Moscovo – a mega capital

Moscovo é a capital da Federação Russa. Com os seus 13 milhões de habitantes, é a mega cidade mais ao norte do planeta Terra e a sexta cidade mais populosa do mundo, tendo sido construída sobre o rio Moskva que lhe deu o nome. A sua importância nas áreas da política, economia, cultura, religião e ciência, colocam-na em lugar de elevado relevo no continente europeu. A capital é também a sede do Kremlin, uma antiga fortaleza onde hoje em dia está instalado o poder executivo do governo da Rússia.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Vista da cidade de Moscovo

O ano de 1812 é o mais importante da história da Rússia. Nessa altura, quando os moscovitas souberam que Napoleão ia invadir a cidade, resolveram destruir e queimar tudo. Quando as tropas francesas chegaram não havia nada para conquistar. Assim, sem nada para comer e com o terrível frio nórdico acabaram por bater em retirada. A obra, mundialmente conhecida, “Guerra e Paz” do escritor russo Leon Tolstoi, retrata na perfeição este pedaço da história da cidade. Durante a II Guerra Mundial a cidade volta a ser atacada, agora pela Alemanha nazi. Curiosamente, Moscovo acabou por beneficiar dos efeitos dos bombardeamentos, já que se deu continuidade à obra do metro ajudando assim à rápida expansão das suas linhas. A partir de 1990, a cidade cresce em todos os sentidos. Moderniza a sua arquitetura dando lugar a grandes arranha-céus e transforma-se numa cidade cosmopolita visitada anualmente por milhões de turistas.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Hora de ponta em Moscovo

♦ O que visitámos

Praça Vermelha – É uma das praças mais conhecidas e visitadas do mundo e onde realizam os principais eventos políticos e culturais do país.

20160811070735
Vista da Praça Vermelha

Basílica de São Basílio – É a igreja Ortodoxa mais conhecida da Rússia e mundialmente reconhecida pelas suas cúpulas coloridas. Localiza-se na Praça Vermelha e a entrada custa 350 rublos.

20160811192251
As cúpulas da Basílica de São Basílio

Gum de MoscovoÉ o maior Centro Comercial da cidade e um dos mais belos edifícios da Praça Vermelha. Não deixe de o visitar à noite. Encerra às 22.00h.

20160811190711
Shopping Gum à noite

O KremlinA visita que mais expectativas cria nos turistas. No seu interior encontramos palácios, museus, catedrais e jardins. Na época alta as filas para entrar podem ser demoradas. Um bilhete custa 700 rublos com acesso ao Museu do Armorial.

20160811082727
O Kremlin visto da ponte Patriarcal

Catedral do Cristo SalvadorCaracterizada pelas suas cinco cúpulas douradas, é a mais importante Catedral Ortodoxa de Moscovo. O seu interior é deslumbrante. A entrada é gratuita e não se pode fotografar. Não deixe de visitar a ponte Patriarcal com belas paisagens para o rio Moskva.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Catedral do Cristo Salvador

Galeria TretyakovAqui está reunida arte exclusivamente russa. Um bilhete custa 400 rublos. A poucos metros de distância, aproveite para visitar a Ponte dos Beijos e observar os repuxos no rio Moskva.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Interior da Galeria Tretyakov

Metro de MoscovoÉ considerado um dos mais belos do mundo e um dos pontos turísticos mais visitados na capital russa. Está decorado com mármores, lustres, vitrais, estátuas e altos-relevos. Autênticos palácios em cada estação.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Interior da estação de metro de Komsomolskaya

Mosteiro e Convento de Novodevichy – O Mosteiro de Novodevichy é um dos mais bonitos da Rússia e Património Mundial da Unesco. Pode visitar o seu interior ou passear no parque junto ao lago donde se avista a City de Moscovo.

20160811090700
Mosteiro de Novodevichy

City de MoscovoÉ o nome por que é conhecido o Centro Internacional de Negócios de Moscovo, um conjunto de arranha-céus que inclui a Torre da Federação, o edifício mais alto da Europa.

20160811090334
A City de Moscovo vista do Parque de Novodevichy

Miradouro dos Pardais (Sparrow Hills)Neste miradouro obtém uma das melhores vistas da cidade de dia ou de noite e onde se localiza a imponente Universidade do Estado de Moscovo.

20160812194256
Moscovo vista do Miradouro dos Pardais

O aeroporto internacional de DomodedovoLocalizado a 35 km a sul do centro de Moscovo é o maior aeroporto da Rússia em termos de passageiros e de carga.

domodedovo
Aeroporto Internacional de Domodedovo

O aeroporto está ligado ao centro da cidade pelo comboio Aeroexpress Non Stop que circula a cada 30 minutos com ligação ao terminal ferroviário Paveletsky no centro de Moscovo. A viagem custa 200 rublos e tem uma duração de aproximadamente 40 minutos. Se vai partir deste aeroporto é preciso ter em conta algumas informações importantes. Deve chegar com tempo porque tem muitas e demoradas formalidades pela frente. Logo na entrada há um controlo de toda a bagagem que transporta. Mais à frente o check-in normal e entrega de bagagem também é demorado. Depois o controlo de passaportes pela imigração, tem um impressionante tempo de espera porque é tudo minuciosamente revisto. Se chegar ao aeroporto de carro ou autocarro, deve ter alguma atenção. Prepare-se para vencer uma estrada com várias faixas de rodagem, onde as passadeiras para peões são escassas e com o movimento de veículos característico do aeroporto de uma das maiores cidades do mundo. É um caos de pessoas e bagagens misturadas com o trânsito. É o “salve-se quem puder”, mas no fim todos atingem o objectivo de chegar ao seu avião.

♥ Boa viagem ♥

Guia prático


♦ Quando ir

Moscovo é uma das capitais mais frias do mundo. Os invernos são muito rigorosos e as temperaturas podem ir até aos -25º com neve que marca presença entre novembro e março. Durante o verão as temperaturas podem chegar aos 30º mas a amplitude térmica pode ditar que as noites sejam muito mais frias que os dias. Deverá contar com chuva durante todo o ano.

♦ Como ir

São várias as companhias aéreas que ligam Lisboa a Moscovo. Nós, como vínhamos de São Petersburgo, viajámos no Sapsam, comboio de alta velocidade russo. A viagem é muito agradável e dura cerca de 4h30m.

♦ O que vestir

Nos meses mais quentes, roupa fresca, um agasalho para a noite e proteção para a chuva. Um casaco tipo polar, um impermeável e um pequeno chapéu-de-chuva são aconselhados. O mesmo para o calçado. Uns ténis serão uma boa opção. Confortáveis e protegem da chuva. Em alguns locais não é permitida a entrada com calções ou ombros descobertos. Uma pequena echarpe pode ser útil.

♦ Alojamento

Nós ficámos agradavelmente instaladas no Hotel Holiday Inn Lesnaya muito bem servido de transportes, autocarros e metro.

♦ Transportes

Moscovo é servida por quatro aeroportos internacionais, nove terminais ferroviários e uma das maiores redes de metro do mundo. A circulação rodoviária é intensa e muito difícil, principalmente em hora de ponta. Os autocarros turísticos hop-on hop-off são, também, uma boa opção para visitar a cidade.

♦ Segurança

É nos locais mais frequentados, tais como, museus, transportes e restaurantes que os carteiristas actuam com especial atenção para o metro. Evite andar com o seu passaporte. É o alvo principal dos carteiristas. Deixe-o guardado no cofre do hotel ou do quarto. Faça fotocópias e ande com elas. A burocracia para quem fica sem documentos pode arruinar as suas férias. O roubo ou perda do Passaporte deve ser participado no posto de polícia mais próximo. Nas entradas de museus e edifícios públicos existe controlo de bagagem de mão pelas forças de segurança.

♦ Informações importantes

Visite o nosso Guia de Viagem para a Rússia onde encontrará indicações úteis sobre a entrada e permanência no país.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s