A bela cidade de Lucerna, no centro da Suíça, fica a 436 metros de altura, rodeada pelos Alpes Suíços. Com apenas 80.000 habitantes, a cidade localiza-se nas margens do Rio Reuss e é banhada pelo Lago dos Quatro Cantões ou Lago de Lucerna como é chamado por aqui. Esta cidade suíça é visitada por milhões de turistas uma vez que, em todas as estações do ano, há algo de diferente e especial nas paisagens que a envolvem.

É muito fácil visitar a cidade a pé, mas tem também à disposição, um comboio turístico, o City Train, que proporciona uma volta de 40 minutos pelos principais pontos da cidade e que custa 10 Francos suíços (CHF).

Podemos, por exemplo, começar o nosso passeio na moderna Estação Central de Lucerna, com ligações ferroviárias de e para todo o país.

Em frente à entrada da estação e no centro da Bahnhofplatz, é mantido o arco que foi a entrada principal da estação velha, construída em 1896 mas que foi consumida pelo fogo em 1971.

Ao lado, está a obra-prima arquitectónica de que a cidade se orgulha, o Palácio da Cultura e Congressos e ainda Museu de Arte (KKL). A sua “joia” é a sala de concertos que tem a melhor acústica do mundo! O edifício foi inaugurado no ano 2000.

O Rio Reuss atravessa a cidade e proporciona belos passeios em barcos a vapor, com vários trajectos ao dispor do viajante. A comunidade de cisnes faz parte integrante do ambiente.

Visitemos então a Ponte da Capela (Kapellbrucke), o cartão-de-visita da cidade. Tem 204 metros de comprimento e foi construída no século XIV. É a ponte coberta de madeira mais antiga do mundo.

No seu topo, 112 pinturas do século XVII contavam a história da cidade, mas um incêndio em 1993 destruiu várias destas obras. Posteriormente a ponte foi restaurada mas, infelizmente, algumas destas pinturas perderam-se.

Ao lado da Kapellbrucke está a Torre de Água Octogonal. Tem 34 metros de altura, foi construída em 1300 e serviu como prisão e câmara de tortura. Este é, curiosamente, o monumento mais fotografado na Suíça.

Continuando, visite a Igreja Jesuíta construída em 1666 e que foi a primeira grande igreja barroca do país. O seu interior é lindíssimo.


Mais adiante surge outra ponte de madeira, a Ponte Spreuer, construída em 1408. Entre 1626 e 1635 foram adicionadas a esta ponte, uma capela e 67 pinturas representando a “Dança da Morte”, alusivas à epidemia de peste que atingiu a cidade.


Aqui ao lado está a Barragem Nadelwehr, construída para controlar a passagem do volume de água do rio e assim manter o nível de segurança no Lago de Lucerna.

Do outro lado da ponte surge o centro histórico. A partir daqui não se esqueça de olhar para cima. Caminhe sem pressa para apreciar as espectaculares pinturas de frescos, que por aqui são frequentes nas fachadas dos edifícios.


A Câmara Municipal de Lucerna (Rathaus) está instalada num edifício interessante, virado para o rio.

Na parte de trás fica a Praça Kornmarkt onde aparece a torre do relógio da Câmara Municipal.

Na Praça Weinmarkt encontra-se a maior concentração de prédios com fachadas pintadas e artísticas portas.


De seguida passe pela Franzikanerplatz, onde se encontra a Igreja Franciscana, uma construção do século XIII em estilo gótico.



Uma bela experiência é subir até à colina de Museggmauer onde se encontram as muralhas e as torres medievais que protegiam a cidade.

Das nove torres, apenas três estão de pé. O relógio mais antigo de Lucerna fica na torre Zyt e a sua construção data de 1535. Um passeio nas muralhas proporciona vistas únicas e faz as delícias dos amantes de fotografia.

Um dos monumentos mais procurados pelos turistas é a figura do Leão esculpido na pedra, em memória dos mercenários suíços mortos na Revolução Francesa em 1792. A figura simboliza um leão mortalmente ferido, expressando a dor da morte.

A Igreja Hofkirche é a principal da cidade e a igreja renascentista mais importante da Suíça. Foi reconstruida em 1645 após um violento incêndio e as suas torres, altas e pontiagudas, evidenciam-se entre a paisagem.

À noite, a iluminação dos edifícios públicos tem um efeito muito bonito sobre o lago e há muita animação nocturna pelas ruas, nas esplanadas e bares.

Na encosta da montanha, não passa despercebido o Hotel Palácio Gutsch, o mais luxuoso da Suíça, construído em 1888 e que recebe, frequentemente, altos dignitários internacionais, membros da realeza e personalidades do meio artístico mundial.

Não se esqueça que está no país dos relógios e dos chocolates. Há muita oferta mas cuidado com os preços que variam muito de uma loja para a outra.

O cenário montanhoso, a tranquilidade do lago e a arquitectura medieval fazem de Lucerna uma visita para recordar com saudade.

♥ Boa viagem ♥
Guia prático
♦ Quando ir
Lucerna é uma cidade muito fria no Inverno com temperaturas máximas de 5ºC e mínimas que podem atingir os 3 graus negativos. Entre Novembro e Fevereiro é frequente nevar. Os meses de Junho, Julho e Agosto são os mais chuvosos, mas as temperaturas andam entre os 15ºC e os 25ºC. Apesar de tudo, esta é uma cidade que pode ser visitada em qualquer altura do ano.
♦ Como ir
Várias companhias aéreas voam de Lisboa para Zurique. Neste aeroporto tem ligação a Lucerna com autocarros, comboios ou táxi. A distância entre as duas cidades é de 52 Km.
♦ O que vestir
Previna-se para o frio e chuva, independentemente da data da sua viagem porque, devido à proximidade dos Alpes, o tempo pode mudar de uma hora para a outra.
♦ Alojamento
A cidade de Lucerna recebe os seus visitantes com uma vasta oferta hoteleira. Nós ficámos instaladas no maravilhoso Radisson Blu Hotel Lucerne, com um serviço irrepreensível e uma localização fantástica.
♦ Informações importantes
Visite o nosso Guia de Viagem para a Suíça onde encontrará indicações úteis sobre a entrada e permanência no país.