Era uma visita muito esperada em São Petersburgo. Chegámos à Praça do Palácio vindas da Nevsky e tivemos logo contacto visual com o Arco do Triunfo por baixo do qual tivemos que passar e que faz parte do edifício do Estado Maior.

Parámos no meio, junto à coluna de Alexandre I, erguida para comemorar a vitória da Rússia na guerra contra a França de Napoleão e que é a mais alta coluna do género do mundo.

Ficámos durante alguns momentos em silêncio a apreciar a imponência dos edifícios do Hermitage que tínhamos na frente. A sua beleza e a envolvência de toda a praça deixou-nos a pensar que realmente há locais que temos que sentir.

A entrada no Hermitage custa 600 rublos. Mas que dinheiro mais bem empregue.

O museu é constituído por dez edifícios que se estendem ao longo do rio Neva. A entrada é feita pelo Palácio de Inverno que foi a residência oficial dos Czares.

O museu possui, hoje em dia, mais de três milhões de peças mas nem sempre foi assim. Durante a Primeira Guerra Mundial perderam-se muitas obras por motivo de má gestão. Nessa altura o edifício foi adaptado para servir como hospital.

Aquando da Segunda Guerra Mundial e quando o palácio já albergava um riquíssimo espólio, o povo ajudou a guardar as obras no subsolo do museu ou levando-as para outras cidades. Assim, podemos agora deliciar a vista com belíssimas obras de arte.


As imensas salas com colunas e lustres, de cortar a respiração, e as escadarias no seu interior, assim como os espelhos, fazem-nos parar para tentar sentir e absorver tanta beleza.


Durante a visita não nos damos conta mas percorremos quase todos os edifícios do complexo.

É permitido fotografar mas estamos sempre com a sensação que não cabe tudo nas fotos. Gravem na memória o que estão a ver… é inesquecível.


O Hermitage tem um serviço de voluntários aberto aos jovens no sentido de aproximar o público das atividades que ali decorrem e também para os levar a compreender o valor das tradições e a necessidade de as preservar. O maior centro de reparação e restauro de obras de arte do mundo fica, também, localizado perto desta praça. Não percam esta visita.
♥ Boa viagem ♥
Obrigada pela partilha. Também gosto muito de viajar e esta é uma forma de o fazer, especialmente nestes tempos em que esse prazer nos está a ser roubado.
GostarGostar