O Castelo de Kilkenny mostra-se imponente e altaneiro na beira da margem do Rio Nore, abrilhantando a cidade que lhe dá o nome. Ao longo dos oito séculos da sua existência, foram feitas muitas ampliações e alterações transformando o castelo numa
estrutura complexa composta por vários estilos arquitetónicos!


A construção do castelo original, em pedra, decorreu entre 1190 e 1260. Mais tarde e durante quase 600 anos, a fortaleza tornou-se a principal residência irlandesa da poderosa família Butler até que Arthur, o 6º Marquês de Ormonde, resolveu oferecer o castelo ao povo de Kilkenny em 1967.



Nessa altura, depois de algumas obras de restauro, a fortificação abriu ao público para visitas sendo um dos monumentos mais procurados da República da Irlanda. Este castelo, um dos mais antigos do país, é também conhecido por ter servido de local de reuniões do Parlamento inglês durante o século XIII.




Do seu acervo fazem parte pinturas, esculturas, móveis, joias, tapeçarias e outros artefactos de interesse histórico. Cada sala, cada escadaria, cada objeto, prende de imediato a nossa atenção à medida que vamos avançando pelas diferentes e diversificadas alas do castelo.




Os 20 hectares de parques e jardins em estilo francês e muito bem cuidados, são de acesso gratuito e proporcionam algumas horas de agradáveis passeios em família. O castelo está aberto todos os dias entre as 9h15 e as 17h30. A entrada é gratuita para crianças até aos 12 anos e pessoas com deficiência e um acompanhante. O bilhete tem o preço de 8€/adultos e 6€/séniores. Praticam-se preços especiais para famílias e estudantes.




O Castelo de Kilkenny é visto como um dos mais belos da Europa. O conjunto paisagístico composto pelo castelo, o rio e as pontes, permitem captar belas fotos de viagem. Do outro lado da rua está o Kilkenny Design Centre, um espaço com estúdios de artesãos da região. Este edifício tem a particularidade de ter sido o local onde funcionaram os estábulos do Castelo de Kilkenny.




♥ Boa viagem ♥

