Erguendo-se majestosamente acima do Oceano Atlântico, os Cliffs of Moher proporcionam uma das mais espetaculares paisagens naturais da Irlanda. Estas falésias, que recebem anualmente mais de 1,5 milhões de visitantes, fazem parte desde 2011 da Rede
Europeia de Geoparques reconhecidos pela UNESCO.

Os Cliffs of Moher localizam-se a Oeste da Irlanda e estendem-se ao longo de 14 Km de costa, tendo o seu ponto máximo de elevação cerca de 214 metros de altura! Estas falésias datam de há milhões de anos quando os rios arrastaram areia, lodo e lama para o mar. Formaram-se assim camadas de rocha e pedra que, ao longo dos séculos e com a erosão dos oceanos, se transformaram no espetáculo natural que deu origem a esta obra-prima geológica.

Ao longo das falésias existem trilhos assinalados que os visitantes podem percorrer e onde os amantes de fotografia podem exibir os seus dotes e registar belas recordações. Este local é um remédio para a alma onde impera apenas o som das aves, o barulho do mar e o verde dos campos rurais de perder de vista.

Algumas formações rochosas deram origem a lendas sobre este local, dependendo do olhar de cada observador. Uma das rochas parece a cabeça de uma velha que ali se terá suicidado por causa de um amor não correspondido. Um outro rochedo dá a ideia de uma sereia que terá perdido a cauda e nunca mais conseguiu voltar ao mar…

A Torre O’Brien foi construída em 1835 para marcar o ponto mais alto dos penhascos e serviu como casa de chá para os visitantes. Neste local avista-se uma paisagem espetacular, mas é também o sítio mais ventoso pelo que é mesmo preciso ter cuidado com os bens pessoais! Os Penhascos de Moher têm sido o lugar escolhido para filmagens de cenas de vários filmes bem conhecidos como por exemplo “Harry Potter e o enigma do Príncipe” ou “A Princesa prometida”.


O Centro de Visitantes dos Cliffs of Moher, inaugurado em 2007, é uma instalação moderna que fornece toda a informação sobre o local. Podem ali ser vistos filmes sobre a história e vida selvagem das falésias, exposições e informações sobre Geologia. São também exibidos emocionantes filmes 3D com a duração de 5 minutos que levam os visitantes à beira das falésias e ao fundo do mar.

O Centro tem todos os serviços de apoio para uma visita confortável como sendo cafés, restaurantes, Wc e facilidades para pessoas com mobilidade reduzida. Há também posto de primeiros socorros, loja de souvenirs, Wi-Fi gratuito, assim como guia áudio e binóculos, zona de carregamento de telemóveis e loja de bagagem para que possa guardar os seus pertences. No exterior tem área de piqueniques e um extenso parque de estacionamento.

O Centro de Visitantes está aberto todo o ano com exceção dos dias 24, 25 e 26 de Dezembro, com o seguinte horário: Inverno das 9h às 17h e Verão das 8h às 19h. Os ingressos são gratuitos para crianças até aos 12 anos e têm o custo de 8€ para adultos e 6€ para estudantes e séniores.

Os Cliffs of Moher ficam a 270km de Dublin ou a 80km de Limerick. Quando fizemos esta visita, ficámos alojadas em Galway que fica a 75km dos penhascos. O Hotel Clyboun recebeu-nos muito bem, com acomodações muito confortáveis e um jantar e pequeno almoço com muita qualidade. Recomendamos.

Quando visitar a República da Irlanda inclua esta visita no seu roteiro. Se gosta de observar a natureza no seu estado puro, este é o sítio certo.

♥ Boa viagem ♥

