pé. Nós optámos pelo autocarro n.º12 que tem paragem mesmo em frente à impressionante escadaria que leva à Basílica de San Miniato al Monte, visita imperdível para que vem à colina.

A Igreja de San Miniato al Monte começou a ser construída no ano de 1018, no sítio onde já tinha sido erguido um santuário e uma capela. Começou por ser um mosteiro beneditino passando, no século XIV, para os monges Olivetanos que atualmente produzem licor, mel e tisanas que vendem na loja local juntamente com livros e souvenirs. Adjacente à Basílica, do lado direito, encontra-se o Palácio Episcopal, hoje habitado pelos monges Olivetanos, e do lado esquerdo a Torre Sineira que suporta quatro sinos.

A sua localização privilegiada, no alto da colina, permite desfrutar das belas paisagens da Toscana.

No seu interior, além dos frescos, esculturas e belas arcadas, encontra-se a Cappella del Cardinale del Portogallo dedicada ao Cardeal Jaime de Portugal, embaixador português em Florença. No altar superior estão os que se supõem ser os ossos de San Miniato, o primeiro mártir de Florença, que dá o nome à igreja.

À volta do complexo, todo ele rodeado por paredes defensivas, encontra-se o Cemitério Monumental delle Porte Sante onde se encontram os restos mortais de muitas personalidades italianas entre as quais Carlo Collodi, o criador de Pinóquio. Vale a pena entrar para apreciar os artísticos mausoléus e as belíssimas esculturas que decoram os túmulos.

Para chegar à praça Michelangelo, basta caminhar cerca de 300 metros por uma estrada ladeada de arvoredo. O espaço é simples, quase um parque de estacionamento com vendedores ambulantes onde pode comprar alguns souvenirs.

No centro destaca-se uma réplica do David de Michelangelo em homenagem a este grande artista italiano.

Mas o fascínio da praça são as maravilhosas paisagens panorâmicas sobre a cidade de Florença e o rio Arno que dificilmente encontrará noutro local.

Bem perto é visível a muralha que leva ao Forte Belvedere, construído no final do século XVI para proteger a zona sul da cidade.

Num nível inferior existe um pequeno jardim com um restaurante/cafetaria onde pode fazer uma pausa e absorver tudo o que está a ver.

Uma visita à cidade de Florença nunca ficará completa sem uma subida à praça Michelangelo.
♥ Boa viagem ♥