Roteiro de 3 dias entre Amarante e o Pinhão com cruzeiro no rio Douro

Quem nos conhece sabe bem o quanto gostamos do Douro (não fossemos nós lisboetas com uma costela transmontana). Assim, propomos um roteiro de três dias, que nós já fizemos partindo de Lisboa, e que nos leva por algumas das mais belas paisagens de Portugal – O Douro Vinhateiro. O programa ideal para uma escapadinha de fim-de-semana, para incluir no roteiro de uma road trip ou, quem sabe, para um presente muito especial.

100_0468
O vinho do Porto

1.º Dia

Saímos de carro em direcção a Amarante tentando chegar um pouco antes do meio-dia. A cidade, que pertence ao distrito do Porto, é banhada pelo rio Tâmega e o seu centro histórico é lindíssimo. O sítio ideal para almoçar num daqueles restaurantes com vista para o rio. Por isso, é aconselhável chegar cedo para conseguir uma mesa naquelas varandinhas. Não se vai arrepender. Com aquela paisagem até a deliciosa comida nortenha sabe melhor.

Douro 3 a 5 Agosto 2009 017
Passagem do rio Tâmega por Amarante

Depois de um belo almoço, e antes de nos fazermos à estrada, é tempo de fazer uma visita ao centro histórico de grande valor patrimonial e cultural. Caminhar um pouco pelas pitorescas ruelas, visitar a ponte e a Igreja e Convento de São Gonçalo e admirar a paisagem do rio.

Douro 3 a 5 Agosto 2009 016
Igreja e Convento de São Gonçalo
100_0393
Ponte de São Gonçalo sobre o rio Tâmega

Saímos então de Amarante, pelo IP4, em direção à cidade de Vila Real e, já em Trás-os-Montes, entramos na N322 que nos leva ao Palácio de Mateus ou Casa de Mateus. É fácil dar com o local que fica a 3 Km depois de passar a cidade. Em frente, existe um pequeno parque de estacionamento gratuito. Aproveite porque dentro do recinto é pago (8.50€).

Douro 3 a 5 Agosto 2009 096
Espelho de água em frente à Casa de Mateus

Para fazer a visita existem duas opções de bilhetes: Visita livre aos jardins (8.50€ para adultos) e visita guiada, com reserva prévia, ao interior da Casa, Capela e visita livre aos jardins (12€ para adultos). Crianças até ao 6 anos de idade não pagam. Em qualquer das modalidades pode acrescentar, mediante pagamento extra, a visita à Adega da Casa de Mateus (1€) e fazer uma prova de vinhos do Porto e DOP Douro (4€). O Palácio encerra às 19 horas de Abril a Outubro. Consulte os horários e preços atualizados das visitas e extras em www.casademateus.com

Douro 3 a 5 Agosto 2009 075
Casa de Mateus

Ao entrar na quinta seguimos por uma frondosa avenida que termina num largo onde se avista o Palácio cuja fachada se reflete no grande lago existente na sua frente. Podemos dizer, para quem vem a primeira vez, que é uma imagem de cortar a respiração. A Casa de Mateus é um dos mais belos edifícios do estilo barroco em Portugal.

Douro 3 a 5 Agosto 2009 039
Casa de Mateus e espelho de água

Se não tiver tempo para a visita do interior, disponha do seu tempo para contemplar a arquitetura exterior do Palácio e da Capela.

Douro 3 a 5 Agosto 2009 086
Capela da Casa de Mateus

Entre na adega, datada do século XVI e aproveite para fazer uma prova de vinhos.

Douro 3 a 5 Agosto 2009 094
Interior da Adega

Passeie pela mata de cedros, castanheiros e carvalhos e perca-se nos jardins, que rodeiam toda a Casa, artisticamente decorados com buchos e espelhos de água.

Douro 3 a 5 Agosto 2009 068
Jardins decorados com buchos

O dia já vai longo e é a altura de seguir pela A24 em direção ao Peso da Régua, desfrutando da proximidade dos socalcos que esta estrada, com paisagens magníficas, nos proporciona.

Douro 3 a 5 Agosto 2009 105
Socalcos do Douro vistos da A24

A cidade do Peso da Régua, vulgarmente chamada de Régua, fica localizada na margem norte do rio Douro e pertence à província de Trás-os-Montes e Alto Douro na região Norte de Portugal.

100_0510
Cidade do Peso da Régua vista do rio Douro

Existem vários alojamentos na cidade mas nós optámos por ficar no Hotel Régua Douro que tem uma vista única para o rio. Para o jantar é só escolher um dos vários restaurantes da cidade.

Douro 3 a 5 Agosto 2009 123
Hotel Régua Douro

Depois do jantar é interessante fazer um passeio pelo cais fluvial onde podemos ver de perto os luxuosos barcos-hotel que, durante os cruzeiros no rio Douro, costumam atracar na cidade.

Douro 3 a 5 Agosto 2009 147
Barco-hotel

2.º Dia

De manhã, depois de um bom pequeno-almoço, é uma boa altura para dar uma volta pela pequena cidade e visitar a Estação Ferroviária, de onde parte o comboio histórico da linha do Douro, e onde está em exposição uma antiga locomotiva a carvão.

Douro 3 a 5 Agosto 2009 134
Antiga locomotiva na Estação Ferroviária

Depois, é hora de seguir para o cais fluvial para iniciar o cruzeiro Régua – Pinhão – Régua com almoço, que parte às 12h. Existem vários tipos de cruzeiros a sair da Régua mas desta vez sugerimos fazer um mais pequeno, mas nem por isso menos belo que os outros pela diferença da experiência e roteiro, e bem mais relaxante uma vez que a ida e volta é feita sempre de barco.

Douro 3 a 5 Agosto 2009 118
Cais da Régua

Estes pequenos barcos, réplicas dos tradicionais Barcos Rabelos, têm capacidade para cerca de 50 pessoas, quando servem almoço, e remetem-nos para os tempos em que transportavam as pipas do Vinho do Porto pelo rio.

100_0416
Réplica do Barco Rabelo

Já em navegação e antes do almoço, são servidos aperitivos e, claro, o nosso delicioso vinho do Porto. Rapidamente chegamos à barragem do Bagaúste, a única no caminho deste cruzeiro. Para quem nunca assistiu a uma eclusagem, este é um dos pontos altos da viagem de barco.

Douro 3 a 5 Agosto 2009 159
Barragem do Bagaúste

Vencida a barragem e navegando calmamente, é servido o almoço enquanto vamos desfrutando das deslumbrantes paisagens sobre os socalcos do Douro Vinhateiro, a mais antiga região vitícola demarcada do mundo, instituída em 1756 por alvará de D. José I.

100_0450
Socalcos do Douro Vinhateiro

Chegamos ao cais do Pinhão, o nosso destino final. Esta pequena vila é o coração do Alto Douro Vinhateiro que está classificado pela UNESCO, desde 2001, como Património Cultural da Humanidade.

100_0474
Entrada do Vintage House Hotel pelo cais fluvial

Aqui dispomos de algum tempo para visitar todo o espaço do Vintage House Hotel. Não se acanhem e entrem. É lindíssimo!

100_0475
Jardins do Hotel com vista para os socalcos
100_0477
Interior do Hotel

Bem perto do Hotel, é imperdível a visita à Estação Ferroviária do Pinhão. Os seus painéis de azulejos representando a produção do vinho do Porto, desde a vindima ao transporte do vinho em barcos rabelos, fazem com que seja considerada a mais bela estação do Douro.

100_0478
Estação Ferroviária do Pinhão

De novo no barco e de regresso à Régua, nunca é demais voltar a apreciar os socalcos e as quintas que deram nome a algumas das mais conhecidas marcas de vinho do Porto.

100_0493
As Quintas do Douro

O dia foi comprido e nada melhor para terminar que, depois do jantar, relaxar na varanda do quarto contemplando a vista para o rio.

100_0518
Contemplar a vista

3.º Dia

Após o pequeno-almoço está na hora de partir. Agora, em vez da autoestrada, a sugestão é seguir pela N108 que acompanha o rio Douro pela margem norte. Verá a beleza do rio por uma outra perspectiva. Diferente mas igualmente bonito.

Douro 3 a 5 Agosto 2009 372
O Douro visto da N108

Admire as barragens que vão aparecendo e que tornam o rio Douro navegável. Com sorte, terá oportunidade de ver uma eclusagem.

Douro 3 a 5 Agosto 2009 384
Barragem Crestuma-Lever

Depois, é só seguir o melhor caminho de volta para casa com a certeza de três dias bem passados, em que se deliciou com deslumbrantes paisagens e onde viu património inigualável.

♥ Boa viagem ♥

Informações úteis

Para usufruir do cruzeiro, só é possível efectuar este roteiro entre os meses de Abril e meados de Outubro.

Devido à grande procura, deve efectuar antecipadamente a reserva do cruzeiro e do alojamento.

Existem várias ofertas de alojamento no Peso da Régua e arredores, bem como várias empresas a fazer cruzeiros no rio Douro.

Neste roteiro ficámos alojadas no Hotel Régua Douro, localizado mesmo ao lado do cais fluvial da Régua, e fizemos o cruzeiro “Régua-Pinhão-Régua, com almoço” do Douro Azul, com duração de cerca de 6 horas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )