Florença – Piazza della Signoria

Se há local em Florença que faz jus à fama que a cidade tem de ser “um museu ao livre”, esse local é a Praça da Signoria (Piazza della Signoria). Não admira, portanto, que este seja uns dos primeiros espaços a ser visitado pelos turistas.

HPIM1001(1)
Piazza della Signoria

A praça, em forma de L, está repleta de extraordinárias esculturas e rodeada de prestigiados edifícios, como o Palazzo Vecchio, a Loggia dei Lanzi ou o Palazzo delle Assicurazioni Generali, entre outros.

SANYO DIGITAL CAMERA
Palazzo delle Assicurazioni Generali

Construído entre o final do século XIII e início do século XIV, o Palácio Vecchio (Palazzo Vecchio) destaca-se pela sua arquitetura medieval e pela sua torre do relógio (Torre de Arnolfo). Originalmente chamado de Palazzo dei Priori, foi mudando de nome ao longo da sua história para Palazzo della Signoria, Palazzo Ducale e, finalmente, quando Cosimo I de ‘Medici estabeleceu a sua residência no Palácio Pitti, passou a ser chamado de Palazzo Vecchio. Atualmente é a sede da Prefeitura de Florença e um magnífico museu.

HPIM0997(1)
Palazzo Vecchio

A entrada principal está ladeada por duas esculturas, Hércules e Caco de Baccio Bandinelli e uma réplica do David de Michelangelo (o original está na Galeria da Academia). Por cima da porta um medalhão com o monograma de Cristo ladeado por dois leões e a inscrição Rex Regum et Dominus Dominantium (Jesus Cristo, Rei dos Reis e Senhor dos Senhores).

100_0656(1)
Entrada do Palácio Vecchio

Entrando pelo portão principal do palácio, somos recebidos no Primeiro Pátio, remodelado por Vasari, em estilo maneirista. Está decorado com frescos do século XVI e, ao centro, a Fonte de Querubim substitui o antigo poço. Do lado esquerdo uma porta dá entrada para a Sala de Armas, antigo armazém de armas e munições, hoje utilizada para exposições e eventos e, em frente, o acesso ao Pátio Novo e ao Pátio da Alfandega, onde se encontra a bilheteira do museu. Os bilhetes para visitar o museu e a torre podem ser comprados em separado ou um único que custa 10€. A separar os dois pátios, a impressionante escadaria de Vasari que leva até ao Salone dei Cinquecento.

Florença Junho 2011 066
Primeiro Pátio e Fonte de Querubim
SANYO DIGITAL CAMERA
Detalhes do Primeiro Pátio

No primeiro andar encontramos o impressionante Salone dei Cinquecento, uma das mais grandiosas salas de Itália quer pela sua dimensão, 54 metros de comprido e 23 de largura, quer pelas obras de arte que alberga. As paredes estão revestidas por impressionantes frescos que retratam as batalhas de Anghiari e Cascina e os tetos apresentam deslumbrantes painéis pintados por Varasi e seus alunos. Várias esculturas decoram o salão entre as quais o Génio da Vitória de Michelangelo.

SANYO DIGITAL CAMERA
Salone dei Cinquecento
Palácio Vecchio_Promenores do tecto
Pormenor dos painéis do teto

As outras salas do primeiro andar são chamadas de “Quarters Monumental” devido à quantidade de decorações alusivas às glórias da família Medici. Cada quarto é dedicado a uma personalidade da família Medici.

Palácio Vecchio_Promenores do interior
Detalhe do quarto Leo X
Palácio Vecchio_Promenores do interior
Detalhe do quarto de Lorenzo o Magnifico

No segundo andar encontramos o Bairro dos Elementos, os apartamentos  de Eleonora de Toledo, esposa de Cosimo I, a Sala dos Mapas Geográficos e ainda as salas oficiais, Sala dell’Udienza e Sala dei Gigli, entre outras.

SANYO DIGITAL CAMERA
Sala dell’Udienza
SANYO DIGITAL CAMERA
Sala dei Gigli – entrada para a Sala dos Mapas Geográficos
SANYO DIGITAL CAMERA
Detalhe do teto do Salão de Hércules

No topo do palácio encontramos um parapeito que circunda a Torre de Arnolfo e que oferece vista sobre a Praça da Senhoria e o terraço da Galeria Ufizzi. Se quiser visitar a torre terá de subir 406 degraus mas será premiado com uma vista deslumbrante sobre a cidade e a Toscana.

Florença Junho 2011 111
Topo do palácio
SANYO DIGITAL CAMERA
Piazza della Signoria vista do topo do palácio

Ao lado do palácio, a Loggia dei Lanzi ou della Signoria, foi construída no final do século XIV, com a função de abrigo para falar à multidão durante cerimónias públicas. A partir do século XVI passou a ser local de exposição de esculturas.

SANYO DIGITAL CAMERA
Loggia dei Lanzi

Das inúmeras exculturas em exposição as que mais se destacam são O rapto das Sabinas de Giambologna e Perseus de Benvenuto Cellini. Muitos turistas ficam por aqui a apreciar as obras de arte enquanto descansam, aproveitando os bancos e a escadaria do espaço.

100_0689(1)
O Rapto das Sabinas de Giambologna
Florença Junho 2011 527
Perseus de Benvenuto Cellini

Muitas outras esculturas adornam a Piazza della Signoria. No centro a estátua equestre de Cosimo I de ‘Medici, obra de Giambologna, homenageia aquele que foi o segundo Duque de Florença e o primeiro Grão-Duque da Toscana.

Florença Junho 2011 085
Estátua equestre de Cosimo I

Mas a obra que mais capta a atenção dos turistas é a magnifica Fonte de Neptuno esculpida por Bartolomeu Ammannati e seus alunos, entre os quais Giambologna. Mandada construir por Cosimo I e inaugurada em 1565, foi a primeira fonte pública de Florença e evoca as conquistas marítimas da Toscana.

SANYO DIGITAL CAMERA
Fonte de Neptuno

A Piazza della Signoria é, também, local de passagem para a Galeria Uffizi, que fica mesmo ao lado do Palácio, e para a Ponte Vecchio, alguns metros mais à frente.

SANYO DIGITAL CAMERA
Galeria Uffizi entre o Palácio Vecchio e a Loggia dei Lanzi

Se quiser fazer uma pausa, aproveite as muitas esplanadas existentes na praça, que também tem alguns dos cafés mais famosos da cidade. Não conte com facilidades. Além de estar tudo cheio, o serviço é caro.

Florença Junho 2011 105
Esplanadas da praça

Se ainda tiver um dinheirinho extra, pode fazer um passeio de charrete ou umas comprinhas nas muitas lojas de luxo que a praça tem à sua disposição.

100_0659(1)
Charrete e café Rivoire

Na Piazza della Signoria foram realizados os principais eventos da vida da corte dos Medici. É considerada uma das mais belas praças do mundo e é, desde 1982, Património da Humanidade da UNESCO, juntamente com todo o Centro Histórico de Florença.

♥ Boa viagem ♥

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s