Castelo de Edimburgo – recuar no tempo

É impensável estar em Edimburgo e não visitar o seu castelo. Visível de qualquer ponto da cidade, já que se eleva a 120 metros acima do nível do mar, o Castelo de Edimburgo impõe-se pelo seu ar sombrio e altivo. Está posicionado no alto de um rochedo (Castle Rock), que teve origem num vulcão extinto que se pensa ter estado em actividade há 340 milhões de anos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Castelo de Edimburgo no alto do Castle Rock

O castelo é a principal atracção da Escócia e recebe aproximadamente um milhão de turistas por ano. A ocupação do castelo pelos primeiros povos é tão remota, que é difícil conseguir informação correta sobre esta matéria, mas no decorrer de escavações feitas por arqueólogos no final do século XX, foram revelados sinais claros de habitação, no primeiro século depois de Cristo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ruas no interior do castelo

O castelo está dividido em três áreas ou zonas intituladas Recintos. O Recinto Baixo compreende a praça, onde está a bilheteira e onde se realiza todos os anos em Agosto, a mundialmente conhecida Edimburg Military Tattoo . O ingresso tem o preço de £16.50.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Bancadas montadas na praça para o Edimburg Military Tattoo

Para entrar no castelo e ter acesso ao Recinto Intermédio, tem que passar pelo Portão de Armas onde se lê a inscrição em latim “Nemo Me Impute Lacessit”, que, em português, significa “ninguém me ataca e sai impune”.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Entrada no castelo pelo Portão de Armas
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Pormenor do Portão de Armas

Logo aí toma contacto com as baterias de canhões que serviram para defender a cidade durante os vários ataques de que foi alvo ao longo dos séculos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Baterias de canhões virados para a Princes Street
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Canhões vistos de fora das muralhas

Mais adiante, o One O’Clock Gun é uma arma que dispara todos os dias às 13 horas, excepto ao domingo. Esta arma encontra-se neste local desde 2001. Originalmente, era um canhão, que ali foi colocado em 1861, mas que precisava de quatro homens para ser carregado e que tinha como função, fornecer o sinal horário para os navios, que em dias de nevoeiro, só assim se orientavam.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O One O’Clock Gun

Nesta área está também a casa do Governador construída em 1742. Quando este posto foi extinto, passou a ser usada pelas enfermeiras do hospital do castelo.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
A casa do Governador

A prisão militar foi construída em 1842, mas antes disso e durante muitos anos, os prisioneiros de guerra eram mantidos nas abóbadas do castelo. Em 1811 registou-se uma fuga prisional maciça e as autoridades decidiram então, que não havia segurança e era preciso mudar os prisioneiros para outro sítio e construir um edifício diferente para esse fim.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Entrada da prisão
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Camaratas da prisão

Em 1753 foram construídos dois grandes armazéns para munições. Um deles foi remodelado para ser o Hospital Militar e o outro é agora o Museu da Guerra Nacional da Escócia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Entrada do Museu da Guerra Nacional da Escócia

Ali está concentrada a história militar escocesa dos últimos 400 anos e também muitos artefactos militares como armaduras, medalhas, armas e outros.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Artefactos militares
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Armaduras

Avançando na visita, entramos no Museu do Regimento Real da Escócia que foi criado em 2006.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Entrada do Museu do Regimento Real da Escócia

Em 1983 este regimento comemorou o seu 350º aniversário. Nessa altura Sua Majestade a Rainha Isabel II, nomeou a sua filha, SAR a Princesa Ana, para o cargo de Coronel-em-Chefe do Royal Scots.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
SAR a Princesa Ana
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Farda e armas de combate

Continuando agora para o Recinto Alto, espreitamos a Capela de Sta Margarida, o edifício mais antigo do castelo. Era um lugar de culto privado da família real, da qual St. Margaret fazia parte e por quem era muito respeitada uma vez que praticava muitos actos de caridade.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Interior da Capela de Sta Margarida

Em frente da Capela está a Mons Meg, um canhão de cerco que foi construído em 1449 e que disparava balas de pedra com 150 Kg a uma distância de 3,2 Km. Está inactivo desde que o seu cano rebentou em Outubro de 1681.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
O canhão Mons Meg

O Memorial Nacional das Guerras é o local onde se presta homenagem aos soldados mortos durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Interior do Castelo

O Palácio Real contém os apartamentos que foram usados como residência pelos últimos monarcas. No primeiro andar estão as jóias da coroa: a Coroa da Escócia, o ceptro e a espada de Estado. É também aqui que está a Pedra do Destino sobre a qual os monarcas eram coroados. As jóias da coroa não podem ser fotografadas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Interior do Palácio Real

Dentro do castelo há cafés, restaurantes e lojas de souvenirs. Também ali são feitas várias recriações históricas para o público.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Recriação histórica subterrânea

Não deixe de apreciar as magníficas vistas do castelo para a cidade e de onde também se avista o Mar do Norte.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Vista do castelo para a New Town
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Mar do Norte a partir do alto do castelo

E não se esqueça: o Castelo de Edimburgo é o local mais mal-assombrado da Escócia! Ali ocorreram várias mortes cruéis e desaparecimentos estranhos portanto não se admire se, de repente, descer bruscamente a temperatura ou sentir que lhe estão a puxar as roupas. Pode ainda encontrar nalguma esquina, um tocador de gaita de foles sem cabeça ou o fantasma de um prisioneiro de guerra!!!

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s