Aldeia Museu José Franco – um legado cultural

A existência de barro de muito boa qualidade na região de Mafra, remonta à época pré-histórica. Por essa razão, a atividade barrista ganhou aqui notoriedade com a grande produção de artigos cerâmicos utilitários e de decoração.

Entrada de acesso ao parque de estacionamento
O local possui um amplo parque de estacionamento
Entrada pela porta do castelo

José Franco cresceu numa família ligada a esta ocupação. Era ainda muito jovem quando tomou conta da olaria que pertencera ao seu avô e, desde cedo, os seus trabalhos começaram a dar nas vistas pela diferença! Em 1940 surge um convite para participar com as suas peças na Exposição do Mundo Português e a sua fama disparou!…

O Coreto da Aldeia
A “Casa do Alívio” (wc)

O seu casamento com Maria Helena resultou numa parceria para a vida e para o negócio, uma vez que era ela quem se encarregava dos trabalhos de pintura, enfornamento, vidramento das peças e ainda fazia a gestão das vendas!

Mercearia e loja de souvenirs
Produtos regionais e souvenirs
Funileiro que trabalhas/ em horas que são incertas/ comes apenas migalhas/ dos tachos que não consertas.

Em 1950 o casal tem a ideia de perpetuar no tempo os usos e costumes da região saloia, num lugar onde as suas obras pudessem estar ao alcance de todos e… “se o Homem sonha, a obra nasce”! Assim surgiu a Aldeia Museu José Franco na zona do Sobreiro, Mafra e a apenas 42km de Lisboa. Este espaço está aberto todos os dias do ano com entrada gratuita, entre as 9h30 e as 19h, encerrando às 18h30 durante o Inverno.

A Fonte: “A água nasce no monte/ e caminha alegremente/ e quando corre na fonte/ mata a sede a toda a gente”
As portas dos Santos Populares
Vida em família
A adega

As crianças e adultos ficam fascinados com a aldeia miniatura cheia de pormenores que recriam a vida típica da região, com figuras em movimento. A quinta dos animais é outra área adorável onde convivem ovelhas, cabras, galinhas, coelhos e outros. Pode comprar comida no local para lhes dar. Os mais pequenos vão adorar.

O encanto da aldeia miniatura
Parque infantil
É um encanto ver o comboio a circular e as figuras em movimento…
Alguns dos animais da quinta

Na loja de cerâmica encontra todos os tipos de objetos em barro, desde os mais ancestrais aos mais usados atualmente. O restaurante só abre aos sábados, domingos e feriados, mas pode lá saborear os mais deliciosos pratos confecionados com produtos regionais, num ambiente típico. Na padaria, que abre todos os dias, está sempre a sair do forno a lenha pão quentinho simples ou com chouriço… uma tentação!

Interior do restaurante
A mercearia da Ti Lena
O alfaiate

Na Sala Museu está exposta a vasta obra de José Franco e da sua mulher Helena, assim como alguns dos vários prémios que ganhou nos concursos nacionais e internacionais em que participou.

As páginas da imprensa nacional e internacional que davam conta dos sucessos do artista
Uma das salas do museu
Cerâmicas que Helena Franco pintava com verdadeira mestria
A bancada de trabalho de José Franco. Aqui estão expostas algumas peças que o artista criou quando tinha apenas 10 anos!
Obras executadas com grande pormenor!

José Franco, que foi condecorado duas vezes pelo Estado português, faleceu em 2009 com 89 anos. O Espaço Museológico e Expositivo, que ele e a sua esposa ofereceram a Portugal, é um lugar de características únicas visitado todos os anos por centenas de milhares de pessoas. Se ainda não conhece, vá até lá e passe algum tempo de qualidade em família.

José Franco e a esposa em plena laboração. Helena faleceu em 1989.
“Se recordar é viver/ e se queremos ser felizes/ evoluir é saber/ que não podemos crescer/ sem conservar as raízes”.

♥ Boa viagem ♥

Deixe um comentário