Uma das nossas actividades favoritas é caminhar ao ar livre, apreciar a natureza, relaxar, ouvir o silêncio e também conviver com pessoas que partilham connosco dos mesmos interesses. Foi com esse objectivo que fomos conhecer o Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo.



A aproximadamente 25Km de Lisboa, entre a Póvoa de Santa Iria e Alverca, fomos encontrar uma área de 14 hectares completamente recuperada onde antes apenas existiam terrenos agrícolas e industriais!



O espaço põe à disposição dos utilizadores vários percursos pedonais e cicláveis com passadiços de madeira e trilhos de terra batida muito fáceis de vencer, a maior parte dos quais, passando junto ao Rio Tejo e às ribeiras adjacentes. A vegetação é rasteira e as árvores são muito poucas, o que permite apreciar a bela paisagem do Estuário do Tejo em todo o esplendor da sua enorme extensão.



Ao longo deste relaxante passeio, cujos caminhos são planos e portanto adequados a todas as idades e condições físicas, observe os patos, as gaivotas e as várias espécies de aves que vão aparecendo como que a convidar os visitantes a entrar no seu habitat. As ribeiras encheram-se de vida graças à regeneração ecológica das áreas degradadas e foi criado um posto de observação de aves para quem aprecia este passatempo.



São cinco os trilhos principais: Trilho do Forte da Casa com 1300 metros, Trilho da Póvoa com 630 metros, Trilho do Tejo com 730 metros, Trilho da Verdelha com 1915 metros e Trilho da Estação com 1500 metros, todos ligados entre si.



As principais infraestruturas estão localizadas junto à Praia dos Pescadores como é o caso do parque de estacionamento, WC, restauração, parque de merendas e zonas de jogos.


No Centro de Interpretação Ambiental e da Paisagem encontra informação sobre as características da paisagem natural e agrícola que se observa ao longo do passeio. Este edifício foi construído com recurso à reutilização de materiais com vista a uma construção sustentável e reversível.


Algumas peças do estaleiro da Somague decoram uma parte da área da Praia dos Pescadores com o objectivo de marcar memórias de outras épocas.

Junto ao Porto de Abrigo encontram-se as antigas casas dos Avieiros (pescadores da Praia da Vieira que se viram obrigados a vir com as famílias procurar melhores condições de vida nas margens do Rio Tejo, no final dos anos trinta) que agora servem de armazéns para os pescadores.


Também aqui, o Núcleo Museológico “A Póvoa e o Rio” pode ser visitado de 4ªfeira a domingo das 9h30 às 12h30 e das 14h às 17h30. Encerra às 2ªfeiras, 3ªfeiras e feriados. No seu interior encontra uma exposição elucidativa sobre as relações que a população ribeirinha estabeleceu com o Rio Tejo ao longo dos anos.

Portanto já sabe, aproveite o bom tempo e traga água, merenda, chapéu, protector solar, roupa prática, calçado confortável para fazer a caminhada e venha com a família interagir com o nosso Tejo. De comboio ou de carro é fácil aqui chegar e o percurso a partir de Lisboa demora cerca de 20 minutos.

O Parque Linear Ribeirinho do Estuário do Tejo, inaugurado em 2013, já tem no seu currículo vários prémios internacionais na área da arquitectura paisagista, como é o caso da atribuição de Menção Honrosa na categoria Cidades Sustentáveis Green Projects Awards 2014, 1º Prémio na categoria Landscape and Public Spaces Archmarathon Awards 2015 e 1º Prémio Wan Landscape Awards 2016!


O convívio estava muito bom e como estamos em Março e o sável é o “rei” desta época, fomos almoçar ao restaurante “Os Magníficos” em Alverca. É claro que estávamos todos ansiosos por provar o sável frito com açorda de ovas que estava muitíssimo bom. De realçar também a simpatia de todos os funcionários e o preço que foi uma agradável surpresa.


Um passeio mesmo às portas de Lisboa que recomendamos vivamente.

♥ Boa viagem ♥